PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA UM APP: O QUE FAZER E COMO COMEÇAR?

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Agora que você entrou aqui, vamos começar um pequeno brainstorm.

Queremos que pare por dois minutos e pense qual o estágio do seu aplicativo ou do seu produto.

É um app em lançamento? Ou um app em crescimento? Ainda é o que chamamos de Top Charts Apps?

Sério, é importante que você saiba essas respostas antes de continuar.

O planejamento de marketing para apps começa assim que você definir exatamente qual a maturidade do produto. Isso é essencial para saber quais são os próximos passos.

E ainda para definir exatamente em qual ponto do roadmap do produto você deve começar a planejar o marketing. Afinal, timing é tudo.

Já sabe a resposta? Ótimo. Assim podemos continuar.

Aqui nesse post você vai aprender como iniciar o planejamento de marketing para apps orgânico e básico. O que resulta em um orçamento otimizado.

planejamento-de-marketing-para-appEsse conteúdo foi baseado na palestra da nossa especialista Juliana Assunção no nosso novo evento Mobile Coffee criado para solucionar de forma rápida e prática as principais dúvidas sobre Mobile Marketing.

 

Por onde começar o planejamento de marketing para app?

 

1.Posicionamento

Afinal, como a sua marca está posicionada no mercado? Não sabe ainda? Ou acha que sabe? A melhor maneira de confirmar todas as suas hipóteses em relação seu produto é fazer pesquisas.

Elabore um formulário que te permite responder:

  1. Como é seu mercado?
  2. Qual o potencial do seu mercado?
  3. Quem é seu público-alvo?
  4. Qual o problema do seu público?
  5. Onde está o seu usuário perfeito?

Depois, utilize umas das ferramentas de formulários como Google Forms, Typeform ou SurveyMonkey para realizar as suas pesquisas.

Para finalizar, não esqueça de pesquisar sobre quem são seus apps concorrentes e as estratégias de mobile marketing aplicadas na sua promoção.

 

2.Promoção do produto

Para começar a traçar as principais estratégias de marketing do app é importante pensar no valor do seu aplicativo.

 

O que te diferencia dos outros concorrentes?

 

Veja que mais uma vez é importante analisar a concorrência do seu app.

O valor e a autoridade do seu produto precisam refletir:

  • No nome
  • Na marca
  • Na criação da sua empresa como autoridade no segmento.  

Como também na sua identidade visual básica

  • Logo
  • Ícone
  • Interface
  • Screenshots
  • Site

 

3.Distribuição

Com as respostas dos formulários de posicionamento, conseguimos descobrir onde o seu público está.

Afinal, como seu aplicativo é encontrado? Em quais canais básicos seus potenciais clientes estão?

Uma grande parte dos aplicativo é encontrado na busca orgânica. Cerca de 40% dos usuários do iOS descobrem os apps no ranking das app store. Já no Android esse número é ainda mais expressivo: 53%.

Por isso, uma das estratégias de mobile marketing que precisa ser inclusa no seu planejamento é o App Store Optimization (ASO) desde a etapa de ongoing.

Os resultados são colhidos em longo prazo, por isso, quanto antes começar, MELHOR.

Apostar em ASO é acrescentar inteligência no planejamento de marketing do seu app.

Não estamos falando apenas o aumento do número de downloads e, sim, do aumento do tráfego orgânico direcionado para a página do seu aplicativo.

 

Nós já vimos aplicativos aumentarem cerca de 379% em apenas 5 meses. Ou seja, são números decisivos para o seu negócio.  

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1 Comentário on "PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA UM APP: O QUE FAZER E COMO COMEÇAR?"

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[…] falamos sobre estágio do aplicativo, não estamos nos referindo simplesmente ao número de downloads. Estamos nos referindo a maturidade do […]

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