Saiba como reter clientes com o seu App mobile.

reter clientes

Você já se perguntou em algum momento, quantos aplicativos são desenvolvidos e lançados no mercado ao longo do ano? Na realidade são vários, e por isso muitos empresários hoje em dia encaram um verdadeiro desafio para saber como reter clientes com o seu app mobile.

A quantidade total de apps usados pelas pessoas em todo mundo só cresce ano após ano e a maioria delas gastam a maior parte do seu tempo fazendo uso do seu aplicativo favorito.

Mas o que de fato leva uma pessoa a se interessar por um app e a manter esse interesse com o passar do tempo? Como as empresas podem reter clientes com apps de sucesso? Enfim essas e outras questões serão respondidas no decorrer deste artigo, por isso continue lendo para saber mais sobre esse assunto.

Os aplicativos de sucesso são aqueles que apresentama capacidade de equilibrar de modo inteligente suas estratégias de aquisição, retenção e monetização de usuários.

No entanto algumas empresas desenvolvem apps no intuito de conseguir o maior número de downloads para seu aplicativo e isso não é algo errado de se fazer.

O problema é que a maioria delas se esquecem de pensar em estratégias para reter clientes com seu app mobile e com isso acabam cometendo erros grosseiros durante todo esse processo.

É importante que os empreendedores tenham em mente que a retenção é o coração de um app de sucesso.

Os aplicativos mais lucrativos do mercado são aqueles que se preocupam em desenvolver métodos para reter usuários, pois segundo especialistas da área, reter um cliente vale muito mais do que promover a aquisição de 10 novos clientes para o seu app. Veja a seguir os principais erros que ocorrem na retenção de clientes com o seu app mobile.

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Principais erros ao reter clientes com o app mobile

1-Solicitar registro do usuário

Caso você não seja uma marca de referência no mercado, solicitar que o cliente faça um registro para somente então poder desfrutar das vantagens do seu aplicativo pode acabar lhe custando muito caro.

Geralmente 50% dos clientes em potencial de uma empresa desistem de usar um aplicativo só porque ele solicita um registro logo de cara. Isso porque quem está conhecendo um app pela primeira vez quer logo saber o que ele tem a lhe oferecer e não quer perder tempo preenchendo dados.

Por isso se deseja reter clientes para o seu app mobile o ideal é que não cometa esse erro logo de início pois nesse caso o processo de retenção ficará cada vez mais complicado de ser efetivado.

2-Experiência falha

Um dos erros que você jamais deve cometer quando se está querendo reter clientes para o seu app mobile é inserir elementos que prejudiquem a experiência do cliente com o seu aplicativo.

Seja com formulários de preenchimento com tamanho inadequado, carregamento demorado, ou mesmo uma ergonomia ruim, tudo deve ser levado em consideração para evitar que o cliente tenha uma experiência ruim ao utilizar seu app pela primeira vez, afinal de contas a primeira impressão é a que fica não é verdade?

Para evitar que isso aconteça procure montar uma equipe de profissionais experientes que cuidem desses detalhes e realizem diversos testes para se certificar que nenhum desses problemas se fará presente no momento em que seu cliente estiver experimentado seu app pela primeira vez.

3-Solicitar pagamento na hora errada para o usuário

A maioria dos aplicativos são gratuitos, mas existem situações onde o usuário é solicitado para comprar mais conteúdo ou novas funções para seu app mobile.

Essa solicitação deve ser realizada com muito cuidado pois caso contrário seu app não conseguirá fidelizar o número de clientes esperado.

Além disso não adianta você oferecer um aplicativo com pouquíssimas funções somente para que o usuário tenha que comprar o resto futuramente.

Ao fazer isso, você não só estará induzindo seu cliente a desistir do app, como também irá fazer com que ele dê recomendações negativas a respeito do seu aplicativo, o que será algo péssimo para o seu startup.

Como pode notar erros como estes podem acabar fazendo com que seus clientes abandonem seu aplicativo, descartando assim, todos os seus esforços aplicados no desenvolvimento de um app de sucesso.

Mas para que isso não aconteça e você consiga engajar da melhor forma possível seu público-alvo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de planejar e também desenvolver seu aplicativo para que ele figura na lista dos smartphones por mais tempo.

Veja a seguir algumas dicas importantes para reter clientes com o seu app mobile de modo que passe a obter sucesso com seu aplicativo a longo prazo.

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Dicas para reter clientes com seu app mobile

1-Proporcione uma maior interação com seus clientes

Os apps apresentam como objetivo principal proporcionar uma maior interação com seus usuários de modo que ele veja seu app como uma ferramenta que facilite seu dia-a-dia.

Por isso se deseja reter clientes com o seu app mobile, você deve procurar sempre manter essa interação com o cliente para que ele veja seu app como algo útil em sua vida e queira mantê-lo por mais tempo em sua rotina diária.

2-Mantenha uma evolução contínua

Geralmente os apps de maior acesso são aqueles que estão em constante atualização. Portanto ao desenvolver seu aplicativo, procure mantê-lo sempre atualizado para seus clientes possam ficar cada vez mais interessados com o conteúdo e as vantagens que ele tem a oferecer.

3-Invista em ASO- App Store Optimization aso

Grande parte dos usuários que fazem o download de um aplicativo tem origem de um editorial, da busca ou mesmo da presença no ranking das lojas de apps.

Então se você investir em meios para manter seu app sempre no topo desse ranking, com certeza terá o número maior de downloads do seu app e consequentemente as chances de reter clientes será bem maior.

Por isso uma das formas mais eficazes de se manter no topo do ranking é investir em ASO, que é uma técnica utilizada em seu app para melhorar a presença do seu aplicativo nas buscas orgânicas.

4-Push notifications

Essa funcionalidade é de suma importância em apps, pois ao utiliza-la da forma correta e segmentada, seus clientes ficarão mais motivados e engajados ao seu app, sem contar que as notificações agregarão um valor a mais aos serviços existentes no seu aplicativo.

É importante saber que os usuários que recebem notificações costumam abrir os aplicativos com uma frequência maior e por isso apresentam uma maior retenção, chegando inclusive a duplicar a taxa de engajamento. As notificações são, portanto, uma excelente maneira de você reter clientes para o seu app mobile.

Enfim com as dicas dadas acima, sem dúvida alguma você empreendedor saberá perfeitamente como reter clientes para o seu negócio através do app mobile, garantindo assim um empreendimento lucrativo e de sucesso!

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