Mídia Paga x ASO: Quais as diferenças principais no marketing para apps

midia paga e aso

 

Todas as pessoas que começam a investir em marketing para apps têm uma dúvida em comum:

Quais são as melhores estratégias para aumentar a visibilidade dentro das stores?  Mídia Paga ou ASO?

Antes de entrarmos em qualquer discussão sobre marketing para apps, vamos esclarecer um ponto importante:

Mídia paga e ASO não são estratégias opostas, e sim, complementares. Ambas possuem vantagens e desvantagens específicas. E você não precisa, necessariamente, escolher entre uma ou outra.

Cada empresa possui metas e objetivos únicos. Não existe uma receita de bolo pronta ou uma estratégia genérica de marketing para apps. Cada caso é um caso.

Para exemplificar, essas são algumas das variáveis envolvidas:

  • Budget
  • Metas
  • Situação do seu app.

Por isso, vamos começar apontando as diferenças entre mídia paga e ASO. E as vantagens de cada uma. Assim, vai ficar mais fácil você entender os dois conceitos e aprender um pouco mais sobre marketing para apps.

Marketing para apps: Diferenças entre mídia paga e ASO

Se você está no mundo mobile app, é importante entender quais são os diferentes métodos utilizados de marketing para apps. Acredite, você vai precisar de todas as armas para diferenciar-se.

Com mais de dois milhões de aplicativos tanto no Google Play quanto na Apple Store, fazer com que seu app ganhe visibilidade e seja descoberto é desafiador. Vamos falar sobre cada uma das estratégias:  

# App Store Optimization (ASO): Tráfego orgânico com qualidade

O ASO foca na otimização das páginas e na aquisição dos usuários orgânicos. Quando bem feito, com uma estratégia estruturada, influencia diretamente na tomada de decisão do usuário.

Isso porque trabalha tanto os elementos visuais (ícones, screenshots, vídeos…) quanto as palavras-chave usadas nos títulos e na descrição.

O ASO ajuda no posicionamento do aplicativo dentro da loja e faz com que seja encontrado por quem quer de fato quer encontrá-lo.

 

# Mídia paga: Alcance dentro do seu público-alvo

Já a mídia paga trabalha com o alcance da marca dentro dos possíveis públicos alvos.

É uma estratégia eficaz em termos de conseguir  usuários mais assertivos e dentro do perfil de prospect.

Vale ressaltar que não serão necessariamente usuários que buscaram pelo app, mas sim, aqueles que ficariam interessados ao saber da sua existência.

Outra vantagem das mídias pagas é que a mensuração do ROI é feito com mais facilidade, já que os dados são registrados e disponibilizados pelas lojas.

 

E qual a melhor estratégia de marketing para apps?

Como dissemos no começo, ASO e mídia paga não são estratégias excludentes. De forma ideal, é melhor que se invista nos dois. Não adianta muito investir em mídias pagas se os elementos do seu app não são minimamente otimizados. Faz sentido?

O cliente pode até chegar no seu app através dos ads, mas provavelmente, vai sair da página sem baixá-lo. Em outras palavras, investir apenas em mídia paga traz tráfego sim. Porém, não converte.

Da mesma forma, não adianta otimizar um app e lançá-lo nas stores sem uma campanha paga de branding com foco em expansão e conhecimento da marca.

Você não conseguirá os downloads, no entanto, ninguém vai conhecer a sua empresa.

Em tratando-se de marketing para apps, essa é a melhor dica:

Quanto maior e mais diversificados forem os esforços, melhores serão os resultados!

 

Para finalizar, algo importante sobre o ASO:

É importante ter em mente que a otimização de um app é um processo que precisa ser monitorado e constantemente testado.

Os desenvolvedores de apps precisam analisar constantemente seus próprios rankings (e dos concorrentes) ao longo do tempo.

Muitos aplicativos são publicados todos os dias e, existe diariamente, um novo fluxo de avaliações, revisões e downloads – que podem afetar seus rankings de pesquisa.

Por isso é fundamental manter o teste e a experimentação constante das palavras-chave para direcionar mais tráfego orgânico para a sua páginas de pesquisa.

O que acha de tentar as duas estratégias de marketing para apps? Deixe seu comentário aqui! 

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz