como criar um aplicativo sem saber programar

Como criar um aplicativo em poucos passos e ganhar dinheiro

Podem surgir muitas dúvidas na hora de saber como criar um aplicativo e quais são os passos seguintes à criação para se obter resultados. Afinal, a tecnologia se modifica constantemente com novos códigos, atualizações e mecanismos. 

Pensando nisso, o RankMyApp preparou esse artigo para quem deseja saber como criar um aplicativo. 

Escolha uma empresa para criar seu aplicativo

É a primeira coisa que você deve fazer para entender como criar um aplicativo. A empresa deve entregar ao mesmo tempo uma tecnologia inovadora, algo que o mercado exige e também desenvolver layouts modernos e intuitivos.

Isso possibilita uma experiência única para o usuário e com funcionalidades relevantes para que o consumidor realize a sua jornada com facilidade e sem estresse.

Aqui no RankMyApp trabalhamos com esses objetivos em conjunto com empresas parceiras para que você entenda como criar um aplicativo.

Tenha uma visão competitiva ao criar um aplicativo

Mãos femininas e masculinas apontam para um tablet.
Como criar um aplicativo sem saber programar

O mercado de aplicativos é cada vez mais dinâmico e competitivo. É necessário estar sempre atualizado e acompanhar as tendências para não perder oportunidades. 

Sendo assim, vamos falar sobre cinco questões essenciais para que você, após entender como criar um aplicativo, consiga melhorar o resultado do mesmo.

Entenda o seu app, o seu negócio e a sua concorrência

Para saber como criar um aplicativo para celular, você precisa determinar qual é o problema que ele irá resolver. Isso é fundamental para entender a proposta de valor que seu app vai apresentar para o mundo. Responder às seguintes questões vai te ajudar a alinhar a sua estratégia inicial.

  • O que é meu negócio e o que está acontecendo com ele?
  • Qual a minha proposta de valor?
  • O que está acontecendo com o mercado em que meu negócio está inserido?
  • Quem é meu público de interesse, quais as suas dores e como resolvê-las?
  • Como as empresas do setor estão se comportando?
  • Estou atualizado, mas preciso monitorar meus concorrentes, ou
  • Estou desatualizado e preciso correr atrás dos meus concorrentes?

Respondidas estas perguntas, ficará  muito mais fácil entender as possibilidades e os objetivos para a estratégia de análise de concorrentes. Após levantar as informações do seu negócio, é hora de olhar para o seu Aplicativo em si. A análise nas Apps Stores também deve ser contínua e completa e os dados disponíveis podem gerar insights para a estratégia.

Mapeamento dos concorrentes

O trabalho de Mobile Intelligence não se restringe a analisar as App Stores: a pesquisa de mercado precisa continuar também  com foco na visão competitiva. Algumas questões devem ser respondidas nesta etapa:

  • Quem são os concorrentes?
  • O que eles entregam de valor em relação ao meu negócio?
  • Quais são as iniciativas de mercado deles dentro e fora das Apps Stores?
  • Qual o perfil dos usuários dos meus concorrentes, suas dores e como eles as resolvem?
  • Quais as diferenças entre as respostas destas perguntas no seus negócio e nos concorrentes?
  • Como estão as informações e dados nas lojas de apps (screenshots,
  • ratings e reviews, keywords, etc)? Quais os diferenciais?

Após respondidas as questões, é o momento de pesquisar nas Apps Stores quais aplicativos possuem quantidade de downloads semelhante, qual o público-alvo deles, qual a categoria, qual a temática, qual o conteúdo, entre outras informações.

Nossos especialistas de Mobile Intelligence realizam o levantamento de todas as informações necessárias para responder os questionamentos citados acima para desenvolver estratégias personalizadas com os objetivos de cada app.

Essas informações mapeadas sobre seu app e concorrentes, ficam disponíveis para acesso através de uma ferramenta exclusiva com tecnologia própria de inteligência do RankMyApp para que seja feito o monitoramento das mudanças realizadas ao longo do tempo e das posições de ranqueamento dos aplicativos.

Estudando e monitorando a concorrência

É sempre importante monitorar os concorrentes antes de saber como criar um aplicativo. Mas é necessário ter em mente que isso não pode se limitar ao cenário de mobile apps.

Falando exclusivamente de estratégias de App Store Optimization (ASO), devem ser monitorados de maneira periódica, dependendo da frequência do seu negócio e da competitividade do segmento, alguns fatores como:

  • Nomes do App e do desenvolvedor (discurso e as keywords utilizadas);
  • Screenshots (posicionamento dos elementos, keywords e discurso);
  • Curta Descrição (discurso e as keywords utilizadas);
  • Longa Descrição (discurso e as keywords utilizadas);
  • Ratings e Reviews (observando a sentimentação);
  • Periodicidade das mudanças;
  • Features do App.

Para ter efetividade nessa ação, é necessário tempo e profissionais dedicados para a observação, categorização e organização dos dados.

Assim, nossos estrategistas utilizam inteligência de dados para realizar um profundo estudo dos concorrentes, levando em consideração os pontos citados acima e muitos outros. Com auxílio de tecnologia própria do RankMyApp, eles verificam mudanças dos concorrentes e permanecem sempre atentos às tendências do mercado e apps stores.

Implementação de estratégias de conteúdo de Mobile Intelligence

Elaborar e implementar estratégias de conteúdo de Mobile Intelligence é importante para uma visão competitiva para aplicativos. Além da pesquisa de mercado feita acima, é necessário conhecimento não apenas em relação às keywords, tails ou screenshots, elementos centrais, mas também quanto:

  • Ao discurso a ser utilizado nos campos de otimização;
  • Saber o que está acontecendo em relação ao cenário externo e atual que pode impactar positivamente ou negativamente nestes planos de ação;
  • Entender as prioridades e dores dos seus usuários;
  • Entender as prioridades do seu negócio;
  • Analisar e interpretar os dados e resultados anteriores;
  • Quais são as ações de Inteligência Mobile dos meus concorrentes.

Assim, nossos estrategistas de Mobile Intelligence estão constantemente buscando e monitorando essas informações para enviar propostas de otimização de conteúdo embasadas e coerentes com cada negócio e usuários.

Há um trabalho conjunto entre RankMyApp e a sua empresa para análise e sugestão de mudanças nas propostas sempre que necessário.

Analisar os resultados e compreender os aprendizados

Aprenda como criar um aplicativo competitivo

Durante e após as aplicações dos planos de ação, é fundamental realizar a coleta dos dados considerando diversos fatores, tais como:

  • Taxa de conversão;
  • Ratings e Reviews;
  • Sentimentação do usuário;
  • Retenção do App;
  • Falhas do aplicativo;
  • Desempenho dos concorrentes;
  • Desempenho das Keywords e tails;
  • Desempenho dos planos;
  • Entre outros dados.

Tendo tais informações em mãos, é hora de analisar o desempenho e os resultados obtidos para entender o que funciona e o que ainda necessita de ajustes a partir de uma análise de sentimentação do usuário. 

Os especialistas de Mobile Intelligence trazem dados quantitativos e qualitativos do app e dos concorrentes. Além de apresentar os dados e resultados, também é realizado o alinhamento dos próximos passos, de acordo com os objetivos da sua empresa.

Utilize um Data Clean Room para criar um aplicativo

Explicando de uma maneira resumida, o Data Clean Room é uma câmara de dados. A própria tradução ajuda a entender o conceito, “sala limpa de dados”. Essa ferramenta oferece um espaço seguro e neutro para que os dados de usuários primários sejam aproveitados de forma colaborativa, por exemplo, entre a sua empresa e o RankMyApp.

Eles permitem que os profissionais de marketing combinem diferentes conjuntos de dados, ao mesmo tempo em que é garantida a privacidade dos usuários. As informações pessoalmente identificáveis (PII) não podem ser visualizadas por nenhum dos contribuintes envolvidos. 

Sendo assim, é possível combinar os dados da sua empresa com os dados do RankMyApp sem que seja necessária a “entrega” dos dados de um ao outro. São diversos tipos de mensuração possíveis, produzindo dados de maneira anônima que são comparados entre diferentes fontes. 

Um Data Clean Rooms permite que os profissionais de marketing da sua empresa e do RankMyApp consigam: 

  • Criar audiências mais relevantes;
  • Melhorar a experiência dos seus usuários;
  • Impulsionar o planejamento e a atribuição entre plataformas;
  • Otimizar a mensuração de alcance e frequência;
  • Realizar análises mais detalhadas sobre as campanhas

Os data clean rooms são extremamente confiáveis, pois todas as partes envolvidas permitem o acesso e o uso dos dados, enquanto a gestão dessas informações é feita pelo fornecedor do data clean room.

Taxa de conversão do aplicativo

Mão masculina segurando um celular enquanto a outra toca em um notebook, mostrando como criar um aplicativo
Como criar um aplicativo e aumentar a conversão

A conversão em um aplicativo tem impacto direto no seu ROI e no seu lucro, portanto a taxa de conversão é uma das métricas fundamentais para quem quer criar um aplicativo e aperfeiçoá-lo com o tempo. 

Existem três tipos: as conversões das apps stores, as conversões entre a instalação e os eventos in-app e as conversões entre a instalação e a compra. Quando mensuramos esses dados, entendemos como os clientes interagem com o aplicativo, o que eles estão procurando e como podemos incentivá-los a fazer uma compra.

Obter esses dados precisos de conversão do aplicativo é essencial para identificação de comportamentos que geram resultados positivos e mais lucrativos. Essas informações coletadas podem ajudar a segmentar audiências, personalizar as mensagens e alocar orçamento para as audiências que têm maior probabilidade de conversão.

Para conseguir melhor conversão nas lojas de aplicativos, é necessário uma forte estratégia de App Store Optimization (ASO), tarefa na qual o RankMyApp é especialista.

E mail

Quanto às conversões entre a instalação e os eventos in-app é fundamental mapear o funil do aplicativo, fazer testes A/B e usar estratégias de reengajamento.

Já nas conversões entre a instalação e a compra, é necessário criar uma experiência de checkout de extrema qualidade para o usuário. Elimine informações desnecessárias, realize preenchimentos de campos automaticamente, tudo para agilizar esse processo final e converter rapidamente.

A dica dos especialistas do RankMyApp é focar na criação de uma experiência única para o usuário em seu aplicativo. Seja criativo e busque inovar.

Como o RankMyApp pode ajudar você e seu aplicativo?

O RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first. Já são mais de 600 clientes em 17 países.

A equipe do RankMyApp é especialista em Mobile App Growth com conhecimento nas principais ferramentas, plataformas e lojas de aplicativos. De acordo com o seu objetivo, nossos especialistas fazem o acompanhamento de indicadores e desenvolvem estratégias com foco na entrega de resultados!

Com um atendimento consultivo e uso de algoritmo próprio, nossos especialistas em inteligência de dados e estratégia mobile entregam uma visão 360º do app com análises completas, insights e otimizações por meio de implementações técnicas e produção de conteúdo.

Entre em contato conosco e solicite uma análise do seu app gratuita com nossos especialistas. Juntos, podemos fazer a sua empresa crescer!

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