Como funciona o ranking de palavras-chave em ASO?

Uma pergunta recorrente com quem trabalha com App Store Optimization (ASO)  é porque o app cai de posição no ranking das palavras-chave.

Para entender a resposta, precisamos conversar sobre como funciona o ASO. Como você sabe, as estratégias consistem em otimizações na página do app dentro da store.

É um processo que abrange inserção de determinadas palavras-chave, revisão dos recursos gráficos, testes A/B, modificações contínuas com base em recorrentes análises de resultados.

As estratégias de ASO aplicadas nas páginas do app sinalizam para os mecanismos de busca das lojas que seu app é a solução perfeita para seu usuário. Com isso, os resultados esperados são:

  • Aumento da visibilidade;
  • Reputação do app dentro das lojas;
  • Melhorias dos ranking das palavras-chave e na categoria;
  • Mais posições na listagem do app durante uma busca orgânica.

E tudo começa com a seleção das palavras-chave. Escolher quais são os melhores termos para o seu app impacta diretamente nos seus resultados. Vamos falar mais sobre isso:

palavras-chave-ranking

Como funciona o ranking das palavras-chave?

Quando uma pessoa procura um app com a intenção de resolver um problema da sua vida, digita algumas palavras na barra de busca das app stores.

Saber quais os termos que os seus usuários utilizam nessa hora é um dos pontos fundamentais para traçar uma estratégia de ASO eficaz.

Como se faz isso?

Selecionando as palavras-chave corretas para a estratégia de marketing do app.

É um processo de análise quantitativa baseado em um processo criativo. Ou seja, envolve tanto a ciência exata quanto humanas.

A tecnologia desenvolvida pela RankMyApp utiliza duas métricas para definir quais são os melhores termos para a e estabelecer o ranking das palavras-chave: 

  •        Volume de busca (quantas vezes um termo é buscado);
  •        Concorrência das palavras (quanto é difícil para um app se posicionar utilizando aquele termo).

O ideal é selecionar palavras-chave que sejam um alto volume de pesquisa com um baixo nível de concorrência.

Em nosso relatório, indicamos cerca de 10 palavras-chave com alto potencial para intensificar a descoberta do seu app, otimizando esforços e delineando uma estratégia mais assertiva.

A partir disso, nossa equipe elabora os conteúdos estruturados com esse ranking das palavras-chave. 

seo concept design, vector illustration eps10 graphic

Porque meu app cai de posição no ranking das palavras-chave?

Como dissemos acima, uma estratégia de App Store Optimization (ASO) consiste em um monitoramento constante. Com uma média de 10 palavras-chave em mãos, é necessário identificar quais são as que sobem e descem no ranking de uma forma constante.

Ao analisar o nosso relatório, alguns dos nossos clientes perguntam o porquê uma palavra caiu de posição.

Esse é um sinal de que esse termo pode não ser o mais indicado para ser utilizado nas descrições do app.

Em contrapartida, se uma palavra-chave sobe de posição, é porque aquele pode ser o termo perfeito para a otimização do app.

Com o acompanhamento do relatório, é possível analisar constantemente os dados e reajustar estratégia no ranking das palavras-chave.

Por isso, é essencial continuar monitorando, testando e investindo na sua estratégia de ASO. Somente assim consegue-se colher os melhores resultados.

Quer saber quanto o seu app está otimizado para ser encontrado nas buscas orgânicas das app store?  Teste aqui a nossa ferramenta e obtenha um diagnóstico gratuito.

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz