,

NÚMERO DE DOWNLOADS: POR QUE VARIA TANTO (MESMO FAZENDO ASO)?

numero-de-downloads

Sejamos diretos: Tudo gira em torno do número de downloads do aplicativo.

Conseguir aumentar a visibilidade de um app ou galgar mais posições nos rankings nas buscas das lojas, são questões sempre presentes nas estratégias de mobile marketing, certo? Mas o questionamento principal sempre acaba sendo em relação a quantidade de downloads.

Quem começou agora a trabalhar com marketing mobile ou até aqueles profissionais mais experientes, com certeza, sentiram-se instigados a pensar sobre as constantes oscilações do número de downloads.

 

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo!

 

Paralelamente, surgem as dúvidas em relação as métricas usadas no processo de ASO para conquistar novas instalações. Ou ainda para mantê-las no smartphone. Dentre outras.

Não podemos responder todas as suas perguntas mas pelo menos quando chegar ao final desse conteúdo, você sairá com algumas respostas.

Lembre-se de que pode sempre consultar o nosso blog atrás de novas informações! Ou conversar com a nossa equipe!

Aqui nesse post, você vai:

  • Aprender mais sobre potencial de downloads;
  • Descobrir porque downloads orgânicos variam tanto mesmo quando temos uma estratégia sólida de App Store Optimization (ASO);
  • Se também devemos prestar atenção nas desinstalações.

Vamos lá?

Entendendo sobre potencial e número de downloads

 

O potencial de download é uma métrica importante dentro do processo de ASO,  utilizada por nós, do RankMyApp, para avaliar a capacidade de uma palavra-chave possui para conquistar um download após busca orgânica.

Essa métrica é essencial na medição da eficácia de certas palavra-chave no ranqueamento do seu aplicativo. É basicamente uma comparação matemática entre:

  • Dificuldade (Quantos apps já utilizam e ranqueiam para essa keyword);
  • Tráfego (O volume de busca que já existe para esta palavra).

Por meio dessas análises estatísticas, descobrimos o potencial de download que uma palavra-chave possui. E trabalhamos em cima disso.

Vale ressaltar que esses dados não são públicos e a ferramenta do RankMyApp (assim como outras) usam estimativas para chegarem nesse valor.

Em alguns lugares, essa métrica também é conhecida como Keywords Efficiency Index (KEI).

 

Por que o número de downloads orgânicos variam tanto (mesmo com ASO)?

 

Essa é uma pergunta recorrente quando começamos com um processo de ASO.

Mas agora que entendemos como funciona o potencial de download, fica mais fácil de compreender o processo como um todo.

Sabendo que as palavras-chave possuem chances numéricas de gerarem um certo número de downloads, é mais fácil entender que de tempos em tempos, algumas são excluídas ou inseridas no plano de ação da estratégia de otimização do app.  Lembra que o ASO é baseado em testes?

Até que haja estabilidade e trabalho contínuo de análise do comportamento das keywords (normalmente de três a quatro meses) é normal que exista essa variação.

 

numero-downloads-aso

Exemplo de um acompanhamento gráfico de downloads orgânicos com pico positivo de 1 semana e estabilidade nas seguintes.

 

E as desinstalações?

 

E então? Devemos nos preocupar com as desinstalações assim como nos preocupamos com os downloads?

Claro. No entanto, não é exatamente assertivo considerá-las como métrica decisiva para ASO.

Um usuário desinstala seu app por vários fatores, no entanto, nenhum deles é veiculada com a busca orgânica ou com o trabalho de otimização do app.

Para entender melhor sobre retenção de usuários, separamos esses conteúdos:

 

Em outras palavras, está é uma métrica mais relacionada com análise da retenção. No ASO, trabalhamos com métricas mais relacionadas à aquisição de usuários.

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo e aumente 379% mais instalações orgânicas em 5 meses!

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz