,

App Optimization: Qual palavra-chave usar em cada estágio?

 

Muito se fala sobre a importância das palavras-chave dentro do processo do App Store Optimization (ASO). Aqui mesmo no blog do RankMyApp, já falamos muitas vezes sobre isso.

As palavras-chave são altamente relevantes, para não dizer essenciais, nos processo de ASO.

No entanto, pouco se fala sobre o fato de que existem termos indicados para cada um dos estágios dentro processo de otimização de um aplicativo.

Pareceu confuso? Calma, vamos explicar. Talvez, a melhor forma de começar seja exatamente explicar quais são os tipos de palavras-chave existentes. Vamos iniciar por aí.

Quais os tipos de palavras-chave utilizadas no processo de ASO?

 

Palavras-chave de cauda longa (keywords long tail)

Essas são curtas expressões constituídas de até três palavras e que, normalmente, são adequadas para descrever os diferenciais do aplicativo e da proposta de valor. Ou seja, direcionam para uma funcionalidade bem específica durante uma busca orgânica.

Alguns exemplos: “Joguinhos de corrida”, “editar fotos profissionais”, “´promoções em sp”, “ofertas especiais baratas”.

Notem que são agrupamentos de palavras significativas para descrever um determinado mercado. Ou uma categoria específica de apps.

palavras-chave-cauda-longa

Usar palavras-chave de cauda longa são primordiais para conquistar bons resultados em ASO por duas razões principais:

1) Trazem resultados de busca de apps bem específicos;
2) São palavras que determinam intenções pontuais de aquisição.

A tecnologia desenvolvida pelo RankMyApp utiliza volume de buscas e concorrência de palavras para definir quais são os melhores termos para a estratégia.

Em nosso relatório, indicamos cerca de 10 palavras-chave com alto potencial para intensificar a descoberta do seu app, otimizando esforços e delineando uma estratégia mais assertiva.

A partir disso, nossa equipe elabora os conteúdos estruturados com as melhores keywords.

 

Palavras-chave de cauda curta (keywords short tail)

As palavras-chave de cauda curta (keywords long tail) são expressões de busca compostas por uma ou duas palavras somente e que representam resultados considerados mais genéricos.

Alguns exemplos são: “jogos”, “corrida”, “apps de fotos”, “editar fotos”, “ofertas”, “promoções”…

Essas são palavras consideradas de alto potencial de busca nas app stores e são mais competitivas porque muitos outros aplicativos utilizam as mesmas expressões. Mesmo que não tenham exatamente funcionalidades semelhantes.

 

Quais são as etapas (e a duração) do processo de App Optimization?

short-or-long-tail

Agora que você sabe quais são os tipos de palavras-chave utilizadas em App Store Optimization (ASO) podemos conversar um pouco mais sobre os estágios do processo e quais são as melhores estratégias em cada um deles.

 

Estágio #1: Atração

O começo do trabalho do ASO é o mais trabalhoso, justamente, porque sua função principal é adquirir ou aumentar o tráfego para a página do app, seja no Google PlayStore, seja na AppStore.

Além de atrair mais visitas orgânicas às páginas, esse estágio inicial foca em aumentar a visibilidade do app, engajar com os usuários e construir uma imagem positiva da marca.

Durante essa etapa, que leva em média de 10 a 12 semanas, as estratégias adotadas são centradas nas palavras-chave de cauda longa.

Como explicamos, utilizar esses termos atraem visitantes que buscam termos bem específicos e que não competem diretamente com apps concorrentes ao seu.

 

Estágio #2: Conversão orgânica

No momento em que conseguimos um tráfego orgânico significativo na página do app, passamos para o estágio seguinte: aumento da conversão orgânica.

Nela, são implementadas estratégias focadas em incentivar os visitantes a instalarem efetivamente o app.

Por isso, usamos mais elementos visuais, como design dos screenshots e dos ícones.

Também realizamos mais testes A/B nas descrições, inserindo palavras-chave short tail que tendem a manter o tráfego orgânico sempre crescente.

Vale relembrar que as keywords short tail costumam ser inseridas no processo de ASO depois que foi atingido um nível significativo de tráfego orgânico – quando usamos mais palavras-chave de cauda longa.

 

Como esse assunto é bem extenso, separamos alguns conteúdos para te ajudar a aprofundar cada vez mais seus conhecimentos em ASO:
COMO FUNCIONAM AS MÉTRICAS EM ASO?
POR QUE NÓS ADORAMOS ANALISAR OS APPS CONCORRENTES
MÍDIA PAGA X ASO: QUAIS AS DIFERENÇAS PRINCIPAIS NO MARKETING PARA APPS

 

O que acha de adicionar mais inteligência no marketing do seu app? Receba agora uma análise personalizada do seu aplicativo e aumente 379% mais instalações orgânicas em 5 meses!

,

Otimização de apps: Entenda mais sobre testes A/B

Há quase tanto tempo quanto existe o conceito de marketing digital, existe o teste A/B.

A ideia é bem simples: Cria-se duas variações de uma mesma oferta com uma diferença entre elas.

Então, envia-se uma primeira variação para metade dos leads e a segunda para a outra metade. Aquela que conseguir converter mais leads em clientes pagantes, é a vencedora.

Fácil entender o conceito, não?

Mas não enganem-se. Os testes A/B em apps são mais complexos do que parecem.

Para ser bem sucedido, precisa existir uma hipótese madura, pesquisa, análise e uma sólida estratégia de aquisição de usuários.

Alcance seus resultados e aumente seu número de downloads! Receba uma análise personalizada da otimização do seu app!

Sabemos que agora você deve estar pensando: “Será que os testes A/B conseguem aumentar o número de downloads do meu app”?

Mesmo que o conceito do teste A/B tenha sido aplicado primeiramente em sites, foi totalmente adaptado para estratégia de marketing do seu aplicativo. Então, a resposta é: SIM.

Na verdade, testes A/B realizados nos ícones do app ajudaram a aumentar a conversão em mais de 30%.

Aqui nesse post, vamos entender mais:

  • Sobre o conceito de testes A/B em si;
  • Quais elementos podem ser testados;
  • Como selecionar os que devem ser priorizados antes.

Leia mais

Por que você precisa focar em modificações recorrentes no ASO

As modificações no ASO podem definir o futuro e o posicionamento do seu aplicativo. Sim, você sabe disso.

No entanto, algo muito importante, e que a maioria das pessoas esquecem, é que essas mudanças (ou melhor ajustes) precisam ser recorrentes.

As recorrências nas modificações dos apps são essenciais por dois principais motivos:

  1. Para reajustar a estratégia de App Store Optimization (ASO) através de métricas e testes A/B;
  2. Para manter a página do seu aplicativo sempre atualizada e nas primeiras posições.

O processo ASO exige uma frequência nas modificações dos textos e recursos gráficos na página do seu aplicativo. Não adianta apenas chegar em primeiro. É preciso manter-se lá.

 

Entenda a importância das modificações recorrentes no ASO

O que acontece é que as lojas de aplicativo atualizam constantemente os algoritmos de busca orgânica e os fatores para um app manter-se em primeiro, ou não.

Que as modificações no app podem interferir no ranking dentro das lojas você já deve saber. Mas sabia que às vezes, as melhores práticas de ASO podem ganhar ou perder relevância dentro de uma estratégia?

Leia mais

Você sabe quais são os diferentes tipos de app reviews?

Estamos vivendo a era de ouro no UX e, por isso, os apps reviews ganharam espaço extra dentro das estratégias de App Store Optimization (ASO).

As marcas estão introduzindo novas formas de interação de uma forma nunca vista antes. As expectativas estão altas. Em termos de mobile marketing, não estamos apenas competindo com as melhores experiências no nosso segmento de mercado.

A briga é com as melhores experiências que os usuários tiveram em suas vidas.

Todas as vezes que uma empresa oferece uma experiência no app reconhecida como valiosa e única, a lista de exigências do consumidor aumenta.

Em contrapartida, se a experiência é considerada frustrante, esse mesmo usuário pode nunca mais dar outra chance à empresa.

 

Apps reviews refletem a experiência dos usuários

 

A qualidade do aplicativo é mostrada diretamente através dos app reviews e das notas dadas pelos usuários. Em resumo, demonstram a experiência dos outros consumidores com o seu produto – e a sua marca.

Mais de 75% do tráfego da  página do app apenas converte se a maioria dos reviews são positivos ou se a nota é de quatro a cinco estrelas.

Leia mais

Como funcionam as métricas em ASO?

Peter Drucker disse algo muito interessante sobre métricas:O que pode ser medido, pode ser melhorado”.

Essa afirmação é atual e verdadeira, não apenas em relação ao App Store Optimization (ASO) mas também em relação a medição dos dados de uma forma geral.

Drucker não é apenas o pai da administração moderna. Para muitos empresários e profissionais de marketing,  seus pensamentos são verdadeiras provocações da cultura empreendedora.

Realmente, o que não pode ser medido não pode ser melhorado. As métricas em ASO, também chamados de Key Performance Indicators (KPIs), são fios condutores no processo de ajuste das estratégias de mobile marketing do app.

São medições contínuas que direcionam melhorias constantes. Por isso, é fundamental sempre estar de olho.

Uma forma de entender melhor como funcionam as métricas em ASO é conhecer mais sobre cada tipo de medição. Por isso, vamos mostrar aqui como que funcionam as principais.

Leia mais

Por que nós adoramos analisar os apps concorrentes

O App Store Optimization (ASO) é o processo de otimização dos aplicativos para melhorar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa das app stores.

Você já deve saber disso. Como também de que ASO é uma das formas mais inteligentes de conseguir tráfego qualificado, aumentar sua visibilidade e diminuir as métricas de desinstalação.

O que você talvez não saiba é que a análise dos apps concorrentes é extremamente fundamental na eficácia da sua estratégia de ASO. Pareceu estranho? Vamos explicar melhor.

 

Mantenha seus amigos perto. E os apps concorrentes mais perto ainda!

Todo o processo de ASO envolve muitos fatores. E um deles é exatamente a análise dos concorrentes do seu aplicativo e seu desempenho nos rankings das app stores.

Ao analisar quais palavras-chave os apps concorrentes utilizam para subir no ranking, ou qual aplicativo aparece na busca quando digita-se as palavras-chave selecionadas, conseguimos identificar, estrategicamente, quais termos vão ajudar o seu app a rankear melhor.

Leia mais

Google i/o: Novas atualizações do Android O

Android O. Esse é o novo sistema operacional móvel do Google. Pode ser que esse não seja nome definitivo e mas será, pelo menos, até o lançamento oficial no final de 2017.

Também foi uma das maiores novidades do Google I/O 2017, a conferência oficial da Google para apresentar seus novos produtos e avanços.

A versão O é a oitava do Android. Mesmo que algumas atualizações tenham sido adiantadas na prévia do evento para desenvolvedores em março, o Google não poupou esforços em impressionar os presentes (e o mundo).  

Como o Google é o Google, é vital conhecer as tecnologias que a empresa está investindo nos próximos anos. E como estamos sempre atrás do que existe de mais novo no mobile, não poderíamos deixar de fazer um post sobre isso.

Confira as principais novidades do Android O!

 

Tudo sobre o Android O: a mais nova versão do sistema operacional

Mesmo instável,  o Android O Beta já está disponível para download. Caso você realmente queira testá-lo, a recomendação é que não instale no seu dispositivo principal.

Lembre-se: É apenas um pré-lançamento e podem acontecer bugs e instabilidades.

Leia mais

Mídia Paga x ASO: Quais as diferenças principais no marketing para apps

midia paga e aso

 

Todas as pessoas que começam a investir em marketing para apps têm uma dúvida em comum:

Quais são as melhores estratégias para aumentar a visibilidade dentro das stores?  Mídia Paga ou ASO?

Antes de entrarmos em qualquer discussão sobre marketing para apps, vamos esclarecer um ponto importante:

Mídia paga e ASO não são estratégias opostas, e sim, complementares. Ambas possuem vantagens e desvantagens específicas. E você não precisa, necessariamente, escolher entre uma ou outra.

Cada empresa possui metas e objetivos únicos. Não existe uma receita de bolo pronta ou uma estratégia genérica de marketing para apps. Cada caso é um caso.

Para exemplificar, essas são algumas das variáveis envolvidas:

  • Budget
  • Metas
  • Situação do seu app.

Por isso, vamos começar apontando as diferenças entre mídia paga e ASO. E as vantagens de cada uma. Assim, vai ficar mais fácil você entender os dois conceitos e aprender um pouco mais sobre marketing para apps.

Marketing para apps: Diferenças entre mídia paga e ASO

Se você está no mundo mobile app, é importante entender quais são os diferentes métodos utilizados de marketing para apps. Acredite, você vai precisar de todas as armas para diferenciar-se.

Com mais de dois milhões de aplicativos tanto no Google Play quanto na Apple Store, fazer com que seu app ganhe visibilidade e seja descoberto é desafiador. Vamos falar sobre cada uma das estratégias:   Leia mais

ProXXIma 2017: Principais highlights

Pare de interromper e comece a engajar.

O entretenimento será, em breve, a melhor forma de aumentar a visibilidade.

As pessoas, hoje em dia, possuem um bloqueador mental de propagandas.

Essas foram algumas das provocações do  ProXXIma 2017, um evento que se tornou, nos últimos 11 anos, uma referência importante dentro do Marketing Digital no Brasil.

E claro que nós, da RankMyApp, fomos conferir de perto quais eram as tendências que seriam discutidas em termos de tecnologia, marketing e inovação.

Nesta edição, o foco foi como o digital impacta os negócios. Os palestrantes selecionados eram empresários que ocupam posições de liderança em suas empresas, mas são mesmo assim diretamente responsáveis pela entrega de resultados.

Leia mais

, ,

App Zattini: uma História de Sucesso

A Zattini é uma das principais marcas de moda no e-commerce brasileiro e conecta milhares de consumidores às novas tendências de vestuário e beleza. Com mais de 160 das marcas líderes nacionais  e internacionais (incluindo Calvin Klein, Revlon, Shiseido, Maybelline, L’Oreal, Joico, Dolce & Gabbana e Carolina Herrera).

Lançado em 2014, o site da Zattini apresentou o crescimento mais rápido do mercado de moda e beleza no Brasil, por oferecer aos consumidores uma experiência de compra de excelência, única e personalizada.

Observando a aderência do público mobile ao site, no segundo semestre de 2015, a marca resolveu investir ainda mais no segmento, lançando o Aplicativo Zattini.  

DESAFIO

Em dezembro de 2016, aproximadamente um ano após o lançamento do aplicativo, com uma base de usuários sólida e usabilidade totalmente adaptada ao público-alvo, o app já apresentava uma forte presença na mídia e resultados estáveis, e gostaria de aumentar ainda mais a base de usuários qualificados.

Qual seria então o próximo passo a ser dado?

A resposta veio rápido e a marca resolveu encarar um novo desafio: ampliar a visibilidade nas lojas de aplicativos e expandir a aquisição orgânica de usuários, sem aumentar os investimentos em mídias pagas.

O RankMyApp trabalhou junto com a Zattini para melhorar a visibilidade do app e aumentar os rankings dentro da Play Store.

RESULTADOS

zattini

Leia mais