,

COMO MELHORAR A CONVERSÃO DO MEU APP?

conversao de apps

Nada acontece por acaso. Meio clichê essa frase? Sim.

Mas antes de você começar a pensar em destino ou casualidade, em nossa defesa, saiba que estamos falando da aquisição de usuários.

Agora não ficou tão clichê assim, certo?

A ideia de começar esse post com esse pensamento é justamente lembrar que seu aplicativo não vai cair do céu quando um usuário precisar dele.

Seu app também não vai cair do céu, por acaso, quando um usuário pesquisar por ele.

A aquisição orgânica de usuários qualificados não é um processo que acontece assim, sem querer. Na verdade, ela é bem estratégica. É preciso um planejamento cheio de ideias criativas e insights para entrar nessa briga pela atenção das pessoas nas lojas.  

Também envolve insights extraídos de uma base de dados e inteligência construídas depois da análise de muitos aplicativos. E, claro, conteúdo de alto nível.

O gatilho para a busca orgânica é despertado por um desejo ou uma necessidade.

Digitando as palavras certas, a pessoa descobre vários aplicativos que possam oferecer uma solução para seu problema (40% das pessoas instalam apps para realizar uma tarefa específica). Essa fase é o que chamamos de descoberta. 

Para entender mais sobre essa etapa do funil de marketing mobile, sugerimos os seguintes conteúdos:

 

O QUE FAZ MEU APLICATIVO APARECER EM PRIMEIRO DENTRO DAS LOJAS?

COMO OS USUÁRIOS ENCONTRAM E POR QUE CONTINUAM USANDO SEU APP?

ONDE O ASO SE ENCAIXA EM UM PLANO DE APPS MARKETING?

CURSO DE VÍDEO MARKETING

 

Quando a aquisição é realizada da forma correta, o usuário encontra e visita sua página e, nesse momento, começa o processo de conversão, uma outra fase do funil do marketing mobile.

E foi exatamente por isso que você entrou aqui, não?  

Portanto, sem mais delongas, vamos mostrar como melhorar a conversão do seu app. A ideia é falar um pouco de jornada do usuário e como funciona o comportamento durante a visita à página do app.

 

Conversão em Mobile Marketing: A jornada continua na página do app

conversao marketing mobile

Começaremos com os elementos que influenciam o usuário na decisão de instalar ou não o seu aplicativo.  No momento em que o usuário entra na página do seu app, ele tem três opções:

  • Instalar o app;
  • Sair da página;
  • Explorar a página.

E, acredite, essa decisão é tomada, em média, em apenas cinco segundos!!  Nesse curto meio tempo, as pessoas tomam uma decisão rápida sobre o seu app.

Existem usuários instalam o app sem muita interação ou engajamento com os elementos das páginas.

No entanto, esses não são o que chamamos de qualificados, ou seja, os que continuarão com o app no celular depois de solucionar a sua necessidade imediata.

Os qualificados, na verdade, são aqueles que exploram os principais elementos da página.

Quais elementos?

  1. Visuais: Mais de 90% das tomadas de decisão são influenciadas pela descrição do aplicativo, pelo ícone e os screenshots.
  2. Vídeo: Sabia que otimizar o vídeo do app aumenta +22% da conversão?
  3. Reviews: Leitura dos primeiros reviews também influenciam na tomada de decisão.

As pessoas que exploram os elementos da página do app são os usuários mais qualificados. Levam, em média, 13 segundos -literalmente- analisando se o aplicativo é o ideal para eles ou não.

São esses usuários que irão engajar e usar o aplicativo com mais frequência. E aumentar as suas taxas de retenção.  

Por isso que começamos falando justamente das estratégias de aquisição. Um usuário pode até cair do céu. Mas, com certeza, não é o dream user, o que vai trazer métricas reais e garantir a monetização do produto. Nada acontece por acaso, lembra?

Em resumo, para você que quer aumentar a conversão da sua página do app, as principais dicas são:

  1. Lembre-se que a página do aplicativo é diferente de uma landing page. Envolve elementos diversos e conhecimento da jornada do usuário.
  2. Conheça o comportamento do seu público;
  3. Invista na otimização dos elementos das páginas;

Mais dúvidas?

Como o RankMyApp pode te ajudar

 

conversa de apps

Nós sempre nos esforçamos para compartilhar com a comunidade mobile nossas experiências, descobertas e avanços em App Store Optimization (ASO) e estratégias de Mobile Marketing.  Para ficar por dentro das novidades, você pode:

Assinar a nossa newsletter: Disponível na parte lateral do nosso blog (onde você está agora);

Acompanhar nossas redes sociais: Curta nossa página no Facebook, no Twitter, Linkedin e Google+.

Entrar no nosso fórum de discussão: Entre em nosso grupo do Facebook Mobile Marketing Brasil. Lá você encontrará outras empresas com apps ou desenvolvedores para conhecer, além de notícias atualizadas sobre o mercado de mobile marketing.

Nós também podemos te convidar para o Mobile Coffee, realizado mensalmente por nossa especialista, Juliana Assunção. É um evento gratuito, para apenas 50 convidados, onde discutimos temas relevantes sobre ASO e Mobile Marketing.

Para finalizar, podemos te orientar com todas as questões relacionadas com as metas traçadas para o seu produto.

Somos referência em nível mundial em Mobile Marketing e podemos te ajudar a conquistar todas as metas traçadas para o seu produto, em todas as fases do funil de mobile marketing,  de forma rápida, simples e inteligente;

Também trabalhamos a conversão orgânica do seu app. Como dissemos antes, isso reflete na retenção do usuário.

Nossa equipe é composta por profissionais que dedicam-se ao estudo de ações estratégica de mobile marketing, dentre elas, otimização dos elementos das páginas (ASO) e mídia programática para apps. Ou seja, independente do seu objetivos, podemos te ajudar a crescer em todas as áreas!

Adicione agora mais inteligência na estratégia de lançamento do seu app!  Faça agora uma análise personalizada (e gratuita) e conte com a ajuda e expertise do RankMyApp para alcançar resultados excelentes!

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz