,

Otimizar screenshots para aumentar downloads

Os screenshots disponibilizados nas app stores são mais importantes do que você imagina…

Assim como a descrição e as avaliações nas app stores são fatores para convencer o visitante a baixar (e não desinstalar!) seu aplicativo, os screenshots são um dos mais importantes destes fatores – senão o mais importante de todos. Levando em consideração que costumamos levar cerca de 8 segundos apenas em cada página na internet, um elemento visual como um screenshot é realmente importante pela sua facilidade e rapidez na transmissão de passagem por meio de imagens e representação da usabilidade.

As pessoas no mundo virtual têm a linguagem visual como forma prioritária de comunicação ativa ou passiva, ou seja, a aparência costuma ser mais importante antes mesmo da função, assim como tendem a escolher aquilo que acham mais atraente e procuram sempre visualizar os melhores pontos de interesse para analisar (sempre rapidamente!). Leia mais

Como ratings e reviews melhoram rankings do seu app

Tanto positivos quanto negativos, as classificações e comentários são como termômetros – eles indicam a satisfação do usuário e influenciam os rankings.

Você acha que depois de desenvolvido e disponibilizado para download o esforço com o aplicativo está finalizado? Engano seu! Depois de ativo na loja de apps, é correto afirmar que o trabalho duro nem começou. Nas duas principais lojas (AppStore e Google Play) existem mais de três milhões de apps disponíveis para escolha, e aí vem a questão: como faço para que o usuário escolha o meu?

app reviews 2Para impulsionar o seu aplicativo no ranking é preciso ficar atento à importância das avaliações e comentários positivos (que ajudam e muito) e nos negativos (que devem ser levados em conta, afinal, é um feedback do usuário e pode ser útil para as mudanças constantes de usabilidade do aplicativo). Esses dois fatores são a prova prática que determina o sucesso de seu app, os usuários que navegam pelas lojas virtuais de aplicativos escolhem os que têm melhor avaliação e que possuem opiniões que determinem a qualidade do serviço. Leia mais

,

App Icons Design: inspire-se com esta seleção dos melhores ícones comentados + Bônus: Icon Sketches e seu o processo criativo

Inspirações e referências são passos importantes em um processo criativo. Vamos te ajudar um pouco mais no design do ícone de seu aplicativo

A criação de um novo ícone para aplicativos mobile é uma tarefa complexa para o designer responsável por esse trabalho. O processo criativo deve incluir toda a funcionalidade que o app oferecerá ao seu usuário ao clicar no ícone assim como englobar a marca da empresa por meio de suas cores, formas ou letras que fazem parte do branding existente e ser agradável e, principalmente, adequado ao seu público-alvo.

Se você está iniciando um processo de criação para seu app icon, postamos 10 dicas valiosas aos  designers neste post anterior, onde também explicamos os motivos dos quais design de ícones é extremamente importante e como está diretamente ligado ao sucesso (ou retrocesso!) de seu aplicativo. Leia mais

, ,

Fatores essenciais de um App de Sucesso

Alcançar o sucesso com um app não é como uma receita, mas alguns fatores podem ajudar

Cada dia as pessoas estão mais adeptas ao uso de smartphones e tablets, comportamento este que fomenta o mercado de desenvolvimento para aplicativos móveis, que se empenha em produzir apps com as mais variadas funcionalidades para atingir o maior número de usuários.

Mas ter um app de sucesso não é tão simples assim. Uma das características mais importantes na hora de gerar aplicativos é que eles sejam originais, funcionais e que ofereçam algo que seja novo para os usuários, além de ser multiplataforma. Leia mais

,

10 dicas para turbinar o design do ícone de seu app

Por que o sucesso de um app depende de um bom ícone?

O primeiro contato de um potencial usuário com seu app é por meio dos resultados de busca dentro das app stores. Alguns fatores são decisivos para que seu aplicativo esteja entre os primeiros e (mais visíveis) apps, tais como as palavras contidas no título e descrição, reviews positivos, screenshots, etc.

app-icons1Mas há um desses fatores que é crucial para este primeiro contato: o ícone do app. É fato que o design do ícone de um app é um fator crucial na hora do usuário escolher se irá baixá-lo ou não. O ícone e o título são os primeiros objetos visuais que o usuário tem para avaliar (em alguns milésimos de segundos) seu app em meio a tantos outros. Sabendo disso, vou abordar neste post a importância do design de ícones para aplicativos – App Icon Design. Leia mais

Aplicativos preditivos são a nova aposta na relação entre usuário e smartphone

O avanço da tecnologia, no setor de aparelhos celulares, está cada vez mais inovador. Hoje em dia, o celular deixou de ser apenas um meio de comunicação com voz ou mensagens de texto. Essas funções permanecem, claro, mas com a possibilidade de um aparelho móvel abrigar tantas outras finalidades, com capacidade computacional e sensores, obviamente que a promessa era positiva.

Os celulares, ou smartphones, já não são mais acessórios e sim extensões de nós, como usuários. São assistentes pessoais que lembram os compromissos, nos acordam de manhã, armazenam nossos contatos, fotos e músicas. Como se isso já não fosse importante o suficiente, alguns sensores acoplados aos telefones possibilitam a captação Absorbed- fotografiado pulso, nível de colesterol, temperatura, batimento cardíaco, localização. Com um banco de dados repleto de informações, fica fácil descobrir o que queremos, aonde vamos, o que faremos. Leia mais

22 Setores que mais lucram com Apps

Pode parecer fácil ganhar dinheiro com app, mas você sabe quais são os apps mais lucrativos e seus segmentos?

kaboompics.com_Croissants and strawberry for breakfast

Você acorda cedo para ir à academia, marca todos suas atividades em um App. Segue em direção ao trabalho, monitorando o trânsito por meio de um um outro App. Durante a jornada de trabalho, acredita que é bom seguir uma dieta saudável utilizando a ajuda de um App para tal. A rotina continua, mas os amigos combinam um happy hour após o expediente – é hora de abrir um App para fazer um check-in e depois editar e postar suas fotos naquele outro App.

Quantas vezes você abre um aplicativo para iniciar ou continuar uma atividade rotineira? Ou quantas vezes procuramos por apps de uma empresa ou serviço específico? Eu posso dizer que só em uma academia ou em uma festa noturna, por exemplo, essas respostas são um número bem alto. Leia mais

,

Apps Mobile: Minha empresa precisa de um Aplicativo?

Quais os benefícios e custos de desenvolver um aplicativo? Sua empresa precisa de um App?

Os aplicativos móveis estão dominando o tempo das pessoas, gerando receita e visibilidade para as empresas. Como professor de Marketing digital e Mobile marketing as pessoas sempre me perguntam: Eu realmente preciso de um aplicativo?

Provavelmente você já possui uma dimensão do tamanho que o mercado de aplicativos tomou. Crianças de 1 ano já usam apps pra ver vídeos e os mais velhos, já utilizam tablets pra navegar, ler notícias e fazer suas compras. Mobile já não é mais uma revolução que está para acontecer, mas sim uma realidade que todos conseguem ver a sua volta. Mesmo assim, muitas empresas ainda ficam na dúvida se precisam realmente de um aplicativo ou se um site móvel já resolve. A resposta mais comum para a maioria dessas perguntas é: “depende…” e essa resposta deixa qualquer um muito nervoso. Então na verdade eu vou mostrar aqui alguns pontos para você refletir e ter mais pontos pra pesar. Leia mais

App Store Optimization: O que é, Como Fazer

App Store Optimization é a técnica para melhorar a visibilidade do app e ganhar mais downloads

Você já sabe o que é App Store Optimization? É o processo de melhorar a visibilidade de um app nas lojas de aplicativos com o objetivo de que o aplicativo seja encontrado mais vezes pelos usuários e o número de downloads aumente. Mesmo que você tenha uma grande quantia de dinheiro para investir em aquisição de usuários, ASO é importante porque te traz downloads orgânicos, que são gratuitos, de usuários que estão navegando na app store ou buscando por palavras específicas dentro da loja de apps. Esses downloads tendem a ser usuários de alta qualidade, porque ao invés de terem sido convencidos por uma propaganda a baixar o app, eles estavam buscando apps, o que já mostra interesse ou uma necessidade, portanto ele tem uma tendência maior a se tornar um usuário fiel.

ASO se assemelha a SEO, que são as técnicas utilizadas para aumentar a visibilidade das páginas da web. Leia mais

Como planejar o seu APP e escolher um mercado

 

O Marketing do Aplicativo começa no planejamento: Compreender o mercado, o público-alvo e a concorrência

Como um desenvolvedor ou empreendedor mobile, é preciso pensar no seu mercado e planejar antes de começar a desenvolver. O planejamento não vai garantir o sucesso de um app, mas pode ajudar a encontrar o melhor mercado possível, o melhor caminho para desenvolver o app e também possíveis problemas a serem evitados.

Eu não estou falando de encontrar tendências e compreender o que outros estão fazendo, porque para inovar, muitas vezes, é preciso arriscar e criar algo totalmente diferente do comum. Leia mais