Mobile Marketing Brasil: O que rolou no painel de Mobile Growth

Quando a RankMyApp idealizou o Mobile Marketing Brasil, a intenção era promover um evento que discutisse as principais tendências dentro do Mobile Marketing.

Também trazer um pouco da experiência internacional em termos mobile growth, retargeting e utilização de deep linking para o mercado brasileiro.

A ideia era apontar nortes e apresentar dicas para os empreendedores aprimorarem os seus apps.

Mostrar tendências e enriquecer o debate em termos de aquisição e retenção de usuários.

Compartilhar informação, engajar a comunidade de profissionais da área e inspirar o ecossistema de startups.

E no final, o 2º Mobile Marketing Brasil cumpriu todas essas expectativas. Mas também foi além.

Se você não esteve presente no dia,  nem teve a oportunidade de assistir a transmissão ao vivo, não se preocupe.

Aqui nesse post e nos próximos iremos contar tudo o que aconteceu. Vamos começar pelo painel de Mobile Growth que levantou pontos interessantes sobre o tema e inspirou os profissionais da plateia a conquistarem resultados melhores.

 

 

Bruno Felix, Founder & Chief Commercial Officer da RankMyApp

Bruno Felix, Founder & Chief Commercial Officer da RankMyApp durante abertura do 2º Mobile Marketing Brasil

 

Mobile Marketing Brasil: Quer crescer? Olhe para o Analytics

Mais de 200 participantes estavam presentes quando o fundador da Gama Academy, Guilherme Junqueira, abriu o painel sobre Mobile Growth com os profissionais:

E em se tratando de Growth, nada mais natural do que começar falando sobre métricas. E em se tratando de análise de dados, como não falar do Mobile App Analytics?

Todo bom profissional de Mobile Marketing sabe que o caminho mais curto entre a divulgação do app e a conquista dos resultados é acompanhar as métricas.

Acontece que muitos sentem dificuldades na hora de colocar esse princípio em prática. Claro que acompanhar métrica pode ser desanimador. Afinal, quem gosta de ver a queda da base instalada?

No entanto, um empresa que tira proveito dos dados e números, organiza as informações e transforma ideias em ações concretas – consegue chegar aonde quiser.

As métricas de Mobile App mensuram aquisição, envolvimento e resultados – como compras no app. Mas os painelistas ressaltaram a importância de desfocar de algumas métricas habituais (como custo de instalação) e redirecionar seus esforços para retenção do usuário desde Day01 até o Day30, por exemplo.

“Isso porque seu app pode ter o melhor custo de instalação possível. Mas se a pessoas instalarem simplesmente para ganhar um bônus e depois desinstalarem no dia seguinte, você jogou dinheiro fora”, Anderson Kenji, da Movile.

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Guilherme Junqueira (Gama Academy), Juliana Assunção (RankMyApp), Allan Kajimoto (Kekanto), Wellington Tamaki (Google) e Anderson Kenji (Movile) durante painel

ASO: Uma das melhores estratégias para Mobile Growth

Claro que o App Store Optimization (ASO) não poderia ficar fora do debate.

Juliana ressaltou que o ASO é uma das estratégias mais rentáveis em termos de aquisição de usuário.

App Store Optimization (ASO)  é um conjunto de boas  práticas, assim como o SEO, para otimizar o aplicativo e melhorar seu posicionamento dentro das buscas nas app stores. Ou seja, fazer com que seu app seja encontrado na busca orgânica dos dispositivos.  

No entanto, enquanto o SEO atua na definição de títulos e na meta descrição, o App Store Optimization (ASO) permite otimizar os elementos on-site (título, descrição e screenshots) e influencia outros elementos, como por exemplo, os ratings e reviews.

O ASO está ganhando mais adeptos a cada dia e figura como uma forma complementar da aquisição paga – mais ou menos na mesma linha das estratégias de marketing digital que aliam mídia paga (ads) e busca orgânica nos mecanismos (como o Google).

Mobile Growth: Dicas de quem entende do assunto

Confira ainda outras dicas dos painelistas:

  • Aquisição paga de usuários é uma boa estratégia, se você tem em mãos um mecanismo de resposta direta;
  • O App Store Optimization (ASO) é uma forma rentável de conseguir usuários organicamente através da otimização da página do app nas stores;
  • Acompanhe as estratégias dos profissionais à frente dos apps de games tanto em termos de mídia quanto de análise de dados;
  • Leia os reviews e interaja com simpatia com seus usuários;
  • Se você pretende ganhar dinheiro com ads, acostume seu usuário desde o começo. Depois é difícil virar a chave;
  • Teste sempre as mudanças que você faz no seu app;
  • Revise sempre a estratégia de push. Talvez as maiores taxas de abertura estejam naqueles que enviam ofertas para seus usuários e não apenas notificações.

Esse foi um resumo do que foi levantado e discutido no Painel de Mobile Growth da 2º Mobile Marketing Brasil! Acompanhe aqui no blog da Rank outros conteúdos sobre o evento.

E então, tem algum comentário sobre o assunto? Aproveite e deixe sua opinião!

05 técnicas para divulgar o app gastando menos do que você imagina

Seu produto está pronto! Agora é a hora de divulgar o app!  

Então surge a pergunta: quais são as estratégias mais rentáveis para aquisição de usuários? Qual o melhor custo benefício?

Aqui nesse post você vai encontrar as respostas para as suas perguntas! Aqui vamos mostrar 05 técnicas para potencializar a sua estratégia para divulgar o app.  

Mas antes de começar, tem algo que você precisa saber: a concorrência é grande.

Estima-se que o número de aplicativos na Play Store bateu 2.8 milhões em março de 2017!

Já o iOS possui atualmente 1.9 milhão de apps disponíveis para download – sem contabilizar os outros 631 mil chamados de gaming apps (os jogos).

Por isso que a aquisição de usuários é um grande desafio para os profissionais de marketing.

Mas como dissemos antes, mesmo com a grande concorrência nas lojas, existem maneiras rentáveis de divulgar o app e encorajar os usuários a baixá-lo. 

Continue lendo e descubra!

05 formas de divulgar o app gastando menos

 

1)   Priorize sua estratégia de App Store Optimization (ASO)

 

App Store Optimization (ASO) é uma maneira simples e crucial para aumentar o número de usuários de um aplicativo.

Consiste em uma série de boas práticas de otimização para posicionar melhor seu app nas stores. O ASO aumenta a visibilidade e as chances de descoberta pelo seu usuário.

Funciona como o SEO para apps.

Você sabe o que a otimização pode fazer pelo seu app?

De acordo com a Forrester, 63% dos apps são descobertos através das buscas orgânicas nas stores. Isso também já foi comprovado em evento do Google I/O.

É fato: a busca orgânica é a origem da maioria das instalações dos apps.

Em outras palavras, se você não estiver utilizando as práticas de ASO, está deixando escapar a melhor oportunidade existente para divulgar o app e possibilitar do seu usuário te encontrar.

Mas não pense que o App Store Optimization (ASO) é simplesmente selecionar palavras-chave, melhorar a descrição e os screenshots. As estratégias de ASO consistem em mais do que simplesmente isso.

É necessária revisão e monitoramento constante para que essa estratégia seja bem sucedida.

 

2) Encoraje os reviews

 

Aumentar a sua visibilidade dentro das stores é estratégico para aumentar o número de usuários e divulgar o app. E um dos critérios utilizado pelos algoritmos das stores é o review dos usuários.

Um relatório da Nielsen atestou que recomendações de outros usuários é mais eficiente na aquisição do que outras formas de ads.

Você pode encorajar os reviews com mensagens dentro do app – tomando cuidado para não mandar muitas notificações a ponto de irritar sua audiência.

 

3) Invista em conteúdo

 

Crie conteúdo! Blog posts, comentários de patrocinadores, vídeos, infográficos…

Existem muitas formas de levar informações de qualidade para seus usuários e conquistar sua atenção (e um espaço em seus celulares).

Para um app de game, por exemplo, um vídeo 360º é perfeito para mostrar os efeitos visuais e impressionar a audiência.

Com um conteúdo de qualidade em mãos, você pode divulgar informação nos fóruns da área e estimular a criação uma comunidade de usuários.

O conteúdo possui diversas aplicações e formato. Tudo depende do que sua audiência gosta. No entanto, na maioria das vezes, o ROI costuma ser excelente.

 

4) Engaje as pessoas nas redes sociais

 

Compartilhar informações nas redes sociais é uma das principais estratégias para divulgar o app.

Também aposte em engajamento. Pergunte a opinião das pessoas sobre o app, estimule os reviews e a divulgação para os outros usuários. Assim, além de demonstrar que você se importa sobre o que pensam, você consegue mais usuários gastando pouco.

 

5)    Faça contatos com influenciadores

 

Influenciadores possuem o poder de despertar o interesse do seu público-alvo pelo seu aplicativo.

Pesquisar quais são as pessoas que são autoridade ou referência no seu mercado de atuação é um dos passos para identificar os influenciadores digitais.

Assim é mais fácil estabelecer contatos e parcerias que possam ajudar na construção da sua marca e potencializar o número de downloads do seu app.

O que achou dessas técnicas para divulgar o app? Já aplica alguma na sua empresa? Compartilhe conosco a sua opinião!

O que são palavras-chave em ASO?

Escolher cuidadosamente quais são as melhores palavras-chave em ASO para descrever seu aplicativo é inevitável – se você quiser realmente ser encontrado nas App Stores.

Para exemplificar melhor, imagine a seguinte situação: uma pessoa está procurando um aplicativo específico. Pense em como essa pessoa se comporta nesse momento.

Uma das suas reações seria entrar em uma loja de aplicativo em seu celular e digitar alguma palavra que represente a sua necessidade. 63% dos downloads começam dentro no campo de busca das lojas.

Esse termo é uma palavra-chave em ASO. Esse é o conceito. No entanto, para a mágica acontecer é necessário saber exatamente quais são as palavras-chave para os usuários do seu aplicativo conseguirem te encontrar no meio de mais de quatro milhões de aplicativos disponíveis no sistema Android  e iOS.

.Aqui nesse post nós vamos ensinar o conceito de palavra chave em App Store Optimization (ASO) e como descobrir quais são as melhores para seu aplicativo.

palavras-chave em ASO

O que são palavras chave em ASO?

 

Até aqui você já sabe que as palavras-chave em ASO são aquelas que melhor descrevem a essência, funcionalidade e o valor do seu aplicativo. Elas devem aparecer no seu título, a descrição do seu aplicativo e, no caso das versões para iOS –  também no campo oculto de keywords (esse  espaço não é visível para o usuário

Parece um certo exagero mas  uma estratégia bem estruturada de palavras-chave pode subir em até 4 vezes o número de downloads orgânicos!

Por isso  saber quais são as melhores palavras para seu app é praticamente uma questão de sobrevivência.

Para começar a definição dos melhores termos para o seu aplicativo, é necessário fazer uma ampla pesquisa sobre quais expressões definem seu app.

Com essas palavras em mãos, é mais fácil implementá-las e depois medir sua performance. Vamos falar de cada uma dessas fases. 

Pesquisa das palavras-chave ideais em ASO

 

Cat GIF - Find & Share on GIPHY

 

Na busca de quais são as melhores palavras-chave para divulgar seu aplicativo você vai precisar fazer um brainstorm e criar uma lista inicial. Não se preocupe exatamente com o que anotar – essa é apenas uma primeira versão.

A lista deve conter algumas ideias centrais do seu modelo de negócio, além de algumas informações que caracterizem a sua proposta. Por exemplo:

  • O título do seu aplicativo e o nome do desenvolvedor;
  • As palavras que você usar para definir o app;
  • Todos os termos que vêm na sua cabeça quando descrever o aplicativo;
  • O título dos aplicativos concorrentes e as palavras utilizadas para descrevê-los;
  • Palavras que as pessoas usam para descrever seu aplicativo e dos seus concorrentes. Você pode encontrar na parte de reviews e ratings;
  • As expressões que a função autocompletar do Google ou Apple App Store indica quando se digita uma certa palavra.

Depois de feita essa longa lista está na hora de categorizar suas palavras chave em ASO, ou seja, amarrar as pontas soltas.

Você deve agora agrupar as sugestões em categorias específicas. Sinta-se à vontade para criar aquelas que julgar interessante para a divulgação do seu aplicativo.

Dessa forma, você pode selecionar as melhores palavras-chave para seu app.

Existem ferramentas específicas, como da RankMyApp, que identifica se os termos selecionados possuem um alto volume de buscas, competição baixa e claro, um nível alto de relevância, etc.

 

Implementação das palavras-chave em ASO

 

Agora com as suas palavras-chave em mãos está na hora de implementá-las no seu aplicativo. No iOS existem duas áreas que influenciam o algoritmo: o título e o campo de keywords.  

Esse campo, em especial, pode conter apenas 100 caracteres, por isso não desperdice espaço repetindo as palavras-chave do seu título. É uma ótima oportunidade de acrescentar novos termos para serem indexados pelo algoritmo. Veja aqui mais algumas dicas para implementar as suas palavras-chave no seu app.  

 

Mensuração e rastreamento das palavras-chave em ASO

 

Além de selecionar e implementar é importante monitorar de perto os resultados obtidos com a otimização do app através das palavras-chave.  Acompanhar a eficácia da sua estratégia permite avaliar a performance das palavras-chave tanto antes quanto depois da implementação.

Também consegue-se mensurar qual é a performance global e comparar os rankings de antes e depois das mudanças realizadas pelas práticas do App Store Optimization (ASO). Isso ajuda a redirecionar as ações e revisar os termos utilizados.  

Os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Conscientize-se de que seu app não vai ganhar cerca de 100 posições no ranking da App Store em apenas um dia. Mas com tempo e dedicação, os frutos colhidos serão duradouros e o retorno sobre o investimento excelente.

As palavras-chave são apenas mais um dos fatores dentro do App Store Optimization (ASO). Quer saber quanto o seu app está otimizado para ser encontrado nas buscas orgânicas das app stores?

Teste aqui a nossa ferramenta e obtenha um diagnóstico gratuito.

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Mobile Marketing Brasil: Tudo sobre o evento

Em 2016, a Rankmyapp resolveu oferecer ao mercado brasileiro o que tem de melhor: expertise, conhecimento e conteúdo. Demos o nome a essa iniciativa de Mobile Marketing Brasil por ser um dos primeiros eventos sobre esse tema no cenário nacional.

A proposta é bem simples: oferecer uma oportunidade de compartilhar conhecimento, conteúdo e expertise para as profissionais do mercado de Mobile Marketing.

E funcionou! Tanto que agora teremos a segunda edição! Inscreva-se aqui gratuitamente!

mobile marketing brasil

Há alguns dias, divulgamos para a comunidade de de mobile marketing brasileira a agenda completa, as inscrições e onde será realizado o evento nesse ano.

Se por acaso você não viu o lançamento desse projeto, aqui nesse post vamos mostrar todos os detalhes sobre o Mobile Marketing Brasil.

O que você precisa saber sobre o Mobile Marketing Brasil

 

O Mobile Marketing Brasil são palestras e painéis com foco nos desafios enfrentados pelas empresas quando falamos sobre uma estratégia Mobile em todas as suas vertentes.

Queremos engajar toda a comunidade com conteúdo relevante, oferecer as melhores conversas e as informações valiosas para os participantes.

Serão quatro painéis e duas palestras com temas escolhidos para que todos os profissionais de todos os setores possam aprender sobre como aumentar e desenvolver novas oportunidade para seus negócios utilizando o mobile marketing.

Todos os eventos da programação oferecem tempo para discutir o conteúdo apresentado com os colegas, fazer questionamentos e aprender mais sobre as mentes mais brilhantes da indústria – tanto do lado dos consumidores quanto do mercado.

O Mobile Marketing Brasil acontece no dia 23 de março de 2017 – quinta-feira, das 14h00 às 18h00 no CUBO, na Vila Olímpia em São Paulo. Depois, teremos ainda o Happy Hour!

Temas: Sobre o que vamos falar no Mobile Marketing Brasil

Preparamos o evento para discutir todos os temas em alta do Mobile Marketing, como também abordar tendências e ajudar nas próximas tomadas de decisão.

Veja quais são os temas das palestras:

  • Mobile Growth;
  • Deep Linking;
  • Cases reais;
  • Desafios do dia a dia na profissão;
  • Novas plataformas;
  • Tendências;
  • Aquisição de usuários.

 

Ainda tem mais: Networking e Happy Hour!

 

E nem só de palestras se faz um evento, certo?

Também achamos isso! Por isso que que entre uma sessão e outra você pode conversar com os principais players do mercado abertos ao diálogo e a troca de experiência. 

Prepare seu cartão porque o Mobile Marketing Brasil também é um lugar para se fazer negócio! Afinal, conhecimento e networking andam juntos. Além disso, teremos um Happy Hour no final, das 18h30 às 21h00  e sorteio de brindes!

Inscreva-se agora!

Essa é a sua chance de estar junto com o time da Rankmyapp e com profissionais referenciados do ecossistema empreendedor!

Conhecimento, contatos, aprendizado, networking e soluções é o que você pode esperar do Mobile Marketing Brasil!

Utilize a hashtag #MMB ou #mobilemarketingbr e concorra a brindes!!

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O que faz meu aplicativo aparecer em primeiro dentro das lojas?

Você com certeza ouviu falar de Search Engine Optimization (SEO). A grande maioria das empresas apostam em estratégia de marketing digital que utilizam SEO para divulgação da sua empresa.  

Já App Store Optimization (ASO) é um termo pouco conhecido no mercado nacional de marketing mobile. Consiste em um conjunto de boas práticas, assim como o SEO, para otimizar o aplicativo e melhorar seu posicionamento dentro das buscas nas app stores. Ou seja, fazer com que seu app seja encontrado na busca orgânica dos dispositivos.  

Por isso que os profissionais de marketing que sabem sobre a existência das práticas de App Store Optimization (ASO) já estão um passo à frente da maioria. Esse é seu caso, já que chegou até esse post. Aqui vamos falar um pouco sobre como o ASO coloca seu aplicativo nos primeiros lugares das buscas nas lojas.

 

Como o App Store Optimization (ASO) ajuda no posicionamento do appapp-store-google-play-store

Fazer com que seu aplicativo seja encontrado na pesquisa do Google Play ou da Apple Store envolve uma série de fatores. Trabalhando corretamente cada um deles, você consegue aumentar as chances de ser descoberto e, consequentemente, aumentar o número de downloads e usuários qualificados.

Enquanto o SEO atua na definição de títulos e na meta descrição, o App Store Optimization (ASO) permite otimizar os elementos on-site (título, descrição e screenshots) mas também tem influência de outros elementos, como por exemplo, os ratings e reviews. Criamos aqui um guia rápido para você saber um pouco mais sobre cada um dos fatores que impactam no algoritmo das App Stores.

 

Quais são os fatores da busca orgânica para app?  

 

Palavras-chave  

Quando uma pessoa procura por um app, normalmente digita algumas palavras nas barras de busca das App Stores. Saber exatamente o que as pessoas vão escrever nesse momento é um dos pontos mais importantes de uma estratégia de App Store Optimization (ASO). As palavras-chave têm um grande impacto nos algoritmos das lojas. Por isso, é importante escolher com cuidado quais são os termos adequados para as pessoas acharem seu aplicativo nas App Stores.

No RankMyApp mensuramos o volume de busca e a concorrência das palavras dentro das stores, para saber quais possuem um bom potencial de downloads e que podem ser mais relevantes para seu app.

 

Título  

Aliado ao seu ícone, o título do seu aplicativo é o que transmite o sentido do seu app existir. Na verdade, é a essência e a razão de ser do aplicativo. Você tem 50 caracteres no iOS e 30 no Android para utilizar as suas palavra-chave mais poderosas. Não fique com medo de acrescentar uma palavra-chave no seu título para não “misturar” com o nome do seu app, lembre-se que o título tem um grande peso na otimização, por isso faz sentido junto com o nome do seu app, ter a palavra-chave mais relevante que irá trazer mais conversões.

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Descrição 

Escrever uma descrição para seu aplicativo é um desafio. Cada palavra precisa ser cuidadosamente escolhida. Mesmo que algumas pessoas não leiam a descrição do app é importante que seja esclarecedora para aqueles que lêem. Além de proporcionar uma ótima experiência para o usuário, otimizar a descrição é uma das melhores formas para aumentar a visibilidade e rankear em diversos termos na busca. Na PlayStore as palavras-chave são identificadas na sua descrição e você tem até 4 mil caracteres para fazer uma descrição relevante e com várias palavras-chave de peso. Na Apple Store a descrição não é tão relevante quanto na PlayStore, e as palavras são colocadas em um campo específico que não é visível para os usuários.

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Screenshots  

Os screenshots têm uma importância enorme dentro do App Store Optimization (ASO). O visual do app influencia diretamente na experiência dos usuários e a grande maioria das pessoas dão uma olhada no design antes mesmo de ler a descrição. Se seus screenshots não forem atrativos os usuários não irão clicar no seu botão de download. Junto com o vídeo, é o principal fator de conversão dentro da página.  

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Reviews e  Ratings

As empresas estão cada dia mais focadas em “humanizar” a busca orgânica e acrescentar mais fatores considerados “sociais” para ordenar o ranking dos seus aplicativos. Isso significa que os ratings e reviews, cada dia mais, possuem peso no algoritmo de busca orgânica. Se seu aplicativo dispõe de boas avaliações e comentários positivos, seu posicionamento no ranking melhora. Se não, piora. Além disso, reviews e ratings fazem com as pessoas escolham com mais facilidade. A opinião de outros usuários definitivamente influencia em uma decisão de compra.

 

O quanto seu aplicativo é otimizado? Para saber mais sobre o nível de ASO do seu app, faça uma avaliação gratuita na nossa ferramenta! Aproveite e veja quais são as nossas principais dicas!  

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Como divulgar um aplicativo para celular? 

Você finalizou seu app e finalmente chegou a hora de publicar no Google Play e na App Store. E agora, como divulgá-lo? Quais são as minhas alternativas para conseguir downloads, aumentar a visibilidade e garantir uma boa quantidade de usuários?  

Normalmente, as pessoas se sentem um pouco perdidas no momento em que chegam na hora de promover o aplicativo.  O ideal é que a estratégia de divulgação de um aplicativo seja definida logos no roadmap inicial e nos primeiros passos do planejamento estratégico.

O desenvolvimento do app é o que vai garantir a sua notoriedade dentro de um público-alvo específico, no entanto, a divulgação adequada é o que vai garantir que sua audiência encontre o produto.  

Desenvolver um aplicativo exige além de recursos financeiro, tempo e capital humano. Para que o retorno sobre o investimento (ROI) rápido, é importante investir na divulgação do app.

Caso essa estratégia ainda não tenha sido definida (e seu app está quase pronto) é o momento de correr contra o tempo. Esse post vai te mostrar os primeiros passos para montar uma boa estratégia de divulgação do seu aplicativo para atingir as metas ideais para a viabilização do seu negócio.  

Como promover meu aplicativo?  

A divulgação do seu app consiste em aumento da visibilidade e na valorização seu produto em relação aos concorrentes.

Seu app precisa se destacar no meio desse oceano azul. Alertar as pessoas de que existe um app, promover sua página na internet ou colocar pontos de vendas pode não ser suficiente. Veja abaixo as três primeiras ações efetivas que vão te ajudar a alcançar suas metas em pouco prazo:  

Defina seu público-alvo (corretamente) 

A sua correta audiência, seu cliente ideal, sua persona. Claro que você já tem uma ideia efetiva de quem é seu público em potencial mas sabe quais são as características demográficas e comportamentais? Os hábitos do seu público, quais são suas dores e para que vão usar o seu app? Com essas informações em mãos será fundamental entender para que vão utilizar seu aplicativo. E assim, consegue-se chegar nas palavras-chave ideais, o que fará as pessoas chegarem no seu app.  app-store-1174440_960_720

Descubra as palavras-chave ideais 

Ao traçar a sua persona, naturalmente, surgem as palavras-chave que conectam seu app com o seu público.  A intuição de quais são esses termos é o ponto de partida para um estudo mais complexo – o que vai te guiar nas próximas ações de mobile marketing. As palavras-chave são essenciais tanto em uma campanha de anúncios pagos quanto na hora de aplicar técnicas de App Store Optimization (ASO) para conseguir downloads orgânicos.  

Descubra as melhores estratégias  

O mobile marketing tem infinitas estratégias integradas para a promoção do seu aplicativo. No entanto, algo que você precisa ter em mente, constantemente é: quais seriam as ações que me trarão retorno em menos tempo? Sabe-se que cerca de 40% dos downloads são decorrentes da busca orgânica. Por isso que otimizar seu app para garantir uma boa posição dentro das stores é fundamental em um plano estratégico de divulgação.

Caso você ainda não saiba quanto seu app é otimizado, essa demonstração gratuita da nossa ferramenta pode ajudá-lo.  

Se esse conteúdo esclareceu alguns pontos sobre como divulgar seu aplicativo para celular, o que acha de compartilhar nas redes sociais?  

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Como os usuários encontram e por que continuam usando seu app?

Antes mesmo de levantar da cama, as pessoas pegam seus smartphone e consultam um aplicativo. Pode ser para encontrar qual é o melhor caminho para o trabalho, ou para se atualizar do que aconteceu no mundo enquanto estava dormindo. Independente da intenção pode trás do uso, uma coisa é clara: os apps são essenciais na manutenção da rotina.

As pessoas gastam em média 30 horas por mês em aplicativos, segundo pesquisa liderada pela Nielsen. É uma audiência muito ampla, uma maneira poderosa das marcas construírem relações consistentes com os consumidores. Uma estratégia de marketing para aplicativos precisa ajudar a marca a se conectar com seu público-alvo e mais do que isso, a fidelizá-los. Ao lado dos sites e das redes sociais, os aplicativos ocupam uma posição muito importante na vida das pessoas. E com isso, ganham espaço na agenda das marcas.

Para tentar entender como os consumidores utilizam os apps, o Google analisou o comportamento de 8.470 pessoas que usaram apps na semana anterior. Com isso em mãos, ficou mais fácil entender o que faz um consumidor instalar e engajar com um aplicativo. Aqui nesse post vamos mostrar alguns insights da pesquisa que possam justamente responder esses questionamentos. Afinal, quais são os motivos reais que leva uma pessoa não somente a baixar um app como a continuar usando-o?

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Como os usuários encontram seu aplicativo?

Cada dia mais, os profissionais de marketing se dão conta de que uma boa parte das pessoas acessam as stores com o objetivo claro de baixar aplicativos que sejam úteis para suas vidas. Cerca de 40% das descobertas de um app acontecem nas lojas.

Por isso que para os profissionais de marketing, é essencial garantir que o aplicativo ganhe destaque no momento dessa busca. Afinal, existem mais de três milhões de apps disponíveis para download, de acordo com dados da consultoria Statista. A concorrência é grande.

Também é interessante reparar que nem todas as descobertas de app acontecem nas stores. A maioria, 52% dos aplicativos são baixados depois da indicação de algum familiar, amigo ou colega. Enquanto 27% são das buscas orgânicas dos sites e 24% vem do próprio site da empresa.

Por que os usuários continuam usando o app?

Uma pessoa tem em média 36 aplicativos instalados em um celular e apenas 26% deles são utilizados diariamente. É natural que os usuários percam o interesse com o passar do tempo se os apps não solucionarem algum problema cotidiano relevante. Por isso, um dos pontos essenciais do marketing para aplicativos é provar constantemente o valor e utilidade do produto. As chances dos usuários manterem um alto nível de uso aumentam se o aplicativo atender a um determinado objetivo.

Os usuários precisam de um incentivo para voltar para um app que já abandonaram. Existem estratégias voltadas ao engajamento e reengajamento como descontos, facilidades, prêmios ou brindes. As chances de conseguir um alto nível de engajamento com ações específicas são altas, segundo a pesquisa do Google, 30% baixariam de novo um app se obtivesse um desconto em uma conta e cerca de 25% voltariam a ser usuários caso tivessem acesso a algum tipo de material exclusivo.

No entanto, melhor do que reconquistar um cliente é nunca perdê-lo. Por isso, o mais rentável sempre é trabalhar a retenção dos usuários.

Tem alguma opinião ou experiência sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários!

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App Store Optimization (ASO): Como conseguir usuários nas buscas do Google Play e na App Store

Não importa se você precisa de mais usuários ou de engajamento. Para todas as questões, a resposta é investir em App Store Optimization.

Se você quer ter sucesso dentro do mobile marketing, você precisa necessariamente ser bem posicionado dentro das App Stores. E se você quer figurar dentre os primeiros da sua categoria, precisa obrigatoriamente se destacar nas buscas orgânicas.

Ainda não tem um aplicativo? Descubra aqui 05 ótimas razões para desenvolver um app!

Muitos estudos afirmam que cerca de 65 a 80 % das instalações de aplicativos, vêm dos resultados das buscas orgânicas. A Apple, por exemplo, divulgou que 65% de todos os downloads do iOS app vieram diretamente das pesquisas realizadas nas App Stores. Já a Fiksu diz que 80% dos downloads do sistema operacional Android são provenientes das buscas efetuadas na Google Play Store.

Ou seja, as empresas que precisam de mais usuários e engajamento precisam obrigatoriamente se destacarem nas buscas dentro das App Stores.

O conceito é fácil. Difícil é conseguir esse feito em um mundo com milhões de apps. Segundo relatório do Tune, para figurar entre os top 10 dentro da sua categoria, tanto no Google Play quanto no iOS App Store, é necessário ranquear de 60 a 100 palavras-chave. E como conseguir isso? Resposta: aplicando as práticas de App Store Optimization (ASO).

Esperamos que até aqui você tenha percebido que precisa investir em busca orgânica. Agora, vamos mostrar, como utilizar as técnicas do App Store Optimization (ASO) pode te auxiliar na conquista de mais usuários, como também, em se destacar dos concorrentes.

App Store Optimization (ASO) para conseguir usuários office-freelancer-computer-business-38604

App Store Optimization (ASO) é um conceito que está se tornando cada dia mais popular. Exatamente porque é primordial para qualquer empresa que queira ser bem sucedida no mundo dos aplicativos. E como isso funciona exatamente?

Basicamente, App Store Optimization (ASO) atua como um Search Engine Optimization (SEO) para aplicativos. Ou seja, são boas práticas indicadas para aumentar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca de uma forma natural e orgânica.

Um dos pontos principais em uma estratégia de SEO é a utilização das palavras-chave. O App Store Optimization (ASO) utiliza exatamente a mesma lógica, com só que aqui, o ambiente não são os mecanismos de busca e, sim, as App Stores. Com mais de 1.200,000 apps nas duas principais lojas (Google Play e iOS App Stores) ser encontrado e conseguir um download se torna uma tarefa difícil. Mas não impossível.

Como dissemos acima, mais de 63% dos usuários descobriram os apps através das buscas nas App Stores. Esse número é imenso! Isso mostra porque App Store Optimization (ASO) é absolutamente essencial para ser bem sucedido no ecossistema de aplicativos.

Como o App Store Optimization (ASO) aumenta a visibilidade

Assim, utilizar as diversas técnicas do App Store Optimization (ASO) aumenta as chances do seu aplicativo conseguir mais usuários, consequentemente, o número de downloads. Enquanto o SEO atua nos títulos, na descrição ou na meta descrição, o App Store Optimization (ASO) permite que tanto fatores on-page quanto off-page sejam otimizados, como por exemplo, o nome do app, a descrição, os screenshots, as palavras-chave e os reviews. Esses são alguns dos fatores que impactam o algoritmo das App Stores.

Pronto! No começo desse post, você percebeu o potencial de usuários que existem nas app stores. Agora, já sabe como a App Store Optimization (ASO) pode ajudar na otimização dos apps e possibilita o acesso aos primeiros lugares. Ter um bom posicionamento, além de trazer mais usuários, ajuda na conquista de mais downloads.

Por isso que naturalmente, se você focar na otimização do aplicativo nas App Stores, a chance de conseguir um resultado orgânico significativo é muito maior. Importante relembrar, sempre, de que em cada etapa, o principal não é apenas ser encontrado e sim, conseguir downloads e depois retê-los. Vamos discutir mais sobre isso nos próximos posts.

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Como fazer a divulgação do meu aplicativo?

Quer saber mais sobre como fazer a divulgação do aplicativo? Entenda mais como funciona!

Empreendedores experientes sabem que a criação de um aplicativo é um processo árduo, cansativo e que demanda muito tempo. Como também estão conscientes que o desenvolvimento em si é apenas metade do caminho: depois de pronto, é necessário elaborar uma estratégia eficaz de divulgação do aplicativo. E executá-la.

Aumentar a visibilidade de um aplicativo é essencial para qualquer forma de monetização. Também é um processo que requer bastante esforço e trabalho duro. As pessoas chegam até o seu app de diversas maneiras. Pode ser através de reviews, por links espalhados no próprio site, e claro, sempre há o boca a boca. No entanto, 40% dos usuários de smartphones descobrem o aplicativo por causa de busca por palavras-chave nas app stores.

Isso acontece porque diariamente, bilhões de pessoas procuram aplicativos em seus smartphones para resolverem seus problemas diários. Seja para se comunicar, controlar gastos, conhecer pessoas, no final, todos acabam por entrar nas app stores e digitar as palavras que representam suas dores. As famosas palavras-chave.

Definir quais são as melhores palavras-chave que representam seu negócio faz parte do App Store Optimization (ASO) – um conjunto de boas práticas com o intuito de melhorar a visibilidade de um aplicativo nas lojas de download de aplicativo (Play Store e Apple Store). Aqui nesse post, vamos falar mais sobre o que é o App Store Optimization (ASO) e como pode ajudar na divulgação do seu aplicativo.

Como o App Store Optimization pode ajudar na divulgação seu app

O App Store Optimization (ASO) permite que o aplicativo seja encontrado por usuários específicos, aqueles que possuem maiores chances de se tornar um usuário fiel. Para tal, é necessário selecionar as palavras-chave certas e utilizá-las na descrição do seu aplicativo dentro das app stores, de modo a atrair as pessoas que realmente estavam em busca do seu aplicativo.

Em outras palavras, isso implica no aumento do número dos downloads orgânicos, aqueles realizados de forma natural sem que haja um custo adicional por detrás (quando o usuário clica em um anúncio banner seu, por exemplo).

Juntamente com outras estratégias de mobile marketing, o App Store Optimization (ASO) é uma das técnicas com o melhor retorno sobre o investimento, pois aumenta a taxa de downloads sem o custo da publicidade. Assim, ainda é a melhor estratégia para aumentar o seu faturamento sem grandes investimentos.

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Como aplicar App Store Optimization e aumentar a visibilidade

O App Store Optimization (ASO) pode parecer simples, mas não é. É um processo trabalhoso onde são analisadas todas as características que podem ser otimizadas, como o nome do aplicativo, as palavras-chave, screenshots, vídeo de demonstração, ícone e descrição.

É importante ressaltar que é um processo. Muitas pessoas pensam que fazer App Store Optimization (ASO) é apenas uma vez e pronto. Não é bem assim. Os critérios de otimização das app stores mudam diariamente, por isso, é importante monitorar as características regularmente. Também é preciso desmistificar a ideia de que App Store Optimization (ASO) é apenas definir quais são as palavras-chave adequadas.

Claro que essa é uma parte fundamental no processo, no entanto, um app também precisa ser visualmente atraente para a pessoa realmente fazer o download. Uma estratégia de App Store Optimization (ASO) bem sucedida é holística – onde tanto o planejamento de palavras-chave quanto a criatividade precisam estar alinhadas. Isso significa apostar em screenshots interessantes, em um ícone agradável, além de outros elementos visuais que são verdadeiros influenciadores na hora do seu usuário baixar o seu app. E não dos seus concorrentes.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ensinado um pouco sobre os benefícios e vantagens do App Store Optimization (ASO). O que acha de ler mais sobre o assunto no nosso blog?

Problemas com Inbound Marketing ? Faça isso!

O Inbound Marketing é uma ótima ferramenta para quem deseja inserir com sucesso o seu aplicativo em meio a um mercado cada vez mais concorrido, até mesmo porque hoje em dia não basta apenas criar um bom aplicativo para conseguir mantê-lo no topo das vendas não é verdade?

Com o Inbound Marketing você pode abordar o seu app mobile de uma forma diferenciada, buscando explorar ao máximo os recursos disponibilizados pelo seu aplicativo para convencer os usuários de que ele realmente é bom e deve ser utilizado por todos.

Mas você sabe como fazer Inbound Marketing para o seu aplicativo ter sucesso nas vendas? Caso a resposta seja não, então você está no lugar certo, pois nesse artigo daremos 4 dicas infalíveis para você utilizar essa ferramenta a favor do seu app mobile e dessa forma alcançar o seu público-alvo da melhor forma possível. Confira a seguir!

