Como fazer um aplicativo aparecer primeiro dentro das lojas?

Muitos se perguntam como fazer um aplicativo e como colocá-lo em evidência e obter downloads nas app stores. E para isso acontecer, App Store Optimization (ASO) é indispensável. Esse termo ainda é um mistério para alguns, por isso vamos desvendá-lo aqui.  

ASO consiste em um conjunto de boas práticas, assim como o SEO, para otimizar o aplicativo e melhorar seu posicionamento dentro das buscas nas app stores. Ou seja, fazer com que seu app seja encontrado na busca orgânica dos dispositivos.

Então, profissionais de marketing que sabem sobre a existência das práticas de App Store Optimization já estão um passo à frente da maioria. Esse é seu caso, já que chegou até esse post. Aqui vamos falar um pouco sobre como o ASO coloca seu aplicativo nos primeiros lugares das buscas nas lojas.

Como o App Store Optimization ajuda no posicionamento do app

Fazer com que seu aplicativo esteja no ranking do Google Play Store ou da Apple Store envolve uma série de fatores. Trabalhando corretamente cada um deles, você consegue aumentar as chances de ser descoberto e, consequentemente, aumentar o número de downloads e usuários qualificados.

Enquanto o SEO atua na definição de títulos e na meta descrição, o ASO permite otimizar os elementos on-site (título, descrição e screenshots) mas também tem influência de outros elementos, por exemplo, os ratings e reviews.

Quais são os fatores da busca orgânica para app?  

Criamos aqui um guia rápido para você saber um pouco mais sobre cada um dos fatores que impactam no algoritmo das app stores.

Palavras-chave

Quando uma pessoa procura por um app, normalmente digita algumas palavras nas barras de busca das app stores. Saber exatamente o que as pessoas vão escrever nesse momento é um dos pontos mais importantes de uma estratégia de App Store Optimization.

As palavras-chave têm um grande impacto nos algoritmos das lojas. Por isso, é importante escolher com cuidado quais são os termos adequados para as pessoas acharem seu aplicativo.

No RankMyApp, mensuramos o volume de busca e a concorrência das palavras dentro das stores, para saber quais possuem um bom potencial de downloads e que podem ser mais relevantes para seu app obter sucesso.

Título

Aliado ao seu ícone, o título do seu aplicativo é o que transmite o sentido do seu app existir. Na verdade, é a essência e a razão de ser do aplicativo. Você tem 50 caracteres no iOS e 30 no Android para utilizar as suas palavra-chave mais poderosas.

Não fique com medo de acrescentar uma palavra-chave no seu título para não “misturar” com o nome do seu app. Lembre-se que o título tem um grande peso na otimização.

Por isso, faz sentido colocar a palavra-chave junto ao nome do seu app, para facilitar os mecanismos de busca e aumentar as conversões.

Descrição

Escrever uma descrição para seu aplicativo é um desafio. Cada palavra precisa ser cuidadosamente escolhida. Mesmo que algumas pessoas não leiam a descrição do app é importante que seja esclarecedora para aqueles que lêem.

Além de proporcionar uma ótima experiência para o usuário, otimizar a descrição é uma das melhores formas para aumentar a visibilidade e rankear em diversos termos na busca.

Na PlayStore, as palavras-chave são identificadas na sua descrição e você tem até 4 mil caracteres para fazer uma descrição relevante e com várias palavras-chave de peso.

Já na Apple Store, a descrição não é tão relevante quanto na PlayStore, e as palavras são colocadas em um campo específico que não é visível para os usuários.

Screenshots

Os screenshots têm uma importância enorme dentro do App Store Optimization. O visual do app influencia diretamente na experiência dos usuários e a grande maioria das pessoas dão uma olhada no design antes mesmo de ler a descrição.

Se seus screenshots não forem atrativos os usuários não irão clicar no seu botão de download. Junto com o vídeo, é o principal fator de conversão dentro da página.

Reviews e ratings

As empresas estão cada dia mais focadas em “humanizar” a busca orgânica e acrescentar mais fatores considerados “sociais” para ordenar o ranking dos seus aplicativos. Isso significa que os ratings e reviews, cada dia mais, possuem peso no algoritmo de busca orgânica.

Se seu aplicativo dispõe de boas avaliações e comentários positivos, seu posicionamento no app ranking melhora.

Se não, piora. Além disso, reviews e ratings fazem com as pessoas escolham com mais facilidade. A opinião de outros usuários definitivamente influencia em uma decisão de compra.

O quanto seu aplicativo é otimizado? Para saber mais sobre o nível de ASO do seu app, faça uma avaliação gratuita na nossa ferramenta! Aproveite e veja quais são as nossas principais dicas!

Últimas postagens