,

Você (realmente) sabe qual o estágio do seu app?

estagio do seu app

Uma pergunta simples para developers, profissionais de business e de marketing mobile (ou para quem é os três): Você sabe qual o estágio do app?

Quando falamos sobre estágio do aplicativo, não estamos nos referindo simplesmente ao número de downloads. Estamos nos referindo a maturidade do produto.

Saber onde seu app se encontra vai além de defini-lo como early stage ou MVP. É mais do que achar que seu produto passou da fase de validação e, agora, entrou em uma fase growth.

É saber qual é o seu dream user. Entender porque esse usuário utiliza o seu aplicativo. É entender quais os melhores canais para conectar-se com ele.  

Precisamos que você termine esse conteúdo conhecendo verdadeiramente seu aplicativo. Isso vai ser bom tanto para você quanto para nós, profissionais de mobile marketing.

Para você, significa um planejamento de mobile marketing altamente assertivo. Saber onde seu app se encontra em termos de produto e marketing significa conhecer as necessidades genuínas, traçar as próximas metas, então, apostar nas ações com o melhor ROI.

Para nós, saber o real estágio do app permite definir as estratégias de aquisição de usuários mais indicadas para o atingimento dos objetivos.

Todos saem ganhando. Então, preparados? Bom, aqui você encontra algumas diretrizes para definir o seu verdadeiro app.

 

Descobrindo o estágio do meu app: Diretrizes iniciais

 

As diretrizes que trazemos a seguir possibilitam fazer uma análise ampla do seu app, além do número de downloads ou das metas que você quer alcançar.

Com  isso em mãos, ficará mais fácil saber o estágio do seu app e traçar o seu funil de marketing mobile e um planejamento eficaz.

 

Diretriz 01: Você conhece seus consumidores?

 

estagio do app

 

Como que um app entra no mercado? Conhecendo os consumidores. Como que seus usuários querem se conectar com você? Quais são os anseios? Quais as necessidades?

Isso pode parece ser um procedimento padrão em termos de desenvolvimento de produto. Afinal, quem não traça o público-alvo antes de planejar o app? Mas a verdade é que, para entender verdadeiramente seu consumidor, você precisa ir além do óbvio.

Saia do simples demográfico: Homem ou Mulher. Classe B ou C. Pense por sob a ótica do lado comportamental.

Qual o dia a dia do seu dream user?  Quais sites ele visita? Qual o trajeto do trabalho para casa? Ele vê e-mails? Joga um pouco antes do jantar? Vê um vídeo quando se deita?

Saber o comportamento do seu usuário vai abrir sua cabeça para muitas ideias em termos de planejamento de marketing mobile. Vai te ajudar a definir a jornada do usuário e os touch points – os pontos de contato para conversão.

Você precisa mapear a vida digital do seu usuário. Apenas assim, você vai conseguir estabelecer uma comunicação eficaz com eles e conquistá-lo.

 

Diretriz 02: Consegue transmitir a sua proposta de valor?

 

voce conhece o estagio do app

 

No momento em que você souber qual o desejo dos seus consumidores e quais as formas de conectar-se com eles, você conseguirá compartilhar as paixões da sua marca. Isso significa transmitir o posicionamento da empresa, a proposta de valor e a sua funcionalidade para a vida daquela pessoa.

Será que a página do aplicativo nas lojas passa a proposta de valor do seu app? Os elementos estão otimizados e atendem a expectativa do usuário? Ou seja, a descrição do app, o ícone, as screenshots, os vídeos, o logo dentre outros, transmitem o valor do app? O vídeo principalmente, é muito importante transmitir a mensagem e a proposta de valor do app de forma criativa, objetiva e clara. Nós recomendamos este curso de como fazer vídeo marketing e que pode ser aplicado para apps. 

Por isso, uma das estratégias de mobile marketing que precisa ser inclusa no seu planejamento é o App Store Optimization (ASO) desde a etapa de ongoing.

 

Diretriz 03: Quais seus objetivos?

 

estagio do aplicativo

 

A maturidade do seu app também influencia na definição dos objetivos. Para estabelecer metas concretas em termos de estratégia, você precisa saber o que almeja com seu app. Quer mais usuários? Tráfego qualificado? Retenção de clientes? São diversas possibilidades com um aplicativo.

E qual a sua?

O planejamento para marketing mobile começa quando você define os seus objetivos e, depois, qual a velocidade necessária para atingi-lo. Depois, estabelecer um orçamento destinado especificamente para alcançar as metas.

Objetivos em mente clareia tudo.  Fica mais fácil, por exemplo, definir os call to action ideais para a tomada de ação dos seus usuários.

 

E então, qual a maturidade do seu aplicativo?

 

Como dissemos antes, o mobile marketing é muito mais do que aumentar o número de downloads. Por isso, reduzir o tamanho do seu aplicativo a quantas instalações foram realizadas é tratar do tema superficialmente.

O estágio de um aplicativo consiste no entendimento holístico do produto.

Isso vai além de saber quantos downloads tem nas lojas. É possuir um conhecimento sobre quem é seu consumidor, qual a sua proposta de valor e quais as métricas e trackings que fazem sentido para o app.

Conhecer o comportamento do seu público-alvo e os touch points, por exemplo, te ajuda a definir a jornada do seu usuário desde a descoberta do app. Uma grande parte dos aplicativos, por exemplo, são encontrados na busca orgânica.

Por isso, além de saber o estágio de desenvolvimento do produto, é importante saber a maturidade do seu app como business para assim, pensar nas estratégias de mobile marketing e os growth hacks para apps interessantes.

Com esse brainstorm, esperamos que você consiga responder qual a maturidade do seu app com mais consciência e previsão. Acredite, conhecer seu produto a fundo, fará a diferença.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais! E também siga o RankMyApp no Facebook no Linkedin e no Twitter!!! Compartilhem suas experiências, notícias, dúvidas e vamos promover a discussão sobre mobile marketing!

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz