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COMO O APP EASYCRÉDITO AUMENTOU O NÚMERO DE VISITAS EM + DE 200%

O RankMyApp desempenhou um papel primordial para o atingimento das metas de aumento do número de visitas orgânicas, das palavras ranqueadas e do incremento de downloads orgânicos do app do EasyCrédito.

Conheça mais detalhes sobre o estudo de caso do EasyCrédito! Baixe aqui nosso material completo com resultados, gráficos e plano de ação utilizado pelo RankMyApp!

case rank

 

Esse estudo de caso de ASO mostra a metodologia e o plano de ação utilizados pelo RankMyApp para conseguir:

  1. Aumentar o número de visitas em 200%;
  2. Aumentar 1988% de palavras ranqueadas;
  3. Crescimento de 147% de downloads orgânicos;
  4. Insights gerados pela análise de dados;
  5. Diretrizes para futuros testes.

 

“O RankMyApp foi essencial para alavancar o posicionamento do app na Playstore e o relacionamento com os usuários”.

Marjorie Filgueira – Digital Media e Performance do EasyCrédito

 

Sobre o EasyCrédito

 

O EasyCrédito é aplicativo marketplace de crédito pessoal. O usuário consegue fazer a simulação de empréstimo, crediário, solicitação de cartão de crédito e financiamento online em várias instituições financeiras, sem burocracia, dentro do aplicativo.

 

Desafio

 

Qualificação do usuário

O EasyCrédito trabalha com aprovação de crédito pessoal. Por isso, o crescimento orgânico e aumento da visibilidade está atrelado a atração de um público elegível para a obtenção de empréstimos das instituições financeiras. As pessoas cujo crédito não era aprovado acabam avaliando o aplicativo negativamente. O que impactava diretamente no rankeamento e na visibilidade dentro das lojas.

 

Inteligência utilizada

Quais os termos de busca que as pessoas utilizavam para chegar na página do EasyCrédito nas lojas? Quais palavras-chave adequadas para qualificar o usuário? Como que era o comportamento da pessoa dentro da página?

Partindo dessas premissas, a equipe do RankMyApp montou uma estratégia de mobile marketing com base na inteligência de mais de 2000 testes e análise de dados de mais de dois milhões de apps.

As principais ações foram avaliar o comportamento do usuário e otimizar as palavras-chave com base na gestão de App Store Optimization (ASO) por um período de 14 meses.

 

Estratégia

 

A estratégia para aumentar o número de instalações orgânicas foi divida em três partes:

  1. Selecionar as palavras-chave adequadas;
  2. Indexar os termos selecionados;
  3. Analisar o comportamento do usuário para a conversão.

 

FASE 01: Selecionar as palavras-chave adequadas

Foram realizados testes sobre quais os melhores termos para comunicar-se com o  usuário. Testamos desde ‘aprovação de crédito’ ou ‘empréstimo para negativado’. Com algumas hipóteses levantadas, selecionamos uma lista de palavras-chaves.

 

FASE 02: Indexar as palavras-selecionadas

Durante o período de 11 meses, o RankMyApp inseriu as palavras-chave de maior impacto na descrição e em diferentes planos de ação. O foco foi posicionar o aplicativo em relação a comunicação na curta-descrição, atuando na tomada de decisão do usuário ao baixá-lo Com a aplicação de testes A/B, foi identificado um impacto significativo na conversão durante o período.

 

FASE 03: Analisar o comportamento do usuário

Durante o período de trabalho no app da EasyCrédito, já com keywords estratégicas indexadas como empréstimo, passamos a outras estratégias de ASO, com base na análise do comportamento do usuário. Uma que surtiu efeito foi adicionar a keyword ‘cartão de crédito’ no título. Essa mudança impactou claramente nos resultados do posicionamento do app. Alcançamos a 3º posição após a inclusão.

 

Resultados

 

Os resultados impactaram no aumento da visibilidade na Play Store, no número de visitas e na melhoria da taxa de visibilidade do app em si.

Em 14 meses, conseguimos alcançamos os seguintes números:

 case rank

Quais os próximos passos?

 

O App Store Optimization (ASO) é um processo contínuo por conta da manutenção constante para manter os rankings. Cada teste aponta para novos elementos que influenciam os visitantes da app store e essas informações devem ser levadas em consideração para cada teste subseqüente.

Além disso, as pessoas e as indústrias mudam ao longo do tempo. O que pode funcionar bem hoje, não funcionará necessariamente no próximo mês.

Por isso, quais são os próximos passos? Testar, analisar, otimizar e repetir.

Post escrito por:

Fernanda Faria

 

 

Fernanda Faria – Customer Success Specialist – customer.success.team@rankmyapp.com.br

Matheus Bonetti_2

 

 

Matheus BonettiMobile Growth Specialist – matheus.bonetti@rankmyapp.com.br

 

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05 FATOS PARA AJUDAR SEU PLANEJAMENTO DE MOBILE MARKETING 2018

Você conhece o AirBnb. Todo mundo conhece. Mas, nem sempre foi assim.

Acredite ou não, a empresa foi recusada por muitos investidores. A ideia parecida fadada ao fracasso, afinal, quem iria alugar a sua casa para um estranho?

E então como o AirBnb virou um negócio que vale 31 bilhões de dólares? Bom, claro que um série de fatores influenciaram.  A equipe, a ideia, o modelo de negócio, a execução… e o momento.

O AirBnb surgiu no auge da recessão dos EUA em 2008, quando as pessoas realmente precisavam de uma renda extra. E as dificuldades as ajudaram a superar as barreiras de alugar um espaço da sua casa para um completo estranho. A mesma coisa aconteceu com o Uber.

Pois é, sabemos que timing pode não ser tudo. Mas, segundo um estudo com mais de 200 empresas milionárias, o momento certo representa 42% da diferença entre o sucesso e o fracasso. Inclusive, como a única razão pela qual as startups se tornam bem sucedidas.

Contamos toda essa história para te inspirar a não perder o timing.

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COMO GRANDES EMPRESAS ADAPTARAM-SE AO MOBILE

Alguma vez você precisou pagar uma conta no último segundo? Ou comprar um eletrodoméstico específico para dar de presente para alguém? E procurar qual o melhor investimento do dia ou controlar a movimentação da sua conta?

Antes, você iria ao banco e perguntaria para seu gerente, ficaria na fila do caixa eletrônico ou em uma loja de varejo na rua.

E agora, o que você faz?

Com certeza, pensa em retirar o smartphone do bolso. Os celulares são o principal recurso usado por pessoas que precisam resolver algo, tomar uma ação ou comprar alguma coisa de uma hora para outra.

Cada dia que passa, as pessoas confiam mais nos seus devices para tomar uma decisão rápida. Na verdade, em comparação há um ano, hoje, os usuários de smartphones estão 50% mais propensos a realizar uma compra imediata quando estão usando o aparelho.

O mobile faz parte integral das nossas vidas. E, por ser um canal de marketing que domina nossa atenção na maior parte das vezes, empresas de diversos setores, entenderam como é fundamental explorar esse mercado. Sair do offline e ir para o mobile.

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Você (realmente) sabe qual o estágio do seu app?

Uma pergunta simples para developers, profissionais de business e de marketing mobile (ou para quem é os três): Você sabe qual o estágio do app?

Quando falamos sobre estágio do aplicativo, não estamos nos referindo simplesmente ao número de downloads. Estamos nos referindo a maturidade do produto.

Saber onde seu app se encontra vai além de defini-lo como early stage ou MVP. É mais do que achar que seu produto passou da fase de validação e, agora, entrou em uma fase growth.

É saber qual é o seu dream user. Entender porque esse usuário utiliza o seu aplicativo. É entender quais os melhores canais para conectar-se com ele.  

Precisamos que você termine esse conteúdo conhecendo verdadeiramente seu aplicativo. Isso vai ser bom tanto para você quanto para nós, profissionais de mobile marketing.

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COMO MELHORAR A CONVERSÃO DO MEU APP?

Nada acontece por acaso. Meio clichê essa frase? Sim.

Mas antes de você começar a pensar em destino ou casualidade, em nossa defesa, saiba que estamos falando da aquisição de usuários.

Agora não ficou tão clichê assim, certo?

A ideia de começar esse post com esse pensamento é justamente lembrar que seu aplicativo não vai cair do céu quando um usuário precisar dele.

Seu app também não vai cair do céu, por acaso, quando um usuário pesquisar por ele.

A aquisição orgânica de usuários qualificados não é um processo que acontece assim, sem querer. Na verdade, ela é bem estratégica. É preciso um planejamento cheio de ideias criativas e insights para entrar nessa briga pela atenção das pessoas nas lojas.  

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Sabiam que existe funil de mobile marketing?

Imagine que você está no meio de uma negociação pelo Whatsapp e, então, o app trava. Ou ainda que você precisa fazer uma transação bancária de emergência e o aplicativo do banco simplesmente para de funcionar.

Em um mundo cada vez mobile, as nossas atividades profissionais e pessoais estão concentradas no bom funcionamento (ou não) dos apps instalados no nosso smartphone ou tablet.

Tanto que o nível de estresse causado em uma pessoa porque o app trava é quase o mesmo de assistir um filme de terror.

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Interessante, não?

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ASO e mídia paga para apps funcionam juntos?

ASO e mídia paga para apps.

Mídia para apps e ASO.

Afinal, essas estratégias funcionam juntas?  Ou faz sentido ter que escolher entre uma e outra? Sabemos que esse assunto gera muitas dúvidas. Por isso, vamos pensar juntos e, no final do post, você vai entender um pouco mais como funciona as duas estratégias.

Para começar, vamos lembrar de que o ASO é sigla de App Store Optimization, um método de aquisição orgânica de usuários por meio da otimização da página do app nas lojas.

 

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É, de uma forma simplista, um SEO para apps, com ROI excelente e que traz resultados bem expressivos em longo prazo.

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Mobile Coffee: Preparando seu produto para o mundo mobile

Se você é um profissional de marketing de uma grande empresa que está passando por uma reestruturação e, agora, decidiu migrar ou adaptar seus serviços para o mundo mobile – você não pode perder esse post de jeito nenhum.

O tema do 6º Mobile Coffee será justamente sobre a adaptação e transição das grandes empresas para o mobile marketing.

Faltam poucos dias para a sexta edição e estamos a todo vapor para proporcionar aos profissionais de marketing uma experiência realmente enriquecedora em termos de conteúdo.

O 6º Mobile Coffee  acontece dia 31/10 das 19h00 às 22h00 na Moip Pagamentos em São Paulo, SP.

Participem! Vocês serão surpreendidos!  E corre porque as vagas são limitadas!

Se você já participou de algum Mobile Coffee do Mobile Marketing Brasil, promovido pelo RankMyApp, essas informações também vão fazer a diferença para que você curta ao máximo cada instante do evento. Não deixe de ler!


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GROWTH HACKS MOBILE: COMO FAZER O APP CRESCER?

Vamos ser realistas: Todos os profissionais de mobile marketing querem que o aplicativo cresça. Mas será que todos têm a consciência de que a maturidade do app é fundamental para que isso aconteça?

Antes de entrar realmente no assunto de growth hacking para apps, é importante levantar essa discussão. Aqui vão algumas premissas que podem enriquecer esse brainstorm:

1) Definir um planejamento de mobile marketing requer uma visão estratégica sobre o aplicativo. Isso significa pensar sobre quando e como começar as suas estratégias e ações.

2)  O mobile marketing é um guarda-chuvas de estratégias para fazer um app crescer. Existem várias estratégias dentro disso, algumas mais acessíveisque outras.

3) Para planejar quais estratégias deverão ser utilizadas inicialmente é FUNDAMENTAL descobrir qual o estágio do app. Cada fase (lançamento, crescimento ou top app) requer um tipo de estratégia de mobile marketing. Isso implica em uma maneira de trabalhar diferente.

Um app em fase inicial, por exemplo, necessita de um planejamento mais básico. Ninguém faz grandes investimentos assim, logo de cara. É importante testar as ações, os canais e ir aprendendo, com o tempo, o comportamento do mercado.

Depois de pensar em todos esses pontos, é hora de criar estratégias, formatos e visões para o marketing. E testar algunsos growth hacks mobile.

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GMIC 2017: Tudo o que rolou sobre Mobile Marketing

O GMIC é um evento mundial explora os vários aspectos da tecnologia digital e está presente em grandes cidades como Beijing, Hong Kong, Tokyo, Jacarta, Taipei, San Francisco, Bangalore and Tel Aviv. Faz três anos que o GMIC acontece aqui na capital paulista e movimenta o ecossistema mobile brasileiro.

A edição de 2017 aqui no Brasil trouxe para o cenário nacional as principais empresas de tecnologia, oportunidades de negócios e tendências tecnológicas na América do Sul. Nos painéis, foi apresentado estudos de caso, soluções e uma rede de produtos, serviços para apps e negócios na internet.

Claro que o RankMyApp não poderia ficar fora dessa oportunidade. Nossa equipe engrossou a plateia de mais de 950 profissionais que estavam ávido pelos temas relevantes que seriam debatidos no GMIC. 

E nessa edição, nós não fomos apenas expectadores. Nossa founder Juliana Assunção participou do painel What App to Build in 2017? Native, Hybrid or Progressive Web App?” junto com outros profissionais de grande renome do mundo do Mobile Marketing. 😀

Como sabemos que nem todas as pessoas puderam acompanhar o que foi discutido e abordado, trouxemos alguns highlights para compartilhar com vocês, nossos leitores. Deem uma olhadinha!  
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