RETENÇÃO DE APPS: FAÇA SEUS USUÁRIOS CONTINUAREM VOLTANDO

retencao apps tecnicas

Primeiro post de 2018! Ano novo, usuários novos. Sim! Mas vamos também lembrar de trabalhar a retenção? A ideia é começar o ano falando sobre retenção de apps e relembrar porque é importante investir. E assim, começar diferente.

Isso porque, no decorrer de 2017, vimos uma mudança significativa na forma como os profissionais de mobile marketing analisam o crescimento do app. E para começar o ano, gostaríamos de compartilhar com vocês.

Antes, as métricas mais analisadas pelos profissionais era o número de instalações. Agora, o número de vezes que um usuário interage com seu aplicativo nos primeiros 30 dias da instalação é o que direciona as próximas ações.

Ou seja, está tornando-se cada vez mais importante construir uma estratégia de retenção sustentável que garanta que os usuários não apenas baixem seu app – como continuem voltando. Alguns dados para reflexão:

 

Sim, ‘Retain or Die’ é o lema em 2018. Vamos conversar mais sobre isso?

 

Por que a métrica de retenção é importante para o marketing mobile?

 

Muitos profissionais de mobile marketing ainda têm um ponto de vista distorcido sobre as “métricas que importam”. Mesmo que exista um movimento, e que esteja crescendo, ainda existem muitas pessoas que tendem a priorizar o número de instalações em vez da qualidade dos usuários – e isso é um erro.

Novos usuários podem inflar as suas métricas de crescimento (e isso, com certeza, enche os olhos). Mas o aplicativo não vai sustentar-se em longo prazo se essas pessoas desinstalarem na primeira oportunidade que surgir.

E a maioria dos aplicativos perdem os usuários logo depois de serem abertos pela primeira vez.  Esse estudo da LeanPlum mostra que no Day 01, os aplicativos apresentam uma taxa de retenção de 21%. Logo no dia 10, esse número cai drasticamente para 7,5%. No dia 90,  reduz para apenas 1,89 por cento.

Ou seja, aproximadamente 2% das pessoas que instalaram seu app hoje continuarão sendo seus usuários.

Outro estudo mostrou que as taxas de retenção do usuário do primeiro dia foram de 25,5% para 14% em apenas um dia. Já a retenção no dia 07 passou de um número alto, 23% para um simples 10%.  A retenção no dia 30 então, despencou: 14% para 2,3% – uma queda total de 84%.

Depois de dados como esses, os profissionais despertaram para a importância da retenção dos novos usuários mobile. Por que seu app está perdendo instalações? E como fazer isso com uma concorrência imensa dentro das lojas dos apps?

 

Porque é fundamental investir na retenção

 

Um dos principais desafios na retenção de aplicativos são as várias opções disponíveis para um usuário. Para cada aplicativo Uber, há um 99 ou Cabify, e para cada Tinder, há um Happn.

Quer seja estilo de vida, finanças, viagens ou e-commerce, cada categoria de apps na App Store oferece uma ampla variedade de aplicativos para satisfazer as necessidades dos usuários.

Os clientes fiéis são os melhores porta-vozes do seu aplicativo. Um consumidor feliz irá recomendar e compartilhar o seu produto. Com certeza você já baixou um app porque um amigo te disse, certo? Isso que queremos dizer.

Manter altas taxas de retenção não é um trabalho fácil para ninguém. Nem para os profissionais de Mobile Marketing. Nem para os desenvolvedores. Mas juntos, podemos melhorar as métricas consideravelmente.

Como? Poucas pessoas sabem que a otimização dos elementos da página do app nas lojas, mais conhecido como App Store Optimization (ASO), pode ajudar na retenção dos usuários.

 

ASO e a retenção de usuários: O que precisa ser dito

 

aso e retencao de apps

 

O App Store Optimization (ASO) é um processo voltado a atração de usuários orgânicos e qualificados para a página do app. Em outras palavras, são pessoas que no mínimo, buscaram as palavras-chave certas para chegarem até ali.

Além disso, as instalações orgânicas melhoram os seus reviews & ratings, o que implica em duas coisas: 1) Ajuda a entender seu produto e guiar as diretrizes do road map 2) Evidencia que você quer atender as expectativas dos usuários. Todo esse panorama influencia na retenção.

Como dissemos acima, a concorrência dentro das lojas tornou a retenção essencial para as metas de app. É realmente difícil aumentar a visibilidade do aplicativo sem as práticas de ASO.

Se você analisar os estudos de casos dos nossos clientes Zattini e EasyCrédito, vai observar que o ranking de palavras-chave, o número diário de visitas e downloads orgânicos aumentaram com o uso do ASO.

 

RankMyApp e ASO: O que precisa ser entendido

 

Nós podemos te ajudar a alcançar as metas traçadas para o seu produto.  A RankMyApp é referência em App Store Optimization (ASO).

Nossa ferramenta ajuda a conseguir mais visibilidade e mais downloads orgânicos nas apps stores de forma rápida, simples e inteligente.

Nossa equipe é composta por profissionais que dedicam-se apenas ao estudo dessa modalidade de app marketing.

Nosso algoritmo encontra as melhores palavras-chave e pensamos nas estratégias mais adequadas para melhorar seus ranking, ganhar visibilidade e mais downloads.

Ou seja, o RankMyApp monitora e ajuda você a crescer em todas essas áreas!

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app e conseguir resultados positivos em semanas? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo pela equipe de especialistas em ASO e mídia paga para apps do RankMyApp.

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz