Os passos fundamentais para uma boa divulgação de aplicativos

O aplicativo do seu negócio finalmente foi lançado e agora chegou a hora de começar as ações publicitárias e incluí-lo nas galerias de apps dos smartphones. Esse processo de divulgação de aplicativos deve ser feito com dedicação, pois é o que vai definir o sucesso do seu software mobile.

Segundo a pesquisa “State of app usage report”, o uso de apps ao redor do mundo cresce 6% a cada ano. Além disso, os dados apontam que mais de 80% do tempo gasto em mobiles é composto por uso de aplicativos.

Nesse cenário é comum se sentir perdido na hora de promover um aplicativo. Até mesmo porque se destacar em um mercado vasto como esse pode parecer desafiador. O ideal é que a estratégia de divulgação de aplicativos seja definida no roadmap inicial e nos primeiros passos do planejamento estratégico.

Fatores importantes para divulgação

O desenvolvimento do app é o que vai garantir a sua notoriedade dentro de um público-alvo específico, mas não para por aí. Divulgar o app de forma adequada é o que vai garantir que sua audiência encontre o produto.

Lançar um app exige, além de recursos financeiros, tempo e capital humano. Para ter um retorno sobre o investimento rápido (ROI), é importante investir na divulgação de aplicativos.

Caso essa técnica ainda não tenha sido definida, é o momento de correr contra o tempo. Veja a seguir as etapas que uma boa estratégia de divulgação de app deve ter para atingir as metas e viabilizar o seu negócio.

Passos importantes para a divulgação

A divulgação de aplicativos consiste em aumento da visibilidade e na valorização do seu produto em relação aos concorrentes.

Seu app precisa se destacar no meio desse oceano azul. Por isso, alertar as pessoas de que seu app existe, promover sua página na internet ou colocar pontos de vendas pode não ser suficiente.

Veja abaixo as primeiras ações efetivas que vão te ajudar a alcançar suas metas em pouco prazo:

1- Defina seu público-alvo

A sua audiência correta, seu cliente ideal, sua persona. Claro que você já tem uma ideia efetiva de quem é seu usuário em potencial, mas será que sabe quais são as características demográficas e comportamentais?

divulgacao de aplicativos 1

É importante entender quais são os hábitos do seu usuário e para que ele vai usar o seu app. Essas informações em mãos serão fundamentais para divulgar um aplicativo, pois, assim, consegue-se chegar nas palavras-chave ideais, fazendo com que as pessoas encontrem seu app.

2- Descubra as palavras-chave ideais

Ao traçar a sua persona, naturalmente surgem as palavras-chave que conectam seu app ao público. A intuição de quais são esses termos é o ponto de partida para um estudo mais complexo — o que vai te guiar nas próximas ações de mobile marketing.

Esses termos são essenciais tanto em uma campanha de anúncios pagos quanto na hora de aplicar técnicas de App Store Optimization para conseguir downloads orgânicos.

3- Descubra as melhores estratégias

O mobile marketing tem infinitas estratégias integradas para a promoção do seu aplicativo. No entanto, algo que você precisa ter em mente constantemente é: quais seriam as ações que me trarão retorno em menos tempo?

Boa parte dos downloads são decorrentes da busca orgânica. Por isso, otimizar seu app para garantir uma boa posição dentro das stores é fundamental em um plano estratégico de divulgação.

Pense e divulgue fora da caixa

A jornada de ter e manter um aplicativo é algo constante. Ou seja, você vai continuar promovendo seu app sempre, de uma forma ou de outra, e com objetivos diferentes.

Seja para aumentar o tempo de uso do usuário dentro do seu app, conseguir downloads, feedbacks, in-app purchases e uma base maior de usuários, é interessante pensar em ações fora das stores para impulsionar o seu app.

Você pode, por exemplo, mostrar todas as funcionalidades da ferramenta e tirar dúvidas dos usuários nas redes sociais, fazer parcerias com influenciadores digitais, criar campanhas que realmente engajem. Tudo isso só depois de ter sua performance, dentro das stores, 100% otimizada.

Caso você ainda não saiba se o seu app está apto para se destacar nas apps stores, o RankMyAPP pode te ajudar nessa! Faça uma análise personalizada com um de nossos especialistas.

Últimas postagens