Retenção de apps: como manter o usuário?

Sempre levantamos a bola sobre a atração de tráfego sem qualidade para a página do app. Isso não apenas influencia na taxa de conversão, quanto impacta diretamente na retenção de clientes.

O mercado de aplicativos está superlotado. Hoje em dia, achamos apps para simplesmente tudo: entretenimento, entrega de comida, serviço de táxi, games, músicas, notícias… e por aí vai. Mas quanto desses realmente conseguem conquistar um lugarzinho na memória de um smartphone por tempo indeterminado?

Qual o motivo da perda de usuários?

Uma pesquisa da Techcrunch mostra que muitas vezes um aplicativo não dura 24 horas no smartphone. Dentre usuários Android, 29,1% desinstalam depois de apenas um dia.

O número aumenta quando falamos de usuários iOS: 25,5%. Depois de 30 dias, apenas 3.2% dos usuários iOS e 3.3% dos Android ainda utilizam o app.

Grande parte das pessoas baixam o app, dão uma olhadinha e depois desinstalam. E isso tende aumentar, já que o iOS 11 possui uma função que exclui automaticamente os apps que não são usados por um determinado tempo.

Por que o app não supera suas expectativas?

Todo profissional que trabalha com mobile marketing para apps precisa provar constantemente o valor e utilidade do produto. Essa é uma das jogadas de marketing para retenção de clientes.

As chances dos usuários manterem um alto nível de uso constante aumentam se o aplicativo atender às suas expectativas, tanto em termos de funcionalidades quanto em experiência do usuário.

Um app não deixa de ser uma empresa, por isso, é muito interessante investir em uma gestão de relacionamento com o cliente, a fim de mostrar ao usuário que o app está disponível sempre que ele precisar.

Compartilhamos com você a experiência do RankMyApp em marketing mobile. Um dos erros mais comuns que levam a desinstalação de um aplicativo é não ter funções ou features apresentadas na página do app na loja. Outro é ter um UX muito fraco. Ou algumas vezes, nem ter.

Solicitação de pagamento ou dados sensíveis na hora errada  

Pagamentos ou informações (uma das maiores moedas da atualidade) são pontos delicados. Por isso, pense bem na sua estratégia de vendas e em como pedir para seus usuários desembolsarem algo pelo aplicativo.

Valores monetários é uma faca de dois gumes. Cuidado na hora de cobrar. Mas esteja aberto a oferecer ofertas, prêmios e brindes. Essa é uma das melhores estratégias de engajamento e reengajamento para apps.

Então, tenha em mente que ações específicas possuem chances altas de conseguir um alto engajamento do usuário e essa fidelização do cliente é muito importante para o crescimento do app

Como ASO está ligado a retenção de apps?

O App Store Optimization é um processo voltado a atração de usuários orgânicos para a página do seu aplicativo.

Normalmente, este é o usuário mais qualificado para seu produto. Afinal, é alguém que chegou ativamente por vontade própria até seu aplicativo. E, por isso, é um tipo de usuário que tem mais chances de continuar por longos períodos.

Por isso, a nossa dica é: dedique a sua atenção a esse usuário. E também, uma parte do seu orçamento para atraí-lo. Mesmo que sua empresa tenha um budget alto para investir na aquisição de usuários, o ASO sempre vai ser ótima escolha porque tem um ROI excelente.

Como o RankMyAPP está ligado ao ASO?

Nós podemos te ajudar a alcançar as metas traçadas para o seu produto. O RankMyAPP é referência em App Store Optimization e nossa ferramenta ajuda a conseguir mais visibilidade e downloads orgânicos nas apps stores de forma rápida, simples e inteligente.

Então, o que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Fale com um de nossos especialistas em app marketing para entender melhor as necessidades do seu app!

Últimas postagens