App marketing para desenvolvedores individuais

Imagine um desenvolvedor fazendo o maior malabarismo para conceber, construir e comercializar um aplicativo móvel sozinho. Se identificou? Então esse artigo á para você!

Quando falamos de desenvolvedores individuais estamos falando de falta de financiamento externo. Você não tem dinheiro e nem trabalha para uma empresa que vai bancar a empreitada.

Falar de investir R$100 em anúncios do Facebook ou em uma campanha de Custos Por Instalação (CPI) é um absurdo e, provavelmente, sua presença na web não é tão grande para direcionar seus esforços para a promoção do seu app.

E mesmo se tivesse dinheiro para investir, estaria fornecendo um aplicativo sem otimização para criar engajamento, retenção ou monetização. Aí você pergunta: como eu poso otimizar meu aplicativo sem usuários enquanto não tenho orçamento para conseguir esses usuários ou algum retorno imediato? E eu te digo: que tal as instalações orgânicas do tráfego da app store?

Construir um app incrível não é suficiente.

Existem MILHÕES de aplicativos nas lojas da Apple e do Google esperando para serem baixados. Marketing é caro, demorado e muitas vezes é a última coisa com a qual os desenvolvedores individuais querem ter que lidar.

Mas se você é um desses desenvolvedores e quer que seu app ganhe o mundo, é bom pensar com carinho na otimização para a app store: isso pode maximizar sua visibilidade na listagem da loja, o que vai aumentar o tráfego e a aquisição orgânica de usuários.

Por muitas razões, o posicionamento do aplicativo nas app stores com uma listagem otimizada deve ser o primeiríssimo investimento em marketing de um desenvolvedor individual.

Mais da metade das instalações de aplicativos vêm das buscas nas app stores. Assim como a otimização de um site para o tráfego orgânico, a otimização do ranqueamento nas lojas de aplicativos melhora a sua visibilidade e a conversão – por isso pode ser o melhor canal para que seu aplicativo consiga usuários.

O valor embutido em uma otimização é alto porque ajuda a conectar seu app ao público-alvo. O custo de aquisição por usuário não é barato. Quanto mais os orçamentos disponíveis para publicidade migram para os aplicativos móveis, mas os custos para adquirir usuários usando anúncios para celular vão subir.

Quanto custa adquirir usuários?

O que você vai descobrir rapidamente (ou provavelmente já sabe), é que adquirir usuários consome tempo ou dinheiro – na maioria das vezes, os dois. O objetivo não é adquirir os usuários de graça, porque o seu tempo não é um recurso “grátis”. A meta final é encontrar um canal que ofereça o melhor ROI – e quem define o quanto investir é você.

Ao otimizar um aplicativo para conseguir o máximo de visibilidade e ajustar o perfil do app com uma certa frequência, com base no feedback do mercado, você tem mais chances de conquistar e se manter em uma boa posição em cada loja.

Imagine a propaganda perfeita, com uma chamada para a ação impecável, e que seja destinada a uma audiência ultra-relevante para seu aplicativo. Usando essas técnicas, a tendência é que sua taxa de conversão vá para as alturas – e como você otimizou seu anúncio para seu público, você  pode esperar um retorno no seu orçamento de publicidade.

Agora, considere que o ranqueamento é o seu anúncio. Estar no topo da lista é um anúncio “sem custo”. Você tem um posicionamento perfeito, uma chamada à ação impecável, foco no público-alvo ideal, taxa de conversão altíssima e seus custos de produção estão focados de maneira fixa nos investimentos em softwares e serviços de otimização, e não em uma base de custo por instalação.

O poder do ranqueamento otimizado

Como você viu, o investimento em ASO (App Store Optimization) é poderoso. Todo desenvolvedor deveria começar por aí.  E quando falamos em ASO, estamos falando de três atividades principais:

  • Identificar as palavras-chave e termos principais
  • Criar uma descrição para o app que diga à Apple e ao Google como indexar seu aplicativo no resultado de buscas da App Store
  • Criar um perfil para o aplicativo que seja otimizado para a conversão do tráfego da app store para converter instalações e conquistar novos usuários

Muitos estudos mostram que as buscas das lojas de aplicativos têm mais de uma palavra e os termos buscados são baseados nos recursos que o usuário procura no app. Quais são os recursos essenciais do seu aplicativo, os diferenciais, as características que o tornam único?

E qual o perfil das pessoas que buscam esses recursos nas app stores? Você também pode saber quais as melhores palavras usando a ferramenta do RankMyApp.

Conecte seu aplicativo aos usuários em potencial

O seu objetivo é ser encontrado por esses usuários nas buscas da app store quando eles procuram por características específicas que o seu aplicativo oferece.

Uma descrição otimizada para o seu aplicativo diz à Apple, ao Google e aos usuários em potencial que é a indexação das características mais importantes que deve ser levada em conta, melhorando seu posicionamento e aumentando sua visualização.  Com o custo alto de aquisição de usuários, tráfego e conquista de novos usuários obtidos de maneira orgânica têm um valor inestimável!

otimização para a app store é a melhor maneira de se conectar ao seu público-alvo nas lojas de aplicativos. O resultado é muito maior do que se você comprasse tráfego. Se quiser dar uma base sólida para que seu app cresça, comece a construir a otimização do perfil do seu aplicativo – e não deixe de revê-lo e aprimorá-lo de maneira contínua.

Se o orçamento para o marketing está apertado (ou nem existe), investir em ASO é melhor canal para conquistar usuários relevantes e custa muito menos do que a maioria das campanhas publicitárias – o que te dá um ROI maior.

A otimização do aplicativo para a app store é um ponto de partida perfeito para que os desenvolvedores individuais comecem a fazer a divulgação de seu app. Teste e veja os resultados! Quer economizar mais ainda em tempo aprendendo sobre isso e já ter a melhor otimização possível? Conheça o RankMyAPP, a ferramenta essencial para otimizar o ASO do seu App.

É um desenvolvedor individual e se identificou com o texto? Conte sua experiência pra gente nos comentários! E se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar. Queremos te ajudar a conquistar o melhor desempenho com seu aplicativo!

Últimas postagens