Título longo na App Store da Apple penaliza o ranking?

A App Store possui mais de 1,4 milhão de aplicativos. Fazer com que o seu aplicativo se destaque no meio de tantas opções não é uma tarefa fácil.  Para selecionar quais aplicativos serão exibidos nos primeiros resultados das buscas realizadas pelo usuário a Apple utiliza um algoritmo para realizar o rankeamento.

Com base neste algoritmo, nasceu o ASO, App Store Optimization, ou SEO para Apps, que consiste em otimizar os aplicativos para que eles fiquem melhor posicionados nos resultados das buscas realizadas pelo usuário. Assim, o seu aplicativo pode ter mais visibilidade e ser usado por mais pessoas.

Baseado em discussões sobre os algoritmos de rankeamento, surgiu a “regra” de que títulos longos podem causar a penalização do aplicativo, resultando em abaixar sua posição no ranking de buscas.

Aqui, você irá ficar sabendo mais sobre ASO e ainda saber se os títulos longos realmente são penalizados pela App Store. Leia mais

O que aconteceria se o Tinder usasse a lógica dos algoritmos das App Stores?

Entender a lógica por trás de um algoritmo não é fácil. Ainda mais se você, assim como eu, não é de exatas (e se assusta com a palavra “algoritmo”). Meu primeiro desafio na RankMyApp foi entender realmente como a ferramenta funcionava e tornar essa explicação menos matemática e mais real: afinal, o algoritmo é matemático, mas o mundo dos Apps é composto por pessoas e empresas de diversas áreas.

Quando tenho que explicar algo que eu mesma tenho dificuldade de entender, uso uma lógica simples: e se essa empresa fosse um relacionamento, como ela seria? No caso da RankMyApp, a lógica de seu algoritmo não é o relacionamento final, e sim o meio dela: vamos fingir que a Rank é um aplicativo de relacionamentos, como o Tinder. Leia mais

Como funcionam os rankings das App Stores

Esse texto foi publicado originalmente nesse link. Eu gostei tanto dos experimentos e do texto todo que pedi para o Alex Walz para traduzi-lo e usa-lo aqui no blog.

Espero que você goste tanto quanto eu. Aí tem uma boa dose de ciência aplicada a ASO.

Resultados de Testes e Estatística, Por Alex Walz

Depois de ver a palestra “Experimentos de Ciência Maluca em SEO” de Rand, apresentada na MozCon do ano passado, eu me senti inspirado a colocar um jaleco e óculos de laboratório, e fazer eu mesmo alguns experimentos – não em SEO, mas na irmã mais nova do SEO, a promissora ASO (App Store Optimization ou, em Português, Otimização para App Store).

Trabalhando com o serviço Apptentive para levar apps de empresas e de pequenas startups a aumentar seu grau de descoberta nas app stores, eu aprendi uma ou duas coisas sobre otimização para app store, e o que entra no ranking de um app. Há algum tempo, meu objetivo pessoal vem sendo abrir as cortinas do Google e da Apple. E ainda assim, quanto mais fundo eu vou, mais hipóteses não-testadas eu deixo pelo caminho. Leia mais

Como criar um App sem saber programar

A tecnologia para criar apps de alta qualidade está se modificando rapidamente. Constantemente são criados e lançados novos códigos, novas atualizações e novos mecanismos que possibilitam a criação de novas funções. Porém, quem não entende nada disso, pode criar seu próprio app?

A resposta é sim, qualquer pessoa pode criar o seu aplicativo mesmo sem saber programar. A tecnologia dos aplicativos evoluiu tanto que agora existem softwares criados para que você pode produzir o seu próprio aplicativo de maneira fácil e rápida e com um resultado de boa qualidade.

Existem vários tipos de plataformas que possuem este tipo de recurso e a grande maioria é gratuita ou bem barata, assim você pode criar o seu aplicativo barato e testar se é interessante investir em um app mais profissional.. Aqui você vai saber as principais informações para saber antes de criar o aplicativo e as melhores plataformas para você produzir o seu app. Leia mais

,

8 Dicas para uma Estratégia de Marketing Mobile de Sucesso

A sua estratégia de marketing deve incluir imediatamente marketing mobile, e eu diria que deveria ser a sua principal preocupação, já que praticamente todo mundo está online a partir de um dispositivo móvel desde que acordam. Em outras palavras, o mundo do marketing móvel e seus inúmeros benefícios não devem ser surpresa pra ninguém.

Já escrevi outras vezes sobre esse tema e não quero soar como um vidente ou algo assim. Só quero simplesmente trazer esse ponto à tona a fim de destacar o fato de que o marketing móvel não é algo que alguém que esteja por dentro do mundo do marketing não saiba do que se trata, nem que ainda pense que é uma tendência. É uma realidade.
Fiz uma lista dos principais pontos que você, marketeiro, publicitário, branding manager – ou quaisquer outros profissionais da área – considerarem ao produzir a sua primeira estratégia de marketing mobile. Essa lista não tem a pretensão de ser um recurso teórico, mas sim um registro de aprendizados que já tivemos ao criar mais de 40 estratégias mobile no RankMyApp. Leia mais

Diferenças entre App Store e Google Play Store

É importante conhecer a diferença entre a AppStore da Apple (iTunes) e da Google Play Store para tomar as melhores decisões

Se você desenvolve aplicativos, é importante que saiba como funcionam tanto a AppStore quanto o Google Play. Não estamos aqui para dizer qual é o melhor, mas será fácil de perceber a diferença que se pode encontrar entre o Google Play e a App Store na questão de disponibilidade de screenshots, vídeos e palavras-chave.

No entanto, isso não deve ser nenhum impeditivo para desenvolver aplicativos em ambos os programas.

Confira abaixo quais são as peculiaridades de cada uma e assim prepare-se para os desafios que irá encontrar, sejam eles da escolha da palavra-chave, dos screenshots certos a se colocar e do que as atualizações fazem com as suas classificações. Se quiser otimizar o seu App para qualquer uma das App Stores confira também o serviço do RankMyApp, que simplifica a otimização e ajuda a ganhar downloads. Leia mais

Como Melhorar App Reviews e Ratings e aumentar Downloads

Reviews podem ajudar a ganhar downloads, a conhecer o seu público e ainda aumentam as chances de subir no ranking das lojas de aplicativos

Antigamente era comum a procura por aplicativos específicos, que atendessem a demanda do público e ainda eram poucos no mercado. Hoje em dia, existe uma boa quantia de apps para qualquer atividade que você imagine. Com tantas opções no mercado é seu trabalho otimizar o seu produto para que ele esteja entre os primeiros no ranking da loja de aplicativos, se destacando cada vez mais e atraindo usuários. Escrevi há algumas semanas um post mostrando que App Reviews e Ratings realmente influenciam os Rankings as App Stores.

Uma das formas de publicidade mais populares e eficazes é o famoso boca a boca, ou seja: alguém consumiu um produto ou serviço e contou pra outra pessoa. Essa forma de avaliação impacta diretamente o futuro consumidor, afinal, ninguém melhor do que um amigo para te indicar algo que você está a fim de consumir. Leia mais

Como a polêmica do Uber aumentou 25x a procura pelo App

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim…?

É o que dizia a garota mais popular do meu colégio. Mas quando estamos falando de marcas, e mais especificamente de Apps, ser a garota mais falada é bom ou ruim? É isso que vou tentar descobrir analisando o caso do Uber.

Disclaimer: Esse post não tem nenhuma relação política e nem posição a favor ou contra o caso Uber. O post se limita a uma visão imparcial da situação.

Se você não conhece o Uber hoje em dia você provavelmente mora numa caverna ou algo assim, porque as notícias já apareceram até na tevê.  Eu conheci/ouvi falar do Uber há algum tempo atrás, antes dele aparecer aqui no Brasil porque trabalho 24hs por dia nas internets e acompanho muito o cenário de Apps dos EUA. Mas no começo não dei muita bola, achei que não podia ser tão diferente assim. Até que:

Protesto. Agressão. Sequestro. Polícia. Política. Polêmica. Todo mundo estava falando do Uber.

E aí eu vi o seguinte post no Facebook:

uber-propaganda

 

Irônico. O cara começou a usar o Uber por causa do protesto dos taxistas CONTRA o Uber. Mas quantos como esse existem? Leia mais

,

Otimizar screenshots para aumentar downloads

Os screenshots disponibilizados nas app stores são mais importantes do que você imagina…

Assim como a descrição e as avaliações nas app stores são fatores para convencer o visitante a baixar (e não desinstalar!) seu aplicativo, os screenshots são um dos mais importantes destes fatores – senão o mais importante de todos. Levando em consideração que costumamos levar cerca de 8 segundos apenas em cada página na internet, um elemento visual como um screenshot é realmente importante pela sua facilidade e rapidez na transmissão de passagem por meio de imagens e representação da usabilidade.

As pessoas no mundo virtual têm a linguagem visual como forma prioritária de comunicação ativa ou passiva, ou seja, a aparência costuma ser mais importante antes mesmo da função, assim como tendem a escolher aquilo que acham mais atraente e procuram sempre visualizar os melhores pontos de interesse para analisar (sempre rapidamente!). Leia mais

Como ratings e reviews melhoram rankings do seu app

Tanto positivos quanto negativos, as classificações e comentários são como termômetros – eles indicam a satisfação do usuário e influenciam os rankings.

Você acha que depois de desenvolvido e disponibilizado para download o esforço com o aplicativo está finalizado? Engano seu! Depois de ativo na loja de apps, é correto afirmar que o trabalho duro nem começou. Nas duas principais lojas (AppStore e Google Play) existem mais de três milhões de apps disponíveis para escolha, e aí vem a questão: como faço para que o usuário escolha o meu?

app reviews 2Para impulsionar o seu aplicativo no ranking é preciso ficar atento à importância das avaliações e comentários positivos (que ajudam e muito) e nos negativos (que devem ser levados em conta, afinal, é um feedback do usuário e pode ser útil para as mudanças constantes de usabilidade do aplicativo). Esses dois fatores são a prova prática que determina o sucesso de seu app, os usuários que navegam pelas lojas virtuais de aplicativos escolhem os que têm melhor avaliação e que possuem opiniões que determinem a qualidade do serviço. Leia mais