Saiba como lançar um aplicativo nas principais Stores

Como lançar um aplicativo de maneira assertiva é uma dúvida que atinge a maioria dos donos das plataformas. O ASO oferece diversas técnicas de divulgação, mas cada uma das principais lojas de aplicativos pede um tipo de marketing diferente.

A estratégia visa desde o destaque nas lojas até a permanência nas primeiras posições ou, ainda, a chegada ao topo. Confira, a seguir, quais os fatores mais importantes na aplicação do ASO e como aplicá-los em cada umas das principais stores.

Palavras-chave

O título é o fator que mais tem peso no momento de pensar nas estratégias de marketing de lançamento de app. Isso porque, já que os usuários costumam buscar pelos softwares direto nas lojas, é necessário usar palavras-chave para ser encontrado mais facilmente.

Por isso, na hora de configurar suas estratégias de App Store Optimization, é preciso ficar atento a alguns detalhes se quiser que seu aplicativo seja descoberto e baixado por um número maior de pessoas:

  • Encontrar as palavras-chave certas: pesquise pelas keywords mais relevantes para gerar tráfego;
  • Otimizar o Título: usar uma palavra-chave no título vai aumentar suas chances de conseguir uma classificação alta nos resultados de pesquisa;
  • Otimizar a descrição: insira keywords na descrição da loja da Google, pois a empresa as considera um algoritmo de busca. Na da Apple, invista em bullet points,
  • Contar com outras técnicas de inbound marketing: ter uma presença nas mídias sociais ou trabalhar o marketing da sua marca vai ajudar a aumentar o tráfego para o seu app.

Opinião dos usuários

Os comentários e ratings do seu aplicativo também ajudam no bom rankeamento dele. Por isso, não deixe de pedir a opinião dos usuários. É uma boa ideia ter um pop-up de lembretes de notificação pedindo suas opiniões.

Como qualquer outra estratégia de marketing, o ASO também leva tempo e esforço. Mas se você executar bem, não há dúvidas de que você será capaz de atrair mais tráfego para seu aplicativo.

como lancar um app 1

As diferenças

Para saber como lançar um aplicativo em diferentes stores, é preciso traçar diferentes estratégias. Isso acontece porque cada uma das principais lojas têm diferenças importantes entre elas, que influenciam muito no marketing do seu software.

A principal diferença entre as lojas da Google e da Apple são os números de caracteres. Na primeira, o título pode ter até 30 caracteres, enquanto na segunda, o limite é de 50.

Outra grande diferença está nas descrições. As duas oferecem um espaço de até 4 mil caracteres, porém, o Google considera essas informações como um algoritmo de busca, enquanto sua principal concorrente, não.

Sendo assim, quem faz lançamento de aplicativo para Android, tem ainda mais chances de trabalhar as palavras-chave para melhorar seu rankeamento. Especialmente quando a maioria dos usuários faz a busca diretamente nas lojas.

Para compensar essa diferença, a Apple disponibiliza um espaço apenas para a inclusão de palavras-chave. Elas são obrigatórias e devem conter até 100 caracteres.

Em ambas, é obrigatório disponibilizar capturas de telas (no mínimo uma ou duas), e as URLs de política de privacidade são opcionais. Em ambas, porém, é obrigatório divulgar um e-mail para contato nas informações de suporte.

Mantenha-se informado

Para mais informações sobre outras técnicas de ASO, não deixe de conferir nosso e-Book de Elementos de Otimização na Play Store e App Store. E, para esclarecer alguma dúvida sobre o tema ou saber como lançar um aplicativo, entre em contato com um de nossos especialistas.

Últimas postagens