 

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Dicas para utilizar o Inbound Marketing a favor do seu aplicativo

1.Desenvolva bem o perfil da sua empresa

O sucesso do seu aplicativo em meio as vendas de mercado, basicamente vai depender dessa primeira dica de Inbound Marketing. Você precisa desenvolver bem o perfil da sua empresa e para isso nada melhor do que otimizar a descrição do seu aplicativo.

Não basta apenas ter um nome relevante e um ícone de destaque, o seu aplicativo precisa mostrar a que veio, ou seja, expor soluções que se adequem as necessidades do seu público-alvo a partir de uma descrição otimizada, utilizando palavras-chave que sejam relevantes e que estejam associadas ao seu app mobile e toda a funcionalidade que ele apresenta.

Por isso se deseja garantir o sucesso do seu aplicativo no mercado, precisa trabalhar na história da sua empresa, falar sobre o seu aplicativo, quais são as vantagens que o usuário terá ao adquiri-lo, enfim utilizar a descrição do seu app mobile como uma estratégia de Inbound Marketing aplicada a favor do seu negócio.

2.Ofereça um conteúdo que tenha contexto e seja de qualidade

Levando em consideração que o meio virtual é atualmente uma das formas mais usadas pelas pessoas para ir atrás de informações, a segunda dica para você utilizar o Inbound Marketing a favor do seu aplicativo é desenvolver conteúdos de qualidade.

Procure criar conteúdos relevantes, que tenham como principal objetivo atrair o seu público-alvo, oferecendo exatamente a informação que ele está buscando, pois, ao fazer isso você estará criando um conteúdo de qualidade e que consegue se inserir bem no contexto real do seu cliente bem como das suas necessidades.

Por isso é importante que você crie conteúdos que tenham realmente um bom contexto e que agreguem valor ao seu aplicativo, pois como o mercado de apps mobile está cada vez mais concorrido, se você se mostra especialista no assunto a partir da criação de bons conteúdos, com certeza será um grande diferencial para você sair na frente diante da ampla concorrência.

Caso você ainda não tenha um site ou um blog, procure criar um o quanto antes e passe a alimenta-lo com bons conteúdo. Com certeza essa é uma excelente estratégia de Inbound Marketing que vai ajudar você a vender mais com o seu app mobile.

3.Utilize as mídias sociais para divulgar o seu aplicativo

Sem dúvida alguma as mídias sociais apresentam uma importância relevante numa estratégia de Inbound Marketing, uma vez que através delas é totalmente possível divulgar o conteúdo que você publicou em seu site ou blog para os usuários que já interagem com a sua marca.

Manter uma boa presença nas mídias sociais é fundamental para qualquer negócio, mas em se tratando de aplicativos, essa ferramenta terá basicamente duas funções que são: conseguir um maior compartilhamento do seu app mobile e promover a construção da sua marca com os usuários.

Com as mídias sociais você consegue se posicionar frente ao seu usuário de forma orgânica e isso é muito importante para proporcionar um maior número de downloads para o seu aplicativo.

Para fazer com que os usuários queiram compartilhar o seu app mobile uma das estratégias de Inbound Marketing utilizadas é incluir botões de compartilhamento onde você achar necessário.

Você também pode aguçar a curiosidade do seu público-alvo e fazer com que eles queiram compartilhar e fazer o download do seu aplicativo oferecendo fragmentos sobre aquilo que o seu produto pode oferecer bem como enfatizar as vantagens do seu aplicativo. Dessa forma a aceitação e procura por ela será bem maior e muito mais rápida.

Proporcionar alguns incentivos para que o usuário compartilhe o seu aplicativo como acesso a uma versão mais avançado do app por tempo limitado ou então descontos pode ser uma excelente estratégia para você garantir vários compartilhamentos e downloads para o seu app mobile.

Agora para construir a sua marca e melhorar o relacionamento com os usuários você pode utilizar as redes sociais como o Facebook e Twitter para se manter sempre conectado com o seu público-alvo, seja respondendo dúvidas ou mesmo resolvendo problemas.

Não se esqueça que o ponto crucial para elevar os downloads de um aplicativo é sem dúvida alguma o engajamento com os seus usuários, afinal de contas você até pode ter um aplicativo excelente, mas se não manter um bom relacionamento com os usuários do seu app dificilmente conseguirá aumentar os seus downloads bem como a quantidade de clientes ativos.

4.Alimente seus leads via E-mail Marketing

Outra ferramenta que deve ser levada em consideração na hora de utilizar o Inbound Marketing a favor do seu aplicativo é a alimentação dos seus leads a partir do E-mail Marketing.

De nada vai adiantar atrair novos usuários por meio de conteúdos relevantes se você não utilizar uma estratégia eficiente para manter contato com eles e mostrar novidades e dicas sobre o seu aplicativo.

Por isso procure utilizar o e-mail marketing para se conectar com os usuários do seu app mesmo após você ter conquistado o seu interesse ou até mesmo depois dele já ter feito o download do aplicativo.

Nesse caso as informações devem ser enviadas de forma automática e personalizada, lembrando que elas devem estar sempre direcionadas para os interesses do usuário.

Portanto com as dicas de Inbound Marketing dadas acima você não só consegue aprimorar o engajamento com o seu público-alvo, aumentar o número de downloads do seu aplicativo, como também garante o sucesso nas vendas a partir do seu app mobile.