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ASO e mídia paga para apps funcionam juntos?

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ASO e mídia paga para apps.

Mídia para apps e ASO.

Afinal, essas estratégias funcionam juntas?  Ou faz sentido ter que escolher entre uma e outra? Sabemos que esse assunto gera muitas dúvidas. Por isso, vamos pensar juntos e, no final do post, você vai entender um pouco mais como funciona as duas estratégias.

Para começar, vamos lembrar de que o ASO é sigla de App Store Optimization, um método de aquisição orgânica de usuários por meio da otimização da página do app nas lojas.

 

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É, de uma forma simplista, um SEO para apps, com ROI excelente e que traz resultados bem expressivos em longo prazo.

Já a mídia paga para mobile é um método de aquisição paga de usuários. É a compra e venda de espaços em canais digitais, em formato de “bidding” em tempo real.

 

midia para apps

 

 

As campanhas de mídia paga para apps podem ser otimizadas e ajustadas para um público-alvo específico e para aumentar a efetividade dos custos. É um retorno de médio a curto prazo.

Com esses dois conceitos bem definidos, podemos avançar na nossa discussão.

Mas antes, vale ressaltar que esse assunto foi tema do 5º Mobile Coffee – uma iniciativa que surgiu para o engajamento entre os profissionais do mercado de mobile marketing no Brasil.

O próximo Mobile Coffee será sobre adaptação e transição das grandes empresas para o mobile marketing. Faltam poucos dias para a sexta edição. E se você interessou-se por esse conteúdo, deve ser uma boa participar do próximo também. Mas corre porque as vagas são limitadas!

Pronto, agora vamos continuar. Separamos três perguntas principais sobre ASO e mídia paga para apps para conversarmos mais sobre cada uma delas.

ASO e Mídia paga para apps: Qual fazer primeiro?

 

Você sabe qual o objetivo do seu aplicativo? Senão, pare um segundo para pensar sobre isso.

Para estabelecer metas concretas em termos de estratégia, você precisa saber o que almeja com seu app. Quer mais usuários? Tráfego qualificado? Retenção de clientes? São diversas possibilidades com um aplicativo. E qual a sua?

O planejamento para marketing mobile começa quando você define os seus objetivos e, depois, qual a velocidade necessária para atingi-lo. Depois, estabelecer um orçamento destinado especificamente para alcançar as metas.

O planejamento para marketing mobile consiste em:

 

OBJETIVO + BUDGET + PERÍODO

 

Essas são as definições básicas necessárias antes de definir em quais estratégias são melhores para as primeiras fases e nas próximas. 😉

 

ASO e Mídia paga para apps: Qual é a melhor?

 

Estamos batendo na tecla da importância de identificar o estágio do seu app faz um tempo. Em todos os nossos Mobile Coffee entramos nessa discussão, simplesmente porque é ESSENCIAL saber essa informação.

Cada estágio do aplicativo requer um tipo de estratégia de mobile marketing. Isso implica em uma maneira de trabalhar diferente.

Identificar o estágio do app permite definir a qualificação necessária de usuário para atingimento das metas. Por exemplo:

Um app que já tem alguns milhares de downloads requer usuários recorrentes mais qualificados, por isso, o ASO é a estratégia mais indicada;

A maturidade do seu app também influencia na definição dos growth hacks para apps, ou seja, em encontrar oportunidades (hacks) para o sucesso e criar ações específicas para resultados e crescimento rápidos (growth) da empresa.

 

ASO e Mídia paga para apps: Quais métricas seguir?

 

Chega de pensar em número de downloads!

Muitas empresas pensam que medir quantos downloads foram realizados é a principal métrica para medir o sucesso de uma estratégia de mobile marketing.

Esquece isso. Um número imenso de downloads não serve para nada se você não souber como usá-los para atingir suas metas.

Uma sugestão é que você pense nas métricas reais de crescimento do app, baseadas em quatro pilares principais:

– Retenção (número de usuários ativos);

– Produto (ratings & reviews);

– Visibilidade (ranking nas lojas);

– Efetividade (Retorno sobre o Investimento);

Agora, com todas essas informações em mãos, o que você acha?  Afinal, ASO e mídia paga para mobile funcionam juntos?  

SIM!!!

Basta apenas ter um bom planejamento e conhecer a fundo seu produto.

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Faça uma análise personalizada do seu app  pela equipe do RankMyApp e saiba quais estratégias fazem sentido para o produto.

Para concluir, mídia paga e ASO não são estratégias opostas, e sim, complementares, ambos possuem vantagens e desvantagens específicas. E você não precisa, necessariamente, escolher entre uma ou outra.

As campanhas pagas trazem mais usuários enquanto o ASO traz mais visibilidade. Resultado: Mais downloads orgânicos, mais usuários qualificados e um ROI excelente.

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