Estratégias de aquisição baseadas na Jornada do Usuário nas lojas dos apps

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Vamos propor um exercício interessante para discutirmos a Jornada do Usuário.

Qual foi o último aplicativo que você baixou? Pense nele. Agora, lembre o que te motivou a ir lá no campo de buscas das lojas e digitar as palavras-chave para encontrá-lo.

Talvez quando você reflita sobre o caminho que percorreu no momento em que baixou seu último app, comece entender mais sobre o comportamento de quem busca um aplicativo nas lojas.

Foi uma necessidade? Curiosidade? Um desejo? Uma resolução? Qual foi a sua intenção por detrás desse download?

Tudo o que você fez, buscar, encontrar a página do app e interagir com os elementos, consiste no que chamamos de  “hábitos mobile”.

Ou seja, o que você pensa, sente e o que te leva a tomada de decisão. O que te motiva no momento em que encontra um aplicativo que parece resolver suas dores e problemas?

Nesse ponto, você deve ter compreendido a importância, quase vital, de entender o comportamento do seu usuário. Essa é uma premissa fundamental para qualquer estratégia de aquisição.


Afinal, para atrair alguém é necessário conhecê-los. Faz sentido?

 

Jornada do Usuário: Da descoberta à retenção

 

Todas as pessoas procuram um app por alguma razão. Esse é o estágio 1. Um desejo ou necessidade gera uma reação que resulta na descoberta nas lojas.

Em seguida, os usuários visitam a página do app. E assim, você começa a criar seu fluxo de tráfego orgânico.

E como os seus usuários descobrem seu aplicativo? Essa é uma das funções do App Store Optimization (ASO).

As técnicas de ASO consistem em atrair um público altamente qualificado para a página do seu aplicativo.

Pessoas que realmente querem encontrar o seu produto, que enxergam o seu valor e o utilizarão sempre.

Para alcançar esses resultados, é necessário otimizar os elementos dentro da página do aplicativo nas lojas. Por isso que investir em ASO é um dos primeiros passos do planejamento de marketing para apps.

Depois de descobrir seu app e entrar na página, o usuário vai definir se irá instalá-lo ou não. Essa é parte é o que chamamos de conversão orgânica.

E isso acontece de forma bem rápida. No mundo mobile, tudo é instantâneo. As decisões também.

Existem usuários que levam cerca de cinco segundos para decidir se vai instalar seu app ou não.

No entanto, conseguir usuários em um tempo recorde não é tão vantajoso quanto parece.

Entenda: A página do seu app não é uma landing page cujo objetivo é a conversão de forma mais rápida possível. Uma instalação rápida não significa necessariamente o melhor tipo de instalação.

Porém, o desafio ainda consiste em mostrar o valor do seu app em questão de segundos em uma única página – assim como uma Landing Page.

Confuso? Continue lendo e veja como tudo se encaixa.

 

Como funciona a Jornada do Usuário nas lojas dos apps?

 

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Dissemos acima que as decisões no mobile são quase instantâneas. Existem usuários que instalam o seu aplicativo em apenas cinco segundos.

E tem aqueles que ficam engajando com os elementos da página antes de tomar uma decisão. Isso também dura apenas instantes. Mas esses pequenos momentos contam muito.

Os que ficam mais tempo, costumam assistir o vídeo, ler as descrições e ainda ler os primeiros reviews e ficar cerca de 13 segundos na página antes de decidir ou não baixar.

Esses usuários que ficam mais tempo na página são mais qualificados. Ou seja, são aqueles que vão manter o seu app no celular e não apagar no primeiro momento em que precisar de espaço.

Uma pessoa que faz uma compra por impulso, como em cinco segundos, vê menos valor no produto do que aquela que fica pesquisando e pensando sobre, concordam?

Porém, a decisão de ambos os usuários são impulsionadas pela otimização dos elementos da página do aplicativo nas lojas.

Existem muitas estratégias de aquisição para aumentar a conversão da sua página. O ASO é uma delas. Otimizar os elementos da página é, literalmente, acrescentar mais inteligência na sua estratégia de Mobile Marketing.

Vale ressaltar que o processo varia se estamos falando sobre a Google Play Store ou a Apple Store.

Aliás, assim como são sistemas operacionais diferentes,  é natural que  as estratégias de ASO sejam diferentes. Concorda?

Para finalizar, mantenha em mente que ter um BOM app é a âncora para qualquer estratégia!

Esse assunto foi tema de uma das palestras do Mobile Coffee, um dos eventos promovidos pelo RankMyApp. Acompanhe as nossas mídias sociais e estejam atentos ás próximas datas!!! 

Gostaríamos de convidar a todos para participarem! Venham discutir Mobile Marketing conosco!

 

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1 Comentário on "Estratégias de aquisição baseadas na Jornada do Usuário nas lojas dos apps"

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[…] mais delongas, vamos mostrar como melhorar a conversão do seu app. A ideia é falar um pouco de jornada do usuário e como funciona o comportamento durante a visita à página do […]

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