,

App Optimization: Qual palavra-chave usar em cada estágio?

palavras-chave-short-tail

 

Muito se fala sobre a importância das palavras-chave dentro do processo do App Store Optimization (ASO). Aqui mesmo no blog do RankMyApp, já falamos muitas vezes sobre isso.

As palavras-chave são altamente relevantes, para não dizer essenciais, nos processo de ASO.

No entanto, pouco se fala sobre o fato de que existem termos indicados para cada um dos estágios dentro processo de otimização de um aplicativo.

Pareceu confuso? Calma, vamos explicar. Talvez, a melhor forma de começar seja exatamente explicar quais são os tipos de palavras-chave existentes. Vamos iniciar por aí.

Quais os tipos de palavras-chave utilizadas no processo de ASO?

Palavras-chave de cauda longa (keywords long tail)

Essas são curtas expressões constituídas de até três palavras e que, normalmente, são adequadas para descrever os diferenciais do aplicativo e da proposta de valor. Ou seja, direcionam para uma funcionalidade bem específica durante uma busca orgânica.

Alguns exemplos: “Joguinhos de corrida”, “editar fotos profissionais”, “´promoções em sp”, “ofertas especiais baratas”.

Notem que são agrupamentos de palavras significativas para descrever um determinado mercado. Ou uma categoria específica de apps.

palavras-chave-cauda-longa

Usar palavras-chave de cauda longa são primordiais para conquistar bons resultados em ASO por duas razões principais:

1) Trazem resultados de busca de apps bem específicos;
2) São palavras que determinam intenções pontuais de aquisição.

A tecnologia desenvolvida pelo RankMyApp utiliza volume de buscas e concorrência de palavras para definir quais são os melhores termos para a estratégia.

Em nosso relatório, indicamos cerca de 10 palavras-chave com alto potencial para intensificar a descoberta do seu app, otimizando esforços e delineando uma estratégia mais assertiva.

A partir disso, nossa equipe elabora os conteúdos estruturados com as melhores keywords.

 

Palavras-chave de cauda curta (keywords short tail)

As palavras-chave de cauda curta (keywords long tail) são expressões de busca compostas por uma ou duas palavras somente e que representam resultados considerados mais genéricos.

Alguns exemplos são: “jogos”, “corrida”, “apps de fotos”, “editar fotos”, “ofertas”, “promoções”…

Essas são palavras consideradas de alto potencial de busca nas app stores e são mais competitivas porque muitos outros aplicativos utilizam as mesmas expressões. Mesmo que não tenham exatamente funcionalidades semelhantes.

 

Quais são as etapas (e a duração) do processo de App Optimization?

short-or-long-tail

Agora que você sabe quais são os tipos de palavras-chave utilizadas em App Store Optimization (ASO) podemos conversar um pouco mais sobre os estágios do processo e quais são as melhores estratégias em cada um deles.

 

Estágio #1: Atração

O começo do trabalho do ASO é o mais trabalhoso, justamente, porque sua função principal é adquirir ou aumentar o tráfego para a página do app, seja no Google PlayStore, seja na AppStore.

Além de atrair mais visitas orgânicas às páginas, esse estágio inicial foca em aumentar a visibilidade do app, engajar com os usuários e construir uma imagem positiva da marca.

Durante essa etapa, que leva em média de 10 a 12 semanas, as estratégias adotadas são centradas nas palavras-chave de cauda longa.

Como explicamos, utilizar esses termos atraem visitantes que buscam termos bem específicos e que não competem diretamente com apps concorrentes ao seu.

 

Estágio #2: Conversão orgânica

No momento em que conseguimos um tráfego orgânico significativo na página do app, passamos para o estágio seguinte: aumento da conversão orgânica.

Nela, são implementadas estratégias focadas em incentivar os visitantes a instalarem efetivamente o app.

Por isso, usamos mais elementos visuais, como design dos screenshots e dos ícones.

Também realizamos mais testes A/B nas descrições, inserindo palavras-chave short tail que tendem a manter o tráfego orgânico sempre crescente.

Vale relembrar que as keywords short tail costumam ser inseridas no processo de ASO depois que foi atingido um nível significativo de tráfego orgânico – quando usamos mais palavras-chave de cauda longa.

 

Como esse assunto é bem extenso, separamos alguns conteúdos para te ajudar a aprofundar cada vez mais seus conhecimentos em ASO:
COMO FUNCIONAM AS MÉTRICAS EM ASO?
POR QUE NÓS ADORAMOS ANALISAR OS APPS CONCORRENTES
MÍDIA PAGA X ASO: QUAIS AS DIFERENÇAS PRINCIPAIS NO MARKETING PARA APPS

 

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo e aumente 379% mais instalações orgânicas em 5 meses!

Deixe seu comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz