O que são palavras-chave em ASO?

Escolher cuidadosamente quais são as melhores palavras-chave em ASO para descrever seu aplicativo é inevitável – se você quiser realmente ser encontrado nas App Stores.

Para exemplificar melhor, imagine a seguinte situação: uma pessoa está procurando um aplicativo específico. Pense em como essa pessoa se comporta nesse momento.

Uma das suas reações seria entrar em uma loja de aplicativo em seu celular e digitar alguma palavra que represente a sua necessidade. 63% dos downloads começam dentro no campo de busca das lojas.

Esse termo é uma palavra-chave em ASO. Esse é o conceito. No entanto, para a mágica acontecer é necessário saber exatamente quais são as palavras-chave para os usuários do seu aplicativo conseguirem te encontrar no meio de mais de quatro milhões de aplicativos disponíveis no sistema Android  e iOS.

.Aqui nesse post nós vamos ensinar o conceito de palavra chave em App Store Optimization (ASO) e como descobrir quais são as melhores para seu aplicativo.

palavras-chave em ASO

O que são palavras chave em ASO?

 

Até aqui você já sabe que as palavras-chave em ASO são aquelas que melhor descrevem a essência, funcionalidade e o valor do seu aplicativo. Elas devem aparecer no seu título, a descrição do seu aplicativo e, no caso das versões para iOS –  também no campo oculto de keywords (esse  espaço não é visível para o usuário

Parece um certo exagero mas  uma estratégia bem estruturada de palavras-chave pode subir em até 4 vezes o número de downloads orgânicos!

Por isso  saber quais são as melhores palavras para seu app é praticamente uma questão de sobrevivência.

Para começar a definição dos melhores termos para o seu aplicativo, é necessário fazer uma ampla pesquisa sobre quais expressões definem seu app.

Com essas palavras em mãos, é mais fácil implementá-las e depois medir sua performance. Vamos falar de cada uma dessas fases. 

Pesquisa das palavras-chave ideais em ASO

 

Cat GIF - Find & Share on GIPHY

 

Na busca de quais são as melhores palavras-chave para divulgar seu aplicativo você vai precisar fazer um brainstorm e criar uma lista inicial. Não se preocupe exatamente com o que anotar – essa é apenas uma primeira versão.

A lista deve conter algumas ideias centrais do seu modelo de negócio, além de algumas informações que caracterizem a sua proposta. Por exemplo:

  • O título do seu aplicativo e o nome do desenvolvedor;
  • As palavras que você usar para definir o app;
  • Todos os termos que vêm na sua cabeça quando descrever o aplicativo;
  • O título dos aplicativos concorrentes e as palavras utilizadas para descrevê-los;
  • Palavras que as pessoas usam para descrever seu aplicativo e dos seus concorrentes. Você pode encontrar na parte de reviews e ratings;
  • As expressões que a função autocompletar do Google ou Apple App Store indica quando se digita uma certa palavra.

Depois de feita essa longa lista está na hora de categorizar suas palavras chave em ASO, ou seja, amarrar as pontas soltas.

Você deve agora agrupar as sugestões em categorias específicas. Sinta-se à vontade para criar aquelas que julgar interessante para a divulgação do seu aplicativo.

Dessa forma, você pode selecionar as melhores palavras-chave para seu app.

Existem ferramentas específicas, como da RankMyApp, que identifica se os termos selecionados possuem um alto volume de buscas, competição baixa e claro, um nível alto de relevância, etc.

 

Implementação das palavras-chave em ASO

 

Agora com as suas palavras-chave em mãos está na hora de implementá-las no seu aplicativo. No iOS existem duas áreas que influenciam o algoritmo: o título e o campo de keywords.  

Esse campo, em especial, pode conter apenas 100 caracteres, por isso não desperdice espaço repetindo as palavras-chave do seu título. É uma ótima oportunidade de acrescentar novos termos para serem indexados pelo algoritmo. Veja aqui mais algumas dicas para implementar as suas palavras-chave no seu app.  

 

Mensuração e rastreamento das palavras-chave em ASO

 

Além de selecionar e implementar é importante monitorar de perto os resultados obtidos com a otimização do app através das palavras-chave.  Acompanhar a eficácia da sua estratégia permite avaliar a performance das palavras-chave tanto antes quanto depois da implementação.

Também consegue-se mensurar qual é a performance global e comparar os rankings de antes e depois das mudanças realizadas pelas práticas do App Store Optimization (ASO). Isso ajuda a redirecionar as ações e revisar os termos utilizados.  

Os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Conscientize-se de que seu app não vai ganhar cerca de 100 posições no ranking da App Store em apenas um dia. Mas com tempo e dedicação, os frutos colhidos serão duradouros e o retorno sobre o investimento excelente.

As palavras-chave são apenas mais um dos fatores dentro do App Store Optimization (ASO). Quer saber quanto o seu app está otimizado para ser encontrado nas buscas orgânicas das app stores?

Teste aqui a nossa ferramenta e obtenha um diagnóstico gratuito.

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz