Marketing para aplicativos: como criar uma estratégias de sucesso

Atualmente já são mais de 2,2 milhões de aplicativos disponíveis na Apple App Store e mais de 3 milhões na Google Play Store, segundo a Business of apps. Com tantos apps presentes no mercado, como fazer com que o seu desperte o interesse? A resposta é: Investir esforços em uma boa estratégia de marketing para aplicativos.

Sem uma boa estratégia de marketing, as pessoas não conhecerão seu aplicativo e não terão interesse em baixá-lo, mesmo que ele tenha uma ótima usabilidade. Abordaremos alguns pontos que você deve levar em conta na hora de criar uma estratégia de marketing para aplicativos, para que ele se torne um verdadeiro sucesso!

1)Valide sua ideia

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing, que seja realmente efetiva, é validar sua ideia. Procure por possíveis concorrentes. Sim, você terá competidores, e faça uma análise em cada um deles. Ter competidores de sucesso pode ser um bom sinal, quer dizer que sua ideia possui mercado, mas ter muitos não é um bom sinal.

Ao realizar a análise, confira as avaliações de cinco estrelas e as de apenas uma estrela, eles serão uma fonte valiosa de informação. Fazendo isso, você conseguirá identificar o que o público mais gosta, e o que eles odeiam, em cada aplicativo, o que servirá como comparativo na hora de criar seu app.

Garanta que seu aplicativo tenha as funções que as pessoas amam e que não tenham as que elas odeiam. Mas lembre-se sempre, seu produto pode ser similar ao dos concorrentes, mas ele deve ser melhor e ter um diferencial em relação aos outros.

As funções que as pessoas amam e esse diferencial serão pontos que devem ser ressaltados na sua estratégia de marketing. Antes de lançá-lo efetivamente, divulgue o aplicativo para que pessoas interessadas no app e que possam testá-lo e leve a sério o feedback de cada um.

Assim eles se sentirão importantes e parte da história do aplicativo, o que fará com que eles divulguem seu aplicativo para outras pessoas, sem que você gaste nada.

2) Construa uma presença online

Ter uma presença online é fundamental, antes mesmo do lançamento do seu aplicativo, para que as pessoas o conheçam. Primeiro faça um site para seu aplicativo e deixe bem claro o que aquele aplicativo fará. Invista em marketing de conteúdo, através de um blog, para atrair pessoas para o site e levá-los a baixar seu aplicativo.

Defina personas para seu app e produza conteúdo que vá atrair as pessoas através de:

  • Assuntos que eduquem o público sobre como seu aplicativo pode ajudá-las,
  • Temas de como pode facilitar a vida;
  • Dicas de como ser mais produtivo.

Lembre-se de otimizar suas páginas para dispositivos móveis, pois a utilização de celulares para acessar a internet é maior que a de desktops.

Entenda em quais redes sociais a sua persona encontra-se e invista em conteúdo. Sejam elas Facebook, Twitter, LinkedIn ou qualquer outros canais que você definir. Essa é uma estratégia essencial para que seu público conheça seu aplicativo.

Após o lançamento, as redes sociais serão uma fonte valiosa de informações e interação, o que irá garantir um bom relacionamento com seu público. Caso você queira exemplos de marcas que fazem um trabalho de marketing no Facebook muito bom, veja a página da empresa Netflix (Sim, é uma menina!) e da Catuaba Selvagem.

Crie uma campanha promocional para lançamento, ou em eventuais oportunidades, nas redes sociais. Isso poderá alavancar sua visibilidade e interação com as pessoas, podendo até se tornar uma campanha viral. Lembre-se, todas suas ações devem ser medidas, através do analytics de cada uma das plataformas, como o Google Analytics e o Facebook Insights.

Invista naquelas que mais dão retorno. Crie indicadores, que serão analisados mensalmente, e defina metas a serem batidas.

3) Experiência do usuário

Não adianta traçar uma estratégia de marketing de sucesso para seu aplicativo se ele não for tão fabuloso quanto sua estratégia. Ao se criar um aplicativo, o usuário deve ser o foco principal em todo o processo, pois é ele quem irá utilizá-lo.

Há várias formas de melhorar a experiência do usuário em um aplicativo. Criar experiências onboardingcom tutoriais simples que gerem valor para seu usuário é uma boa escolha. O importante é que você crie algo que seja fácil e bonito.

Um termo muito utilizado pelos designers de produtos digitais é o KISS, keep it simple and stupid, que significa mantenha simples e estúpido. Desenvolver seu aplicativo assim irá garantir que qualquer pessoa consiga utilizá-lo. Você pode até realizar uma votação entre vários layouts, com seu público das redes sociais, para definir qual eles julgam mais fácil.

Se seu app for lançado para as duas plataformas, tente que a experiência do usuário seja parecida nas duas. Assim, caso ele troque de sistema ou apresente o aplicativo para um amigo, saberá exatamente o que esperar.

4) App Store Optimization

ASO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um aplicativo mobile nas lojas de aplicativos. Ele pode ser visto como SEO para as lojas de aplicativos e leva em conta alguns fatores como:

  •     Ícone e nome do aplicativo;
  •     Palavras-chave utilizadas;
  •     Descrição;
  •     Screenshots;
  •     Vídeo;
  •     Reviews.

Fazer todas as otimizações é essencial para que as pessoas encontrem seu aplicativo e queiram baixá-lo. Existem algumas empresas que são especialistas nesse assunto, como o RankMyApp.

5) Mensurar e adaptar

Como já falamos anteriormente, é muito importante criar e acompanhar métricas para avaliar o sucesso das suas ações. Após o lançamento do aplicativo, isso não poderia ser diferente.

Utilize alguma ferramenta de mobile app analytics para medir o desempenho do aplicativo. Se os números mostrados pela ferramenta estão de acordo com o planejado, você e seus esforços de marketing estão no caminho certo.

Caso esses números estejam abaixo do esperado, reavalie em qual ponto sua estratégia não está sendo efetiva. O acompanhamento constante e a adaptação da estratégia de marketing ao cenário atual, levarão o seu aplicativo ao sucesso.

Algumas métricas comumente utilizadas são:

  •     Engajamento: São as informações relacionadas ao uso do app. Tempo por sessão, frequência que os usuários abrem o aplicativo, telas abertas por sessão. Estes são apenas alguns exemplos que podem mostrar como os usuários interagem com o seu aplicativo.
  •  Retenção: esta medida depende totalmente de qual é o conceito de “usuário ativo” e o modelo de negócio do aplicativo. Com ela você sabe a quantidade de usuários que continuam ativos em um determinado período de tempo.
  •     Receita por usuário: É a divisão entre a receita total do aplicativo pelo número de usuários ativos do seu app.
  •     Custos: Existem alguns tipos de custos a serem medidos. Os que são relacionados diretamente aos aplicativos são o custo por download e o custo por usuário ativo.

O primeiro é a divisão entre o valor gasto em um determinado tempo dividido pelo número de downloads. O segundo é esse mesmo valor gasto dividido pelo número de pessoas que realmente usam o seu aplicativo.

6) Acompanhe as tendências

Acompanhar as tendências do mercado de aplicativos é essencial, assim, você conseguirá realizar adaptações que melhorarão a experiência do usuário e a qualidade do seu app. Já posso te adiantar algumas como:

  •    Location Based Services: será cada dia mais comum a geolocalização em aplicativos. Vários já estão utilizando para oferecer uma experiência única, como ofertas, promoções e cupons de descontos para quem está próximo a uma loja.
  •    Internet das coisas: Vários objetos já estão conectados a internet, o que aumenta a demanda de aplicativos que consigam controlá-los.
  •    Segurança: Manter seu app seguro tem se tornado uma das maiores preocupações das App Stores e elas têm ficado mais rigorosas.

Esses são apenas alguns pontos que devem ser analisados ao se criar uma estratégia de marketing. Como cada aplicativo é único, com uma filosofia e uma proposta de valor para o cliente, não existe um passo a passo para o sucesso.

Toda ação realizada deve ser mensurada, analisada e modificada, caso haja a necessidade. Sua estratégia de marketing para aplicativos estará em constante evolução para atingir os resultados esperados. Se você conhece algum outro ponto que julga importante de ser abordado, comente com a gente e vamos conversar a respeito!

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