,

05 FATOS PARA AJUDAR SEU PLANEJAMENTO DE MOBILE MARKETING 2018

planejamento de mobile marketing

Você conhece o AirBnb. Todo mundo conhece. Mas, nem sempre foi assim.

Acredite ou não, a empresa foi recusada por muitos investidores. A ideia parecida fadada ao fracasso, afinal, quem iria alugar a sua casa para um estranho?

E então como o AirBnb virou um negócio que vale 31 bilhões de dólares? Bom, claro que um série de fatores influenciaram.  A equipe, a ideia, o modelo de negócio, a execução… e o momento.

O AirBnb surgiu no auge da recessão dos EUA em 2008, quando as pessoas realmente precisavam de uma renda extra. E as dificuldades as ajudaram a superar as barreiras de alugar um espaço da sua casa para um completo estranho. A mesma coisa aconteceu com o Uber.

Pois é, sabemos que timing pode não ser tudo. Mas, segundo um estudo com mais de 200 empresas milionárias, o momento certo representa 42% da diferença entre o sucesso e o fracasso. Inclusive, como a única razão pela qual as startups se tornam bem sucedidas.

Contamos toda essa história para te inspirar a não perder o timing.

O momento dos aplicativos é agora. O mercado mundial dos apps bate recorde de crescimento ano a ano. O Brasil então, nem se fala. Uma população de 200 milhões onde 66% tem acesso a internet e 88% têm acesso ao 3G.  

Um País com 64 milhões de smartphones e com previsão de crescimento de 18% ao ano. Onde 52 milhões utilizam cartão de crédito prontos para gastar dentro do seu app.

Por isso, para você aproveitar o  timing do mercado de aplicativos, separamos 05 fatos que vão te ajudar a começar a planejar o seu mobile marketing 2018. A ideia é te inspirar a pensar em soluções diferentes, tomar os caminhos certos e acrescentar inteligência no planejamento.

Acredite, você precisa aproveitar essa oportunidade. E para ficar ainda mais por dentro das novidades e nunca perder o timing:

Assine a nossa newsletter: Disponível na parte lateral do nosso blog (onde você está agora);

Acompanhe nossas redes sociais: Curta nossa página no Facebook, no Twitter, Linkedin e Google+.

Entre no nosso fórum de discussão: Junte-se ao nosso grupo do Facebook Mobile Marketing Brasil. Lá você encontrará outras empresas com apps ou desenvolvedores para conhecer, além de notícias atualizadas sobre o mercado de mobile marketing.

Pronto! Agora,vamos aos fatos:

 

Fatos para pensar sobre o seu mobile marketing 2018

 

#1 Sazonalidade pode fazer a diferença  

 

Existe sazonalidade no varejo de todos os produtos, porque com os smartphones seria diferente? O comportamento de compras variam durante o ano e pesquisas recentes mostram que as pessoas compram mais smartphones nos últimos meses do ano. Então, o que acha de aproveitar o embalo?

Se você está planejando o lançamento de um aplicativo B2C, ou fazer uma promoção no seu canal, ou então criar uma parceria, aproveite a entrada dos smartphones novos no mercado nesse finalzinho de 2017. E comece 2018 pensando em como fazer seu app crescer.

 

#2 Repense as possibilidades de monetização

 

planejamento de marketing 2018

 

Cada vez mais os brasileiros pagam por downloads e compras dentro do app. Isso significa que as pessoas estão acostumando-se com a ideia de pagar pelo uso do aplicativo.

Sim, ainda existem barreiras até que seja totalmente natural. Para quem não lembra do começo dos e-commerce, demorou anos para as pessoas confiarem mais nas lojas virtuais do que nas físicas. E a Black Friday está aí para provar que funcionou. Em 2017, foram movimentados R$ 2,48 milhões. O nosso momento é de transição. Aos poucos, essas barreiras serão quebradas.

 

#3 Otimização dos elementos da página funciona

jornada-do-usuario

 

 

Nós sempre batemos na tecla de que os profissionais de marketing precisam implantar a otimização dos elementos das páginas dos apps das lojas desde o dia 01.

É um processo que realmente pode fazer a diferença nos resultados do aplicativo. E quem diz isso não é apenas a gente. O app Wallapop aumentou 17% dos downloads orgânicos depois de otimizar os elementos na Google Play. Por isso, separe uma parte do seu budget para isso. Vai valer a pena.

Para te ajudar a entender melhor, dá uma olhadinha nesses conteúdos:

 

O QUE FAZ MEU APLICATIVO APARECER EM PRIMEIRO DENTRO DAS LOJAS?

COMO OS USUÁRIOS ENCONTRAM E POR QUE CONTINUAM USANDO SEU APP?

ONDE O ASO SE ENCAIXA EM UM PLANO DE APPS MARKETING?

 

#4 O que define o sucesso do app é a retenção  

 

planejamento de marketing mobile 2018

 

Ok, você conseguiu convencer seu usuário a usar o plano de dados, a memória do celular e gastar tempo para navegar na loja para baixar seu app… E depois?

Do que adianta ter um monte de tráfego se as pessoas não usam seu app depois da instalação? O download é simplesmente o começo da jornada do usuário, o primeiro estágio do funil de mobile marketing. O que garante o sucesso do seu app é se as pessoas vão utilizá-lo ou não.

Saiba que a retenção do usuário é baseado em três pilares fundamentais: Investir na atração de tráfego qualificado, ter um produto de qualidade e conhecer a jornada do usuário.

 

#5 Sim, você precisa conhecer a jornada do usuário

 

funil-mobile-marketing-descoberta

 

Mapear a jornada do seu consumidor dentro do aplicativo é essencial para reter o usuário como dissemos acima. Também é uma maneira de descobrir quais funcionalidades tornam o seu produto relevante na vida de uma pessoa.

Ou seja, conhecer a jornada do usuário no app ajuda tanto o UX Designer a desenhar novas features ou inverter ordem de fluxo, quanto a área de marketing mensurar a eficiência das campanhas.

 

*

Agora que você conhece esses fatos, está na hora de arregaçar as mangas e começar a pensar (e muito) no planejamento de mobile marketing 2018. Se precisar de mais orientações, pode contar com o RankMyApp.

Somos referência em nível mundial em Mobile Marketing e nossa equipe é composta por profissionais que dedicam-se ao estudo de ações estratégicas, dentre elas, otimização dos elementos das páginas (ASO) e mídia programática para apps. Ou seja, independente do seu objetivos, podemos te ajudar a crescer em todas as áreas!

Adicione agora mais inteligência na estratégia de lançamento do seu app!  Faça agora uma análise personalizada (e gratuita) e conte com a ajuda e expertise do RankMyApp para alcançar resultados excelentes!

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz