Precisamos conversar sobre categoria do app

Sim, esse é um papo que precisamos ter. Primeiro, porque a categoria do app ajudam os usuários a descobrir os aplicativos nas lojas.

Segundo, porque os orienta a achar aqueles que melhor encaixam nos seus critérios – assim como na resolução dos problemas.

Por isso, as categorias de apps são peças chaves tanto dentro de uma estratégia de ASO quanto de marketing mobile. Isso independe dos seus objetivos com o app.

As categorias de apps servem para organizá-los dentro das lojas. Dessa forma, fica mais fácil para os usuários filtrarem as buscas a partir da função do aplicativo.

Ou seja, escolher corretamente a categoria ideal para seu aplicativo aumenta a visibilidade, atrai tráfego de qualidade e, consequentemente, o número de conversão.

É importante analisar bem qual a categoria do app e definir qual melhor encaixa de acordo com o perfil do seu cliente ideal, com a proposta de valor do app e onde os seus principais concorrentes estão classificados.

E depois, claro, testar sempre outras categorias (Lembra que tudo dentro do Mobile Marketing é baseado em testes A/B?)

Aqui neste conteúdo, você vai entender mais sobre:

  • Como escolher as categorias corretas para os apps;
  • O que não fazer na hora de escolher os apps;
  • E mais sobre como tudo isso influencia na atração de tráfego orgânico e de qualidade.

Como escolher uma categoria para o app?

 

Nem sempre é fácil escolher uma categoria para o seu app. Ainda mais quando existem tantas opções. No Google PlayStore, existem atualmente 33 categorias enquanto na Apple AppStore existem 24 categorias.

 

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As 33 categorias da Google PlayStore que seu aplicativo pode ser classificado

Mesmo que na Apple Store, você possa selecionar duas opções diferentes – uma primária e uma secundária – a primeira é a mais importante para a visibilidade do aplicativo na loja. A Apple deixa isso bem claro nos seus tutoriais.

Então, como escolher as melhores categorias para meu app? Bom, vamos dizer que você tenha um aplicativo de compartilhamento de fotos em redes sociais. E agora?

Melhor colocar como categoria principal Foto&Vídeo ou Redes Sociais na Apple Store? Entretenimento ou estilo de vida na Google Play?

Para decidir qual a melhor categoria para seu app, considere o seguinte:

 

  • A proposta do seu aplicativo: A categoria principal deve ser a que melhor descreve as funções do seu app.
  • Onde os usuários naturalmente buscam um app como o seu: Entender a sua audiência vai ajudar a identificar em qual categoria seus usuários ideais procurariam. Eles classificariam como rede social ou aplicativo de fotografia?
  • Em quais categorias seus concorrentes escolherem para os seus apps: Pesquise como os apps similares estão categorizados – os usuários já estão acostumados entrar nessas categorias para encontrar apps com propostas de valor parecidas com o seu.

Para entender mais sobre o assunto, sugerimos os seguintes conteúdos:
O QUE FAZ MEU APLICATIVO APARECER EM PRIMEIRO DENTRO DAS LOJAS?
COMO OS USUÁRIOS ENCONTRAM E POR QUE CONTINUAM USANDO SEU APP?
ONDE O ASO SE ENCAIXA EM UM PLANO DE APPS MARKETING?

O que não fazer na hora de escolher a categoria do app?

 

Na Apple Store, a maior concentração de apps estão na categoria jogos. Nem por isso, você vai classificar seu aplicativo nesta seção apenas por isso.

Por isso, aí vai uma dica do RankMyApp:

Não é recomendado incluir um aplicativo em uma categoria que tem relação nenhuma só porque é “popular”.

Tenha certeza de que a categoria selecionada ajude a promover uma ótima experiência do usuário. Inclusive, escolher categorias que não são apropriadas para seu aplicativo vai contra as diretrizes da App Store.

 

Como a categoria do app influencia no tráfego orgânico?

 

Para aprender a escolher melhor a categoria do apps, é importante entender como que funciona os rankings dentro das abas.

Os resultados de busca são ordenados por diversos fatores. Dentre eles estão:

 

 

E então? Ficou mais fácil entender porque tudo isso tem a ver com aquisição orgânica de usuários e ASO?

Uma das métricas utilizadas no processo de ASO é justamente o ranking do app na categoria.

Afinal, a otimização da página (modificação e atualização constante de texto e recursos gráficos) é um dos fatores que interferem positivamente na visibilidade do app na categoria.

Como dissemos acima escolher as categorias não necessariamente algo muito simples de fazer (por mais que pareça). Ficou claro de que não é uma atividade isolada na conquista de downloads orgânicos qualificados?

Faz parte de um conjunto de boas práticas dentro do mobile marketing para aumentar a visibilidade do apps nas lojas, onde o ASO é a peça-chave.

Até porque, atrair qualquer pessoa para a sua página é um grande desperdício de tempo e dinheiro. Não é nada interessante que alguém instale seu app por apenas um dia.

Sem contar que a retenção do usuário é um critério para que o aplicativo fique bem posicionado dentro das lojas.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido bem esclarecedor nesse sentido. Como também tenha mostrado a importância da otimização da página do aplicativo nas lojas.

E se por acaso o ASO ainda não entrou no seu planejamento de Mobile Marketing, está na hora de rever seus conceitos!

Vamos mudar isso? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo e acrescente inteligência no seu planejamento estratégico.  

 

 

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ONDE O ASO SE ENCAIXA EM UM PLANO DE APPS MARKETING?

Você, profissional de marketing, já deve saber que aumentar a visibilidade de um aplicativo é desafiador.

Como também de que é a melhor forma de ser encontrado por quem você gostaria de ser encontrado é ranquear o aplicativo nas lojas.

Com mais de dois milhões de aplicativos publicados tanto na PlayStore quanto na AppleStore, fazer com que o seu aplicativo seja descoberto é uma das maiores dificuldades dos profissionais de marketing.

Como fazer isso?

Se você está no segmento de marketing mobile, é importante conscientizar-se de que existem várias estratégias para que seu aplicativo alcance as metas estabelecidas para o seu sucesso.

Uma delas é o App Store Optimization (ASO). Em conjunto com um planejamento de app marketing estruturado, esse processo aumenta as chances de ser descoberto pelo seu usuário ideal. Mais do que isso, influencia diretamente na tomada de decisão de instalar ou não.

Você pode até saber quais são as vantagens do ASO mas, pode estar em dúvida em que momento é importante começar com essas estratégias dentro da sua programação (e orçamento) de mobile marketing.

Nós gostaríamos aqui de mostrar onde o ASO encaixa nesse planejamento. Assim, você pode começar agora e alcançar os resultados esperados em menos tempo.

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Mudanças na PlayStore que impactam no App Store Optimization (ASO)

Com a constante busca de mais qualidade nos seus aplicativos, a Google PlayStore anunciou algumas atualizações nos algoritmos da loja. De acordo com o Android Developers Blog, o blog oficial de atualizações da Google, uma destas mudanças terá um impacto direto no App Store Optimization (ASO), uma vez que adicionará mais fatores aos rankings de apps nos resultados de buscas orgânicas e no processo de descoberta dos apps.

Essa mudança refere-se à estabilidade dos apps, diminuição de crashes e boa performance como fatores para determinar rankings nos resultados de busca, incentivando desenvolvedores a publicarem apps de melhor qualidade desde seu lançamento, ao invés de se concentrarem apenas em novas features e, consequentemente, novas atualizações. Ou seja, a performance técnica do app agora influenciará diretamente no posicionamento dele dentro da loja.

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NÚMERO DE DOWNLOADS: POR QUE VARIA TANTO (MESMO FAZENDO ASO)?

Sejamos diretos: Tudo gira em torno do número de downloads do aplicativo.

Conseguir aumentar a visibilidade de um app ou galgar mais posições nos rankings nas buscas das lojas, são questões sempre presentes nas estratégias de mobile marketing, certo? Mas o questionamento principal sempre acaba sendo em relação a quantidade de downloads.

Quem começou agora a trabalhar com marketing mobile ou até aqueles profissionais mais experientes, com certeza, sentiram-se instigados a pensar sobre as constantes oscilações do número de downloads.

 

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo!

 

Paralelamente, surgem as dúvidas em relação as métricas usadas no processo de ASO para conquistar novas instalações. Ou ainda para mantê-las no smartphone. Dentre outras.

Não podemos responder todas as suas perguntas mas pelo menos quando chegar ao final desse conteúdo, você sairá com algumas respostas.

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iOS 11: Quais mudanças impactam na otimização do app?

Apesar de ainda estar na fase de testes, o iOS 11 já pode ser acessado pelo público em geral na versão Beta.

O sistema operacional vai ser lançado oficialmente apenas no final do último trimestre de 2017 – mas a Apple já antecipou para os usuários quais serão as principais mudanças.

Para nós, profissionais de marketing mobile, a empresa também já deixou bem claro: Algumas das atualizações do sistema operacional vão impactar o App Store Optimization (ASO).

Estamos aqui justamente para compartilhar com vocês essas alterações. Nesse post, vamos contar mais detalhes sobre a nova Apple Store e o que vai mudar no ASO.

 

A nova Apple Store do iOS 11 e o impacto no ASO

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Retenção de apps: Como manter seu usuário

Sempre levantamos a bola sobre a atração de tráfego sem qualidade para a página do app. Isso não apenas influencia na taxa de conversão quanto impacta diretamente na retenção do usuário.

Em muitas das nossas discussões e debates internos aqui no RankMyApp, quanto nos eventos em que promovemos, como o Mobile Marketing Brasil, primeiro pensávamos:

“O que de fato leva uma pessoa interessar-se por um app?”.

Com o tempo, a pergunta mudou para:

“Como manter esse interesse com o passar do tempo?”.

O mercado de aplicativos está superlotado. Hoje em dia, achamos apps para simplesmente tudo: Entretenimento, entrega de comida, serviço de táxi, tradução, comunicação, games, músicas, notícias… por aí vai.

Mas quanto desses realmente conseguem conquistar um lugarzinho na memória de um smartphone por tempo indeterminado?

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App Optimization: Qual palavra-chave usar em cada estágio?

 

Muito se fala sobre a importância das palavras-chave dentro do processo do App Store Optimization (ASO). Aqui mesmo no blog do RankMyApp, já falamos muitas vezes sobre isso.

As palavras-chave são altamente relevantes, para não dizer essenciais, nos processo de ASO.

No entanto, pouco se fala sobre o fato de que existem termos indicados para cada um dos estágios dentro processo de otimização de um aplicativo.

Pareceu confuso? Calma, vamos explicar. Talvez, a melhor forma de começar seja exatamente explicar quais são os tipos de palavras-chave existentes. Vamos iniciar por aí.

Quais os tipos de palavras-chave utilizadas no processo de ASO?

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Otimização de apps: Entenda mais sobre testes A/B

Há quase tanto tempo quanto existe o conceito de marketing digital, existe o teste A/B.

A ideia é bem simples: Cria-se duas variações de uma mesma oferta com uma diferença entre elas.

Então, envia-se uma primeira variação para metade dos leads e a segunda para a outra metade. Aquela que conseguir converter mais leads em clientes pagantes, é a vencedora.

Fácil entender o conceito, não?

Mas não enganem-se. Os testes A/B em apps são mais complexos do que parecem.

Para ser bem sucedido, precisa existir uma hipótese madura, pesquisa, análise e uma sólida estratégia de aquisição de usuários.

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Por que você precisa focar em modificações recorrentes no ASO

As modificações no ASO podem definir o futuro e o posicionamento do seu aplicativo. Sim, você sabe disso.

No entanto, algo muito importante, e que a maioria das pessoas esquecem, é que essas mudanças (ou melhor ajustes) precisam ser recorrentes.

As recorrências nas modificações dos apps são essenciais por dois principais motivos:

  1. Para reajustar a estratégia de App Store Optimization (ASO) através de métricas e testes A/B;
  2. Para manter a página do seu aplicativo sempre atualizada e nas primeiras posições.

O processo ASO exige uma frequência nas modificações dos textos e recursos gráficos na página do seu aplicativo. Não adianta apenas chegar em primeiro. É preciso manter-se lá.

 

Entenda a importância das modificações recorrentes no ASO

O que acontece é que as lojas de aplicativo atualizam constantemente os algoritmos de busca orgânica e os fatores para um app manter-se em primeiro, ou não.

Que as modificações no app podem interferir no ranking dentro das lojas você já deve saber. Mas sabia que às vezes, as melhores práticas de ASO podem ganhar ou perder relevância dentro de uma estratégia?

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Você sabe quais são os diferentes tipos de app reviews?

Estamos vivendo a era de ouro no UX e, por isso, os apps reviews ganharam espaço extra dentro das estratégias de App Store Optimization (ASO).

As marcas estão introduzindo novas formas de interação de uma forma nunca vista antes. As expectativas estão altas. Em termos de mobile marketing, não estamos apenas competindo com as melhores experiências no nosso segmento de mercado.

A briga é com as melhores experiências que os usuários tiveram em suas vidas.

Todas as vezes que uma empresa oferece uma experiência no app reconhecida como valiosa e única, a lista de exigências do consumidor aumenta.

Em contrapartida, se a experiência é considerada frustrante, esse mesmo usuário pode nunca mais dar outra chance à empresa.

 

Apps reviews refletem a experiência dos usuários

 

A qualidade do aplicativo é mostrada diretamente através dos app reviews e das notas dadas pelos usuários. Em resumo, demonstram a experiência dos outros consumidores com o seu produto – e a sua marca.

Mais de 75% do tráfego da  página do app apenas converte se a maioria dos reviews são positivos ou se a nota é de quatro a cinco estrelas.

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