,

iOS 11: Quais mudanças impactam na otimização do app?

ioS11

Apesar de ainda estar na fase de testes, o iOS 11 já pode ser acessado pelo público em geral na versão Beta.

O sistema operacional vai ser lançado oficialmente apenas no final do último trimestre de 2017 – mas a Apple já antecipou para os usuários quais serão as principais mudanças.

Para nós, profissionais de marketing mobile, a empresa também já deixou bem claro: Algumas das atualizações do sistema operacional vão impactar o App Store Optimization (ASO).

Estamos aqui justamente para compartilhar com vocês essas alterações. Nesse post, vamos contar mais detalhes sobre a nova Apple Store e o que vai mudar no ASO.

 

A nova Apple Store do iOS 11 e o impacto no ASO

A Apple é uma das maiores do mundo e não é à toa. Poucas empresas importam-se tanto com a experiência do usuário.

Ou investem tanto em melhorias no produto que atendam às suas necessidades. Ou ainda tentam ser simplesmente a melhor em termos de usabilidade dos seus produtos.

Por isso, para alcançar bons resultados em otimização nas Apple Store é dançar conforme o ritmo da multinacional. Precisa-se manter uma estratégia de Mobile Marketing da mais alta qualidade e que ofereça a melhor experiência possível aos usuários.

Isso é imprescindível para destacar-se da concorrência.  Separamos abaixo algumas mudanças importantes no iOS 11 e como isso impacta diretamente as boas práticas de ASO.

 

Layout

 

Anteriormente, o layout da store mostrava nove aplicativos (um principal e mais outras oito indicações). Agora no iOS 11, terão apenas dois aplicativos exibidos na mesma tela. Ou seja, é mais importante do que nunca destacar-se da concorrência.

 

Mudanças nas abas

 

Outra alteração significativa serão nas abas de navegação dentro da loja. Foram criadas novas, como a chamada Today.

Outras como Categories & TopCharts vão sumir do menu mas mesmo assim, ainda estarão acessíveis. Em compensação, foram acrescidas as categorias Apps e Games. Fora isso, a busca (Search) e os updates mudarão de lugar.

iOS-ASO-como-impacta

 

 

 

 

 

 

 

 

Novos espaços para feature

 

Antes só dava para descobrir por meio dos resultados de busca (list) ou se fosse destacado como uma escolha do editor (editor choice ou collection). Agora, no iOS 11 terão mais cinco novos espaços onde se pode descobrir um app.

  • Hero Banner
  • Meet the developer
  • App or Game of the day
  • Within a collection
  • Within a list.

 

Instalação

 

A Apple decidiu incentivar a instalação dos apps com algumas ações pontuais. Uma delas é contar as histórias de alguns aplicativos selecionados, ou ainda promover conteúdo educacional, como dicas.

Além disso, lembra-se que mencionamos que foram criadas as abas de apps e games para divulgar algumas funcionalidades?  A Apple também vai sugerir a instalação de apps dentro delas.  

Outra grande mudança é oferecer indicações mais personalizadas por fatores humanos do que apenas aqueles com base nos algoritmos.

E mais: Vai existir uma funcionalidade que desinstala automaticamente os apps que não são usados faz tempo.

 

Título do app

 

Falando especificamente de busca e conversão, o título está mais otimizado e mudou de 50 para 30 caracteres.

Engraçado que um dia depois, o Google anunciou o movimento contrário: Aumentou de 30 para 50 caracteres o limite da indexação dos títulos.

Vale a pena lembrar que a Apple AppStore tem um histórico de ter um título sempre maior (eram 255 caracteres!) e aos poucos foi diminuindo.

Tratando-se da interface, essa diminuição foi realizada para acrescentar mais dinâmica e usabilidade para quem usa Iphone.

Mas em termos técnicos, é uma forma da empresa estimular cada vez mais as keywords para aquele app.

Assim, evita-se cada vez mais de os profissionais de marketing usem palavras-chave incoerentes com a proposta de valor do aplicativo.

 

Novos elementos para indexação

 

Desenvolvedores e profissionais de marketing mobile ganharam mais dois elementos para trabalhar:

  • Subtítulos: Localizados abaixo do título da app store e um pouco acima dos screenshots – com 30 caracteres de texto. Os subtítulos vão aparecer no ranking de busca orgânica da store.
  • Texto promocional: O espaço localizado acima da descrição cabe 170 caracteres.

 

Descrição

 

Agora, o trabalho de otimização da descrição dos aplicativos precisa ser mais assertivo e estratégico. A longa descrição da Apple AppStore poderá ser modificada apenas durante as atualizações, assim como o título e o campo de keywords, por exemplo. Antes, podia-se trocar as descrições mais independente de uma nova versão do app.

Interessou-se sobre as diferenças entre as lojas? Esses posts podem te ajudar a entender melhor:

 

Ratings & Reviews

 

Cada vez que uma versão do aplicativo era publicada na Apple Store, todos as avaliações (ratings) eram perdidas. Agora, isso mudou.  Por padrão, todos os comentários da história de um aplicativo serão exibidas para os usuários.

E os desenvolvedores podem escolhê-las quando redefinir suas classificações.

A Apple também facilitou para os usuários darem o review sobre os apps. Antes eram necessárias três telas para avaliar. Agora, é necessária apenas uma.

iOS-ASO-mudancas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que acharam dessas alterações? Não deixem de deixar seus comentários sobre o assunto!

Fizemos também um resumo das principais mudanças no designer das páginas dos apps:

  • Integração com as páginas do Facebook;
  • Nome do desenvolvedor logo abaixo dos screenshots;
  • O espaço do App Store Editor foi movido para abaixo dos reviews;
  • Um campo maior para os reviews;
  • Podem ser usados o triplo de vídeos nas descrições dos apps;
  • O Top Chart também agora também é um fator de rankeamento.
  • Ícone ficar fixo no alto da página mesmo quando o usuário rolar a página.

É isso, pessoal. Essas foram as principais modificações. No entanto, algumas dúvidas ainda pairam no ar.

Será que os desenvolvedores terão algum controle sobre as histórias, dicas e listas que estarão no campo de busca avançada?

Para nós, profissionais de mobile marketing, todas essas mudanças significam mensuração, análise, monitoramento e testes A/B para descobrir mais sobre qual o verdadeiro impacto no ASO. Será um desafio. A parte boa é que nós do RankMyApp, adoramos essas provocações. Mãos à obras!

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo e aumente 379% mais instalações orgânicas em 5 meses!

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz