QUAL O FUTURO DOS APLICATIVOS?

futuro-dos-apps

O ano de 2017 foi muito interessante para nós, principalmente, porque começamos a fazer os Mobile Coffees.  Em alguns deles, as pessoas nos perguntaram:

 

“Será que os aplicativos vão acabar?”

 

Existem diversas opiniões acerca desse assunto. Mas, em linhas gerais, as ideias convergem para um ponto em comum: os apps não vão acabar, a menos que descubram como substituir as funções que eles desempenham na nossa vida atual.

Nós precisamos de apps para nos entreter, para nos conectar com nossos amigos, para nos ajudar com as nossas atividades diárias, etc… Por isso, o cenário mais provável é que existam mudanças em termos de dispositivos móveis. Porque, na realidade, o smartphone não é uma tecnologia exatamente disruptiva.

Então, especialistas apontam para o fato de que smartphones (hardware) provavelmente vão evoluir e serem substituídos. Mas os apps (software)… sobreviverão.

A maior prova disso é a rede social. No início, o Facebook era utilizado apenas como plataforma. No momento em que desenvolveram o app, os usuários baixaram e continuaram usando em seus celulares. Por isso, mesmo que surja um novo tipo de modelo device, a tendência é que as pessoas continuem a usar os aplicativos.

 

Apps não vão acabar, e sim, evoluir

 

Na realidade, o que estamos presenciando não é exatamente a morte dos aplicativos e, sim, a sobrevivência dos essenciais.

Pesquisas e relatórios de diferentes fontes fornecem dados para confirmar a teoria de que os apps continuarão ocupando um espaço de destaque por muito tempo. Aliás, a previsão é que o mercado de apps movimente US$ 139 bilhões em 2021.


Claro que os apps vão evoluir, principalmente, tratando-se de AI e ativação por voz. O caso da Siri (Apple) e do M (Messenger), e até mesmo alguns jornais, como o Quartz, comprovam isso. Os chatbots vão começar a lidar com demandas cada dia mais complexas e essa é uma das principais tendências para o mobile em 2018.

 

O que o mobile reserva para nós

 

E já que os apps ficarão entre nós por um bom tempo, é importante que as empresas, independentemente do porte, tenham uma estratégia mobile. Uma outra dica é investir em vídeo marketing. 

Portanto, comece agora o seu mobile marketing e sempre mantenha em mente que, cada vez mais, potenciais clientes utilizarão dispositivos para interagir e descobrir novas marcas!

Separamos abaixo três highlights do que, possivelmente, será a evolução dos apps para você acrescentar à sua estratégia:

 

#1 Mais do que nunca, os usuários ditam as regras

 

A sua audiência irá solicitar uma experiência cada dia mais personalizada para sentir-se atraído pela sua marca. Além disso, a geolocalização também será muito utilizada. Onde estamos influencia (e muito) o que queremos e a nossa decisão de compra. Essa informação abre possibilidades interessantes em termos de engajamento com o usuário.

 

#2 Apps causam impactos (mesmo que sua empresa ainda não tenha um)

 

Você pode não ter seu próprio aplicativo, mas vai interagir com seus futuros clientes por um. Comunicar-se com seus potenciais clientes por apps como Facebook ou Whatsapp é uma das principais tendências para o mobile em 2018.

Fique atento ao que essas empresas andam fazendo em termos de desenvolvimento de produto e pense como você poderia aproveitar essas experiências em suas próprias relações com os clientes ou com os usuários que desejarem comunicar-se com a sua marca.  

 

#3 Marketing omni-canal será a norma

 

Do celular ao desktop e na loja. E provavelmente em outros canais.

Até pouco tempo, os profissionais de marketing mediram os resultados de cada canal separadamente. Mas, cada vez mais, os usuários estão interagindo com as marcas por meio de múltiplos canais (três ou mais) antes de comprar.

Tradicionalmente, os profissionais de marketing pensavam nisso como interações múltiplas. No entanto, os consumidores pensam sobre isso de uma forma diferente. Para eles, é uma experiência única e, quando todos os pontos de contato com marca não estão alinhados, é frustrante.

 

Agora, para ficar ainda mais por dentro das novidades do Mobile Marketing:

Assine a nossa newsletter: disponível na parte lateral do nosso blog (onde você está agora);

Acompanhe nossas redes sociais: curta nossa página no Facebook, no Twitter, Linkedin e Google+.

Entre no nosso fórum de discussão: junte-se ao nosso grupo do Facebook Mobile Marketing Brasil. Lá você encontrará outras empresas com apps ou desenvolvedores para conhecer, além de notícias atualizadas sobre o mercado de mobile marketing.

Adicione agora mais inteligência na estratégia de lançamento do seu app!  Faça  uma análise personalizada (e gratuita) e conte com a ajuda e expertise do RankMyApp para alcançar resultados excelentes.

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz