Retenção de apps: Como manter seu usuário

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Sempre levantamos a bola sobre a atração de tráfego sem qualidade para a página do app. Isso não apenas influencia na taxa de conversão quanto impacta diretamente na retenção do usuário.

Em muitas das nossas discussões e debates internos aqui no RankMyApp, quanto nos eventos em que promovemos, como o Mobile Marketing Brasil, primeiro pensávamos:

“O que de fato leva uma pessoa interessar-se por um app?”.

Com o tempo, a pergunta mudou para:

“Como manter esse interesse com o passar do tempo?”.

O mercado de aplicativos está superlotado. Hoje em dia, achamos apps para simplesmente tudo: Entretenimento, entrega de comida, serviço de táxi, tradução, comunicação, games, músicas, notícias… por aí vai.

Mas quanto desses realmente conseguem conquistar um lugarzinho na memória de um smartphone por tempo indeterminado?

Alguns números que podem ajudar nesse brainstorm:

 

49% dos usuários de aplicativos nos Estados Unidos usam dentre 6 a 10 apps por semana;

Fonte: Research Now

30% dos usuários norte-americanos possuem 1 a 10 apps instalados e 32% têm de 11 a 20 apps.

Fonte: Pew Research Center

Os usuários nos EUA usam uma média de nove aplicativos por dia e cerca de 30 por mês;

Fonte: TechCrunch

A taxa de churn de um app aumenta de 64% no primeiro mês para 80% no terceiro mês.

Fonte: Localytics Survey

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Números são ótimos para demonstrar a realidade. Continuando o nosso brainstorm, seguem algumas provocações:

Do que adianta investir todos seus esforços (e investimentos)  para atrair usuários e depois perdê-los?

Não é mais rentável para uma empresa trabalhar a retenção de usuários do que focar apenas em conquistar novos?

E afinal, como as empresas podem reter clientes com sucesso?

São muitas perguntas. Mas nós vamos te ajudar com as respostas.  Para entender o contexto geral, precisamos primeiro pensar PORQUE uma pessoa desinstala um app.

 

Retenção de apps: Por que você perde usuários?

 

Porque não investe em tráfego orgânico

 

Uma pesquisa da Techcrunch mostra que muitas vezes um aplicativo não dura 24 horas no smartphones. Dentre usuários Android, 29,1% desinstalam depois de apenas um dia. O número aumenta quando falamos de usuários iOS: 25,5%.


Depois de 30 dias, apenas 3.2% dos usuários iOS e 3.3% dos Android ainda utilizam o app.

Tudo bem. Você já entendeu que as pessoas baixam o app, dão uma olhadinha e depois desinstalam. E isso tende aumentar, já que o iOS 11 possui uma função que exclui automaticamente os apps que não são usados por um determinado tempo.

Agora, vamos jogar luz sobre outra estatística: Em um período de 30 dias, o uso contínuo de aplicativos encontrados depois de busca orgânica foi 156% maior dentre usuários que vieram através de busca direcionada.

Ou seja, não investir na aquisição de tráfego orgânico e de qualidade é o primeiro grande erro.

 

Por que o app não supera as expectativas

 

Todo  profissional que trabalha com mobile marketing para apps precisa provar constantemente o valor e utilidade do produto.

As chances dos usuários manterem um alto nível de uso constante aumentam se o aplicativo atender às suas expectativas tanto em termos de funcionalidades quanto em experiência do usuário (UX).

Compartilhamos com você a experiência do RankMyApp em marketing mobile. Um dos erros mais comuns que levam a desinstalação de um aplicativo é não ter funções ou features apresentadas na página do app na loja. Outro é ter um UX muito fraco. Ou algumas vezes, nem ter.

 

Solicitou pagamento ou dados sensíveis na hora errada  

 

Pagamentos ou informações (uma das maiores moedas da atualidade) são pontos delicados. Por isso, pense estrategicamente em como pedir para seu usuários desembolsar algo pelo seu aplicativo.

Valores monetários é uma faca de dois gumes. Cuidado na hora de cobrar. Mas esteja aberto a oferecer ofertas, prêmios e brindes. Essa é uma das melhores estratégias de engajamento e reengajamento para apps.

Segundo uma pesquisa do Google, 30% baixariam de novo um app se obtivesse um desconto em uma conta. Ações específicas possuem chances altas de conseguir um alto engajamento do usuário.

Se você gostou desse assunto, separamos alguns outros posts para te ajudar a pensar mais sobre o tema:

Como o ASO está ligado a retenção de apps

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O App Store Optimization (ASO) é um processo voltado a atração de usuários orgânicos para a página do seu aplicativo.

Normalmente, este é o usuário mais qualificado para seu produto. Afinal, é alguém que chegou ativamente por vontade própria até seu aplicativo. E, por isso, é um tipo de usuário que tem mais chances de continuar por longos períodos.

Por isso, a nossa dica é: Dedique a sua atenção à esse usuário. E também, uma parte do seu orçamento a atraí-lo.

Mesmo que sua empresa tenha um budget alto para investir na aquisição de usuários, o ASO sempre vai ser ótima escolha porque tem um ROI excelente.

Como o RankMyApp está ligado ao ASO

 

Nós podemos te ajudar a alcançar as metas traçadas para o seu produto.  A RankMyApp é referência em App Store Optimization (ASO).

Nossa ferramenta ajuda a conseguir mais visibilidade e mais downloads orgânicos nas apps stores de forma rápida, simples e inteligente.

Nossa equipe é composta por profissionais que dedicam-se apenas ao estudo dessa modalidade de app marketing.

Nosso algoritmo encontra as melhores palavras-chave e pensamos nas estratégias mais adequadas para melhorar seus ranking, ganhar visibilidade e mais downloads.

Ou seja, o RankMyApp monitora e ajuda você a crescer em todas essas áreas!

 

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