Como funcionam as métricas em ASO?

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Peter Drucker disse algo muito interessante sobre métricas:O que pode ser medido, pode ser melhorado”.

Essa afirmação é atual e verdadeira, não apenas em relação ao App Store Optimization (ASO) mas também em relação a medição dos dados de uma forma geral.

Drucker não é apenas o pai da administração moderna. Para muitos empresários e profissionais de marketing,  seus pensamentos são verdadeiras provocações da cultura empreendedora.

Realmente, o que não pode ser medido não pode ser melhorado. As métricas em ASO, também chamados de Key Performance Indicators (KPIs), são fios condutores no processo de ajuste das estratégias de mobile marketing do app.

São medições contínuas que direcionam melhorias constantes. Por isso, é fundamental sempre estar de olho.

Uma forma de entender melhor como funcionam as métricas em ASO é conhecer mais sobre cada tipo de medição. Por isso, vamos mostrar aqui como que funcionam as principais.

Vamos conhecer melhor quais as métricas em ASO?

 

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Ganho de rankings de keywords + ganho de downloads


Essa é a métrica principal quando falamos sobre as descrições dos aplicativos nas lojas. Aumentar esse número é o objetivo prioritário e direciona todo o trabalho de ASO.

Esse número precisa ser crescente em relação ao período sem otimizações, mesmo que não exista uma garantia do valor exato de crescimento trazido pelas técnicas de ASO.

 

Taxa de conversão orgânica



A conversão orgânica (Conversion Rate ou CR) é uma métrica em ASO importante, principalmente, porque comprova a efetividade dessa estratégia de mobile marketing.

Sobretudo, quando trabalhamos com otimização dos recursos gráficos da página do app (ícones e os screenshots).

Vamos utilizar as informações da Apple App Store para ilustrar melhor o conceito conversão orgânica.

No console do iOS (iTunes Connect), encontramos as seguintes informações:

Impressões (número de vezes que o aplicativo é mostrado na App Store)

Número de visualizações de páginas (o número de visitas do seu aplicativo na App Store);

– Unidades do App (Número de downloads).

Usamos esses dados para calcular duas métricas importantes:

 

  • Visualizações de página CR = Visualizações de páginas/ Impressões X 100%

 

Mostra a porcentagem de pessoas que visualizou o app depois dos resultados de busca, clicou no ícone e leu a descrição.

 

  • Downloads CR – Downloads/Visualizações de página x 100%

 

Aponta a porcentagem das pessoas que visitou a página e depois baixou o app.

Essas duas métricas de CR são prioritárias porque mostram um panorama fidedigno da eficácia do ASO. O que não acontece com o  ranking de palavras-chave e o número de downloads.

Isso porque existem muitos fatores externos que podem influenciar o cenário.  Por exemplo, uma multinacional publicar um aplicativo famoso e mudar o ranking de palavras. O Pokemon Go influenciou significamente a otimização para a palavra “Go”.

Ou a empresa começar uma campanha de mídia paga – o que implica que nem todos os downloads serão puramente orgânicos.

 

Ratings & reviews


Os ratings (nota do app) e o ranking (resenhas) também direcionam o trabalho ASO durante o processo, mas, não são diretamente otimizados porque são feitos por qualquer usuário que instale o app.  

Por isso, é importante ler os reviews e dar atenção aos feedbacks dados em relação ao produto.

Se por acaso você ainda tem dúvidas sobre as métricas em ASO, como o ROI,  lembre-se que a nossa equipe está à disposição para solucionar os principais questionamentos sobre as mais usadas no nosso processo de otimização. Entre em contato conosco! 

Continue acompanhando o nosso blog para receber informações relevantes sobre o universo de aquisição orgânica de usuários nas stores!

 

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