,

Otimização de apps: Entenda mais sobre testes A/B

teste-a-b-para-apps

Há quase tanto tempo quanto existe o conceito de marketing digital, existe o teste A/B.

A ideia é bem simples: Cria-se duas variações de uma mesma oferta com uma diferença entre elas.

Então, envia-se uma primeira variação para metade dos leads e a segunda para a outra metade. Aquela que conseguir converter mais leads em clientes pagantes, é a vencedora.

Fácil entender o conceito, não?

Mas não enganem-se. Os testes A/B em apps são mais complexos do que parecem.

Para ser bem sucedido, precisa existir uma hipótese madura, pesquisa, análise e uma sólida estratégia de aquisição de usuários.

Alcance seus resultados e aumente seu número de downloads! Receba uma análise personalizada da otimização do seu app!

Sabemos que agora você deve estar pensando: “Será que os testes A/B conseguem aumentar o número de downloads do meu app”?

Mesmo que o conceito do teste A/B tenha sido aplicado primeiramente em sites, foi totalmente adaptado para estratégia de marketing do seu aplicativo. Então, a resposta é: SIM.

Na verdade, testes A/B realizados nos ícones do app ajudaram a aumentar a conversão em mais de 30%.

Aqui nesse post, vamos entender mais:

  • Sobre o conceito de testes A/B em si;
  • Quais elementos podem ser testados;
  • Como selecionar os que devem ser priorizados antes.

Mais sobre o que são os testes A/B em apps

 

teste-a-b-mobile-marketing

 

Dissemos acima que os testes A/B são mais complexos do que parecem, certo?

Vamos explicar melhor o porquê: Não basta apenas pensar em duas variantes, uma controle e o verdadeiro teste para a hipótese, e apresentá-las ao público desejado.

É necessário analisar todos os dados estatísticos e determinar realmente qual variante realmente apresenta o melhor desempenho.

Quando bem aplicados e analisados, os testes A/B podem fazer diferença nos resultado do aplicativo.

E ainda ser útil para guiar o trabalho de diversos tipos de profissionais desde os de marketing, até os designers e desenvolvedores.

Uma informação muito importante é que esses testes podem apenas ser realizados na PlayStore.

 

Quais elementos  podem ser testados nos testes A/B?

 

Ao contrário de um site, onde existem muitos elementos que podem ser testados, o usuário de um aplicativo toma uma decisão baseado em “apenas” oito elementos:

 

  • Título
  • Ícone
  • Screenshots
  • Descrição
  • Vídeo
  • Reviews e comentários
  • Preço
  • Compras no app.

 

Vamos falar brevemente sobre os quatro elementos que mais influenciam a performance da página do app.

 

1) Título

O título é uma das primeiras coisas que os usuários vêem quando navegam em uma categoria ou pesquisa. É um elemento importante, principalmente, para você distinguir-se dos concorrentes.

Mesmo que a otimização do título, por si só, não tenha influência significativa na taxa de conversão do aplicativo, adicionar palavras-chave a um título melhora os rankings de busca e a atração de usuários orgânicos.

 

   2) Ícone

Com tantas opções existentes nas stores, os apps precisam destacar-se.  O ícone é uma das primeiras coisas que as pessoas notam. Assim como um título, precisa comunicar-se e conectar-se com os potenciais usuários.
Quando se trata de um ícone, geralmente testa-se elementos que influenciam a taxa de conversão do aplicativo e o engajamento do usuário como gráficos, simplicidade, cores, personagens e o logotipo.

 

3) Screenshots

Na maioria dos casos, o screenshots é  a única fonte de informação que as pessoas usam na tomada de decisão. Além de refletirem com precisão a proposta de valor do produto são pensados para envolver o potencial usuário.

Para melhorar a comunicação com o público-alvo, os desenvolvedores de aplicativos geralmente começam mudando a ordem dos screenshots e analisando quais elementos visuais  e legendas funcionam melhor.

 

4) Descrição

A média de impacto das descrições na conversão dos usuários gira em torno de 10 a 20%.  

Ou seja, utilizar palavras-chaves certas e os melhores termos utilizados pelos usuários na busca orgânica gera tráfego qualificado e, por sua vez, aumento da conversão.

Dentro do processo de ASO, é fundamental realizar testes recorrentes com grupos de keywords e, depois, analisar como interferem nas métricas orgânicas.

Testes contínuos podem trazer informações bastante interessantes sobre quais palavras têm mais efetividade para o usuário encontrar seu app nas lojas!

 

Quais elementos testar primeiro com testes A/B?

 

Em resumo, os principais elementos para realizar o teste A/B são as palavras-chave na descrição, os ícones e os screenshots. Ter uma estrutura clara e definir metas específicas é fundamental para o sucesso do teste A / B do aplicativo.

Não adianta nada sair testando qualquer coisa ao léu. É desperdício de recursos começar um teste sem uma hipótese definida, o que consegue-se apenas com:

 

 

Apenas assim o teste A/B pode verdadeiramente medir os impactos de cada elemento dentro do seu objetivo, comprovar a hipótese e implantar as modificações sem apelar para o “achismo”.

Melhor dizer “eu sei” do que eu “eu acho”, não?  E lembre-se: teste apenas um elemento de cada vez!

O que acha de contar com a expertise do RankMyApp na estratégia de marketing mobile da sua empresa? Alcance seus resultados e aumente seu número de downloads! Receba uma análise personalizada da otimização do seu app!

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz